Culto de dedicação na CEL São Marcos, em Porto Alegre, RS


18/05/2023 #Congregações

Vice-presidente de Ação Social dirigiu a mensagem no culto festivo

Culto de dedicação na CEL São Marcos, em Porto Alegre, RS

A Congregação São Marcos, de Porto Alegre, RS, realizou, no dia 6 de maio, culto festivo de dedicação de púlpito, altar e todos os utensílios do novo templo, no bairro Ipanema. O vice-presidente de Ação Social, pastor Airton Schroeder, dirigiu a mensagem e também participou da liturgia de dedicação, junto ao conselheiro distrital, pastor Horst Siegfried Musskopf, e o pastor local, Aldair Gund, que conduziu a liturgia do culto.

Trajetória
A Congregação São Marcos de Ipanema teve como ponto de partida o crescimento da cidade de Porto Alegre em direção ao sul. Na década de 1950 começaram a surgir loteamentos e muitas pessoas buscaram morar mais próximo ao rio Guaíba. Com isso, alguns luteranos solicitaram que houvesse pelo menos uma vez ao mês, culto em suas residências. O primeiro culto, celebrado pelo pastor Martin Ernesto Doege, aconteceu no dia 26/11/1961.

Muitos desses cultos eram realizados sob as árvores ou no pátio das casas. Com isso, começou um ponto de pregação que cresceu e em março de 1967 foi eleita uma diretoria que daria início às obras de uma capela, tendo a pedra fundamental sido lançada em 19/04/1967. A congregação foi oficialmente criada em uma assembleia realizada no dia 19/11/1967.

No início dos anos 2000, a capela antiga de madeira já mostrava sinais muito claros de que estava próximo o seu fim. Começou-se a pensar em uma de alvenaria. Esse projeto, feito a muitas mãos, teve na sua construção a colaboração financeira de muitos irmãos da própria congregação, do Distrito Porto-alegrense (DIPA), da IELB, da LSLB e também de algumas congregações irmãs. A nova capela foi inaugurada em 23/11/2019, sendo trazidos, da antiga capela, os bancos e todos os elementos do altar, apesar de bastante afetados pelos cupins.

Em 2022, foi feito o planejamento de melhorias gerais, com a criação de um jardim, a pintura externa e logo surgiu a ideia de melhorar o interior da capela. Pensou-se numa concha com iluminação para dar um maior destaque ao altar e também em móveis mais modernos e com um visual mais leve.

Em fevereiro de 2023, foi elaborado o projeto dessas modificações e, com a graça de Deus no dia 06/05/2023, como de costume às 18h, realizou-se um lindo e significativo culto de dedicação de todos os elementos e utensílios do altar.

Só temos a dizer com Isaías: “Senhor, tu és o meu Deus; eu te exaltarei e louvarei o teu nome, pois com grande perfeição tens feito maravilhas, coisas há muito planejadas”. (Is 25.1)

Ângela Marta Dauernheimer, membro da CEL São Marcos e arquiteta que projetou a obra

Congregações Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos