Comunicado de falecimento do pastor emérito Edgard Athanasio Krieser


04/01/2023 #Congregações

Reverendo tinha 102 anos e era o pastor mais longevo entre os pastores da IELB

Comunicado de falecimento do pastor emérito Edgard Athanasio Krieser

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Edgard Athanasio Krieser, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 4 de janeiro, em Balneário Camboriú, SC. Alcançou a idade de 102 anos. Era o pastor mais longevo entre os pastores da IELB. 

O velório acontece na quarta-feira, 4 de janeiro, das 17h às 21h, e na quinta-feira, 5 de janeiro, a partir das 7h, no Crematório Vaticano em Balneário Camboriú. A cerimônia de despedida será às 9h desta quinta-feira. 

Filho de Emílio Frederico Augusto Krieser e Bertha Carolina Gowert Krieser, o pastor Edgard nasceu em 1º de setembro de 1920 em Santa Rosa, RS. Foi confirmado em 1º de fevereiro de 1934. Formou-se em Teologia Pastoral no Seminário Concórdia, na época em Porto Alegre, RS, em 1941.

No dia 20 de maio de 1944 casou-se com Ilda Carmen Scheidt, com quem teve quatro filhos: Norma Krieser de Matos Pereira, Gladis Krieser Klein, Gilberto Krieser e Paulo Krieser. Enviuvou em 6 de março de 1988 e casou-se em 16 de setembro de 1994 com Ivani Bohmann Moraes Krieser. 

Ordenado em 6 de dezembro de 1941, exerceu o ministério pastoral em Irati, PR (1942-1954), Joaçaba, SC (1955-1966) e São Leopoldo, RS (1966-1979). Em 1979, recebeu o título de pastor emérito da IELB. Também atuou como professor de História das Religiões e em várias funções na ULBRA em Canoas, RS.

Ocupou o cargo de Conselheiro do Distrito Paraná Leste (1954), Conselheiro do Distrito Oeste Catarinense (1959-1962), Departamento Audiovisual (1960-1969), Departamento de Educação Paroquial (1963-1965), Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (1966-1969) e 2º Secretário da IELB (1966-1970). Participou do culto do Centenário da IELB (2004).

Deixa enlutados a esposa Ivani, os filhos Norma, Gladis, Gilberto e Paulo, noras, genro e demais familiares e amigos.

Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

"Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham." (Ap 14.13)

Mensagem da Diretoria Nacional:

Nascido em 01/09/1920, Edgard Athanasio Krieser era o pastor mais longevo entre os pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).  

Mas neste dia 04 de janeiro de 2023 ele recebeu o seu último Chamado do Senhor da Igreja, o chamado para o descanso eterno com Deus e com todos os salvos, no céu. 

A forma como o bondoso Deus conduziu a trajetória de vida e ministerial do pastor Edgard nos lembra as sagradas palavras, escritas em Isaías 46.3-4, onde Deus nos diz: “Ouvi-me, ó casa de Jacó e todo o restante da casa de Israel; vós, a quem desde o nascimento carrego e levo nos braços desde o ventre materno. Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei” (ARA).

Nesta passagem bíblica Deus nos lembra que Ele nos carrega e nos leva nos braços, desde o ventre materno até a velhice, e, finalmente, nos salva, isto é, nos leva para junto de si, no céu. Esta é uma palavra que se cumpre na vida de todos os filhos e filhas de Deus, daqueles que creem no unigênito Filho de Deus, mas ela se cumpriu de uma maneira maravilhosa na vida e no ministério do pastor Edgard Athanasio Krieser.

Por isso, a família Krieser e toda a família da fé, especialmente a IELB, se curva diante do bondoso Deus com o coração agradecido pelas inúmeras bênçãos derramadas sobre e por meio do seu servo Edgard; e, ao mesmo tempo, intercede por todos os enlutados pedindo que o bondoso Deus os console com as suas maravilhosas promessas a respeito da ressurreição dos mortos e do feliz reencontro no glorioso Dia da Segunda Vinda de Cristo.

Recebam todos os sinceros sentimentos e o fraterno abraço da Diretoria Nacional e de toda a IELB.

Porto Alegre, 4 de janeiro de 2023

Rev. Geraldo Walmir Schüler – Presidente da IELB

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos