Férias... são para mim?


14/02/2023 #Artigos #Congregações #Devocionais #Reflexão

Qual a importância do período de férias para você?

Férias... são para mim?

Qual a importância do período de férias para você? Você costuma trabalhar duro, mas com a cabeça nas próximas férias, ou mesmo de férias não consegue ficar parado e acaba realizando trabalhos extras, ou atividades adiadas outrora? Para crianças e jovens em idade escolar, as férias certamente são um período muito aguardado, em que podem realizar atividades que normalmente não realizam no resto do ano.

Independentemente do estilo de vida, classe social, viciado em trabalho ou não, sendo criança, jovem ou adulto, ter férias, ou um período de descanso das atividades rotineiras, é muito importante.

Na Bíblia lemos, em Gênesis 2.2-3 (NTLH), que também Deus descansou após toda a obra da criação: “No sétimo dia, Deus acabou de fazer todas as coisas e descansou de todo o trabalho que havia feito. [...] nesse dia ele acabou de fazer todas as coisas e descansou”. Reservar um tempo para descansar não pode ser visto como sinal de fraqueza ou preguiça. Nosso organismo não tem forças ilimitadas. O descanso é essencial para esse templo de Deus que é o nosso corpo, pois traz bem-estar físico e mental. Em 1Coríntios 6.9-20 (NTLH) está escrito: “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus? [...] Portanto, usem o seu corpo para a glória dele”. Devemos, sim, priorizar momentos de descanso, onde podemos renovar as forças físicas e mentais. Em Eclesiastes 3.1-13 lemos também que cada coisa tem o tempo certo para acontecer. Certamente desfrutar do tempo de férias, após o período de trabalho honesto, também é da vontade de Deus.

Para alguns, férias estão associadas a grandes viagens, a conhecer outros estados, outro país, outras culturas. Para outros, férias têm o jeitinho de casa de vó, ou o cheiro do mar, ou o frescor do mato e das montanhas. A verdade é que, independentemente dos recursos de que se dispõe para o período de férias, aproveitar os momentos com a família e dedicar atenção verdadeira com um tempo de qualidade com quem amamos, faz parte de um período de descanso revigorante.

Como diz Mário Quintana: “Viajar é mudar a roupa da alma”. É um investimento em criação de memórias e em conhecimento. É vivenciar sabores, cores, paisagens, temperaturas e atividades diferentes do que estamos habituados. E como é maravilhoso viajar e apreciar as obras de Deus! Viajando podemos perceber diferenças culturais e criar novas percepções para encarar a vida. E mesmo quando não é possível viajar para fora de seu local, é possível ser turista dentro da própria região. Uma boa dica para o planejamento das férias, é: pesquisar sobre a existência de museus, parques, áreas verdes, locais para trilhas ou caminhadas, uma praia diferente, um tour pelos principais pontos turísticos da cidade, uma pousada para mudar de ares com um café da manhã especial, um local aprazível para acampar ou realizar um piquenique, um restaurante diferenciado, entre tantas outras possibilidades em sua própria região ou no local para onde irá viajar.

Refletindo sobre a importância do descanso e as maravilhas de Deus, que podemos apreciar durante um período de férias, eu lhe pergunto, você já está pensando em suas próximas férias? Espero que sim! Cuide desse templo em que você habita! Invista em momentos que lhe trarão boas memórias durante o ano todo até as próximas férias.

 

 

Silvia Cristine Auel de Moura

Formação em Turismo e Gestão Hoteleira

Rodeio, SC

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos