O permanente desafio de manter o foco


Ler em formato flip
15/03/2023 #Artigos #Diretoria Nacional #Reflexão

Nosso trabalho é para que a igreja, que vive nestes tempos tão dispersivos, não despreze os tesouros que Deus oferece com tanta abundância

O permanente desafio de manter o foco

Você já notou que muitas pessoas estão enfrentando dificuldades para se concentrar e prestar atenção? Talvez você mesmo esteja passando por isso.

A pandemia e o isolamento social, bem como a quantidade de informações vindas dos meios eletrônicos, têm contribuído para que seja cada vez mais difícil manter o foco nas coisas, seja em uma conversa, na leitura de um livro ou mesmo em assistir um filme até o fim. É como se estivéssemos vivendo em um modo automático, sempre distraídos e com a mente em outro lugar.

Infelizmente, esse modo de vida tem impactado negativamente nossa vida espiritual. Cada vez mais pessoas estão deixando de participar de cultos, estudos bíblicos e departamentos da igreja. Em vez disso, elas se contentam com mensagens rápidas encontradas na internet, sem considerar a origem e a teologia que essas mensagens carregam. Esperam nutrir a sua alma, embora estejam se alimentando com “fast-food espiritual”, uma comida aparentemente atraente, mas cheia de ingredientes tóxicos.

A Palavra de Deus, registrada na Bíblia, é o alimento da nossa fé. Ela é responsável por criar, nutrir e fortalecer a igreja. Por isso é importante que a Palavra seja ensinada com clareza e em toda a pureza, e que dessa forma seja buscada e recebida pelo povo de Deus. Seguindo o conselho do apóstolo João, os cristãos irão provar os espíritos para ver se procedem de Deus (1Jo 4.1), quer dizer, distinguir a voz do bom pastor Jesus dentre as vozes estranhas.

Neste ano, o Departamento de Educação Cristã irá promover encontros de capacitação para a educação cristã (ECEC) em diferentes regiões do Brasil. O objetivo desses encontros será alertar e motivar pessoas, famílias e congregações a buscar o bom alimento espiritual de forma consciente e ativa. Em outras palavras, a fazer uso da Bíblia e das publicações da IELB, a consumir e compartilhar o nosso material online, a promover e participar de estudos bíblicos e a ter em alta consideração o culto e a pregação da Palavra.
Nosso trabalho é para que a igreja, que vive nestes tempos tão dispersivos, não despreze os tesouros que Deus oferece com tanta abundância. Mas esteja alerta, vigilante, proativa, no ensino convicto e fiel da mensagem do evangelho.

Viver de modo automático tem sido prejudicial para a vida espiritual de muitas pessoas e um grande desafio para a igreja de Cristo. No entanto, há uma boa notícia: pelo batismo, vivemos em Cristo – enraizados e edificados em Cristo, e recebemos dele tudo o que precisamos para que não mais sejamos como crianças, arrastados pelas ondas e levados de um lado para outro por qualquer vento de doutrina (Ef 4.14).

Que Deus nos guarde nessa fé e nos conceda, pela ação do Espírito Santo, um ardente desejo de ouvir, ler, conhecer, guardar e praticar a sua santa Palavra.

Fernando Ellwanger Garske

Vice-presidente de Educação Cristã fernando@ielb.org.br

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos