Política é tema do 9º Simpósio Internacional de Lutero


07/07/2023 #Seminário Concórdia #Editora Concórdia

Evento reuniu cerca de 200 pessoas nos dias 4 a 6 de julho

Política é tema do 9º Simpósio Internacional de Lutero

Nos dias 4 a 6 de julho de 2023, o Seminário Concórdia promoveu o 9º Simpósio Internacional de Lutero, programa de fomento à pesquisa em Lutero.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas, de forma online e presencialmente, e contou com seis palestras (confira abaixo), além do lançamento de duas publicações: “O Deus da Ira e o Deus do Amor: Lei e Evangelho em Lutero”, livro do 8º Simpósio, organizado pelo coordenador do evento, prof. dr. Paulo Buss; e a “Separata da Confissão de Augsburgo”, de autoria do reformador Filipe Melâncton, cujo prefácio e posfácio foram escritos por dois palestrantes presentes: prof. dr. Ricardo Rieth (ULBRA – Canoas, RS) e prof. dr. Claus Schwambach (FLT – São Bento, SC), respectivamente. Ambos os livros podem ser adquiridos na Editora Concórdia (acesse aqui). 

Com mudanças na programação, o capelão do Colégio ULBRA/Cristo Redentor, me. Alan D. Fürst, deu início às palestras, falando sobre o tema “Lutero referente à relação do cidadão (e da igreja) com o governo”, abordando assuntos atuais, como a polarização política. Na sequência, o pastor Allan Breda, da Congregação Da Cruz, bairro Floresta, em Porto Alegre, RS, expôs a temática “A autoridade como repressora do mal (em Lutero e hoje)”, respondendo questionamentos quanto à relativização da vida e legalização do uso de armas para a sociedade civil.

A terceira palestra ficou a cargo do professor da Faculdade Luterana de Teologia (FLT), de São Bento, SC, dr. Claus Schwambach, que discorreu sobre “Resistência à autoridade: possibilidades e limites (em Lutero e hoje)”, trazendo a questão da laicidade, do discurso conservador e da necessidade de autocritica ideológica.

O prof. da ULBRA, dr. Ricardo Rieth, explanou sobre “O governo como promotor de justiça social e econômica (em Lutero e hoje)” e o advogado e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito e Religião, dr. Jean Regina, falou sobre o tema “A igreja num estado laico: possibilidades e limites de atuação”, explicando sobre a diferença entre crença e religião, Estado Laico e laicidade e argumentando questões relacionadas à proteção da igreja e perseguição religiosa.

Para fechar o momento de palestras, o convidado internacional, dr. Joel Biermann, professor do Concordia Seminary, Saint Louis, MO, USA, conduziu a temática “Lutero e os dois regimentos: distinção e relação”, trazendo orientações para a vida cristã quanto às influências do mundo secular. Dr. Joel Biermann permanece no Brasil para conduzir a disciplina do Mestrado Livre do Seminário Concórdia na próxima semana, sobre Trabalho e Descanso.

Além do representante da Lutheran Church – Missouri Synod (LCMS), o Simpósio contou com a participação de igreja-irmãs da Uganda, México, República Dominicana, Venezuela, Bolívia, Argentina e Paraguai.

Os momentos devocionais foram conduzidos pelo vice-presidente de Expansão Missionária da IELB, pastor Heder Gumz, pelo professor emérito do Seminário, Paulo Weirich, e pelo seminarista Vinicius de Souza. O culto de abertura foi dirigido pelos pastores Clóvis Gedrat (liturgista) e Nilo Wachholz (pregador).

A jornalista Luana Lemke e o vice-presidente de Educação Cristã da IELB, pastor Fernando Garske, repercutiram o evento no programa Revista CPT, do Canal CPT (IELB), desta sexta-feira, trazendo alguns depoimentos dos palestrantes e responsáveis pela programação (assista aqui).

Veja aqui mais fotos do evento.

Fotos: Luana Lemke/IELBcom e Ramon Augusto Pedro/Seminário Concórdia

Luana Lemke

Jornalista e radialista comunicacao@ielb.org.br

Seminário Concórdia Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos