Comunicado de falecimento do pastor emérito Hilmar Duarte Stern


14/04/2023 #Congregações

Reverendo faleceu de forma repentina, na residência de seus pais, em Canguçu, RS

Comunicado de falecimento do pastor emérito Hilmar Duarte Stern

A Diretoria Nacional da IELB comunica, com pesar, o falecimento do pastor emérito Hilmar Duarte Stern, ocorrido nesta quinta-feira, 13 de abril, de forma repentina, na residência de seus pais, em Canguçu, RS. Alcançou a idade de 64 anos.

O velório acontece nesta sexta-feira (14/4) à noite, no templo da Congregação São João (Rua Dr. Wunderwald, 80 – Pomerode, SC); e a cerimônia fúnebre será no sábado, 15 de abril, às 9h, seguindo para o sepultamento no Cemitério Municipal de Pomerode.

Deixa enlutados a esposa Laine Leni Stern, os pais Osvin Stern e Dalva Duarte Stern, os filhos Jonathan e Lucas William, as noras Barbara e Bruna, as irmãs Gilda Schiavon e família, Gladis Müller e família, os sogros Arnilda Roos Friedrich e Edgar Friedrich e demais familiares e amigos.

Que Deus, em sua infinita graça e misericórdia, conforte os corações da família e amigos enlutados, com a certeza da vida eterna pela fé no Salvador Jesus Cristo.

“Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham.” (Ap 14.13)

Trajetória

Hilmar Duarte Stern nasceu em 28/12/1958, em Canguçu, RS. Recebeu o Santo Batismo no dia 22/02/1959 e confirmou seu voto batismal no dia 01/10/1972. Formou-se em Teologia pelo Seminário Concórdia de Porto Alegre em 1983. Casou-se com Laine Leni Stern em 08/09/1984, matrimônio que Deus abençoou com 2 filhos: Jonathan e Lucas William.

Exerceu seu ministério pastoral em Dionísio Cerqueira, SC (1984-1985), Pato Bragado, PR (1985-1996) e Pomerode, SC (1996-2016). Também exerceu funções como Conselheiro do Distrito Vale do Itajaí (de 2006 a 2014 e de 2018 a 2022) e coordenador de Ação Social do DIVALI (2002), além de integrar a Comissão de Moções do CD (2010 a 2014). Recebeu o título de pastor emérito em 2016.

No âmbito social, também era considerado um exemplo de pastor e de ser humano. Em Pomerode, foi conselheiro municipal de Educação por vários mandatos. A ex-secretária municipal de Educação, Neuzi Schotten, declarou que a educação de Pomerode deve muito ao Pastor Hilmar. “Acredito que ele tenha sido o Pastor de Pomerode com maior tempo atuando tanto no Conselho Municipal de Ensino Religioso, quanto no Conselho Municipal de Educação”, complementou.

Mensagem da Diretoria Nacional da IELB:

Queridos familiares e amigos do Pastor Hilmar Duarte Stern. Em especial, esposa Laine, filhos Jonathan e Lucas, pais Osvin e Dalva. Como é difícil sepultar alguém que tanto amamos. Por causa do pecado, nessa hora nos sentimos tão fracos. Até parece que a morte e o túmulo são vencedores.

Em menos de uma semana o Pastor Hilmar e todos nós celebramos a Páscoa. A vitória da vida sobre a morte. É isso que nos enche de esperança nesse momento tão difícil do luto.

No episódio da ressurreição de Lázaro, Jesus garante à Marta, que todos os que creem nele, embora morram fisicamente, viverão para sempre. Em Jesus passamos da morte para a vida. Ele afirmou: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá”. Jo 11.25,26.

A vida eterna não pode ser encontrada em ninguém mais a não ser em Jesus. Aqueles que morrem fisicamente em fé irão ressuscitar para a vida eterna. A respeito da ressurreição, o reformador Martinho Lutero comentou: “O cemitério ou sepultamento não é um acúmulo de finados, mas uma lavoura repleta de grãozinhos, chamados grãos de Deus que, agora, voltarão a brotar e a crescer em beleza maior, de tal modo que nenhum ser humano consegue entender”.

Essas verdades bíblicas para esse momento são doces como o mel (Sl 19.10), ambos o Pastor Hilmar conhecia muito bem. Essas verdades, por ele foram vividas e anunciadas com tanta dedicação. É essa mensagem que hoje também dará a vocês o verdadeiro consolo e trará a doçura da verdadeira esperança.

Como Igreja Luterana, agradecemos aos pais do Pastor Hilmar, Sr. Osvin e Sra. Dalva por terem incentivado e apoiado para que ele pudesse ir ao Seminário estudar e servir no Reino como Pastor. Agradecer a esposa Laine e os filhos Jonathan e Lucas, por terem estado ao lado e não medirem esforços para que ele cumprisse fielmente o Santo Ministério como Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Recebam o fraternal abraço e os sinceros sentimentos da Diretoria Nacional e de toda a IELB.

Deus os abençoe hoje e sempre!

Rev. Heder Frederico Pieper Gumz
Vice-presidente de Expansão Missionária da IELB

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos