O que é fé?


Ler em formato flip
13/03/2023 #Reflexão #Mulheres #Exclusivo Assinantes

Nos dias atuais, quando andamos pela rua, vemos essa palavra estampada nas roupas, em pichações e até tatuada no corpo das pessoas. O que, de fato, significa?

O que é fé?

FÉ!! Nos dias atuais, quando andamos pela rua, vemos essa palavra estampada nas roupas, em pichações e até tatuada no corpo das pessoas.

Mas o que é fé?

Leia esta história:

Uma garotinha de apenas seis anos de idade ouviu seus pais conversando sobre seu irmãozinho mais novo, de como ele estava doente, que não tinham plano de saúde, e de que teriam que vender o apartamento para poderem pagar sua cirurgia; mas, ainda assim, não conseguiriam arcar com todas as despesas.

– Só um milagre! – desabafou seu pai.

Então, ela pegou seu cofrinho, retirou todas as moedinhas e, sem avisar ninguém, foi até a farmácia da esquina comprar um milagre.

– Não temos milagre para vender, – disse-lhe o vendedor, sem entender de fato o que a menina queria.

Um cliente escutou a menina e se comoveu:

– Qual é o seu nome, menina?

– Aninha.

– E por que você precisa de um milagre, Aninha?

– É para o meu irmãozinho, que está muito doente. Meu pai disse que só um milagre pode salvá-lo. Então eu tirei todo o dinheiro do meu cofrinho e vim aqui comprar um milagre para ele.

– E quanto dinheiro você tem aí?

– Noventa e cinco centavos – respondeu ela.

– Puxa, que coincidência, Aninha, estamos em promoção, e noventa e cinco centavos é exatamente o preço de um milagre para irmãozinhos mais novos. Vamos lá conhecer seu irmão e falar com seus pais?

Aquele homem, na verdade, era um grande cirurgião pediátrico, e providenciou a cirurgia e o tratamento do menino.

Quando tudo terminou, os pais de Aninha perguntaram ao médico quanto lhe deviam (mesmo sabendo que não teriam condições de pagá-lo). Ele piscou para a menina e disse:

– Noventa e cinco centavos, não é mesmo, Aninha?

Ela colocou suas moedinhas na mesa do médico.

(Autor desconhecido)

O que podemos aprender com essa ilustração:

● Em Hebreus 11.1 lemos que “a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”.

Se a menina compreendesse de fato o valor que tinham aquelas moedinhas, não teria nem saído de casa. Mas ela acreditou naquilo que NÃO PODIA VER. Essa é a fé de que o texto de Hebreus fala. Quando depositamos a nossa fé no Deus verdadeiro, ele “chama à existência as coisas que não existem” (Rm 4.17).

● Em João 6.29, Jesus, o autor da fé, depois de ter multiplicado pães e peixes e alimentado uma multidão, nos ensina que, para vivenciarmos o poder e as obras de Deus na nossa vida não dependemos das nossas obras, mas da FÉ que temos no Deus Todo-Poderoso. Jesus diz: "A obra de Deus é esta: que vocês CREIAM naquele que ele enviou”. E aí, então, as obras nos acompanharão!

● A menina acreditou que era possível obter o milagre e agiu. Em Tiago 2.17 aprendemos que “ a fé, se não tiver obras, por si só está morta”. A fé que não produz AÇÃO é inútil. É pelas ações que a nossa fé é reconhecida.

● Na nossa caminhada com Deus, precisamos lembrar ainda que a fé em Jesus também nos protegerá do mal. Veja o que lemos em Efésios 6.16: “segurando sempre o escudo da fé, com o qual poderão apagar todos os dardos inflamados do Maligno."

A fé que muitas vezes vemos estampada por aí, divulgada pelo mundo, nem sempre é a fé que salva. Precisamos estar atentos em quem depositamos a nossa fé. O profeta Isaías nos adverte: “Confiem sempre no Senhor, porque o SENHOR Deus é uma Rocha eterna” (Is 26.4). E Paulo nos ensina que “sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam (Hb 11.6).

Que Deus abençoe e fortaleça a nossa fé. Que muito mais que estampar a palavra FÉ, tenhamos uma fé que produz frutos para a salvação. E, por fim, que Jesus possa dizer para nós também: a tua fé te salvou!

Cerla Knevitz


Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

LSLB

Liga de Servas Luteranas do Brasil

Reflexão Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos