Usando a sabedoria e o conhecimento


Ler em formato flip
27/03/2023 #Artigos #Exclusivo Assinantes

Fica o incentivo a que outros líderes leigos participem de cursos para terem um preparo para poderem redigir e dirigir mensagens em culto

Usando a sabedoria e o conhecimento

Contexto
Passaram-se mais de dois anos do início de um contato, buscando dados dos primórdios da missão da IELB no estado do Espírito Santo (ES). Pesquisa vai pesquisa vem, nada foi encontrado! Não foi possível localizar o registro que interessava, ou seja, que o pai do sr. Discher havia doado boa área do terreno para a construção da igreja.

Quem é Ederson Discher? Um agricultor da cidade de Três Pontões, município de São Gabriel da Palha, ES. Sua atividade é pecuária de leite na sua propriedade, conseguiu completar o ensino fundamental, é o presidente da paróquia, com seus 48 anos, casado com Josinéia, tem três filhos e netos.

Os nossos contatos telefônicos ou por WhatsApp passaram a ser regulares, nos últimos tempos, tratando dos mais variados temas. Confesso que me causava espanto uma certa tranquilidade vivencial, risadas naturais e espontâneas por algo mais engraçado. Falar de Jesus, os contatos com pessoas e ações de sua congregação, era muito fácil, respeitoso e natural.

Nosso diálogo

Numa das muitas conversas, soube do amigo Ederson que ele havia se comprometido em celebrar um culto, numa congregação que não a dele, em razão das férias do pastor. No entendimento que tinha de culto realizado por leigo, fiz uma pergunta que considerava pertinente: Qual livro ele usava para o sermão de leitura? Tive que me repor pela resposta: “O sermão, eu mesmo escrevo”. Colocando minha vivência com o amigo e minha lógica em funcionamento, conclui que esse era o escopo, nada mais deveria me surpreender!

Perguntei como fazia, se escrevia, se decorava, etc. Disse-me ele que escrevia, ou seja, após ter o texto bíblico básico, traçava um roteiro do texto e escrevia num caderno. No caso em questão, o texto era 1Coríntios 12, sobre a diversidade dos dons; e o título: “Usando a sabedoria e o conhecimento”. Pedi o texto, e as 10 páginas manuscritas me foram enviadas. Não tenho formação pastoral acadêmica, mas posso tranquilamente afirmar que, na mensagem em questão, era fácil visualizar o conteúdo básico bíblico, orientação doutrinária, lei e evangelho com toda a clareza.

Ederson compartilhou esse sermão com 15 adultos e três crianças, no dia 16 de janeiro de 2022, na congregação da paróquia do pastor Norberto Gilmar Krüger. Conversando com o pr. Norberto, me disse que o preparo dos leigos para tais atividades específicas vem de várias décadas e permanece até hoje. Assim, não são poucos os leigos que podem exercer essa importante tarefa. Fica registrado o incentivo a que outros líderes leigos, nas mais variadas regiões do país, participem de cursos ou seminários para terem um preparo necessário para poderem redigir e dirigir mensagens em culto, sempre que solicitados e supervisionados pelo pastor local. Quem sabe, começando a ler as passagens bíblicas das perícopes nos cultos. Desse modo, teremos em breve outros “Edersons” a se dedicarem na igreja, USANDO A SABEDORIA E O CONHECIMENTO.


Paulo Udo W. Kunstmann
Coordenador do Instituto Histórico da IELB
institutohistorico@ielb.org.br

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Artigos Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos