LSLB presente no Congresso de Servas dos EUA


10/07/2023 #Mulheres

Servas representaram o Brasil no 40º Congresso da Liga de Mulheres Luteranas Missionárias, realizado em Milwaukee, Wisconsin

LSLB presente no Congresso de Servas dos EUA

Durante os dias 22 a 25 de junho, a presidente da LSLB, Loci Gobetti, e a jornalista Aline Koller Albrecht participaram do 40º Congresso da Lutheran Women's Missionary League (LWML) – a Liga de Mulheres Luteranas Missionárias, realizado em Milwaukee, Wisconsin, EUA. Sob o tema: "Celebrar o Deus das Nações" (Salmo 33.12-13), o evento reuniu cerca de 4 mil congressistas, além de voluntários e representantes de organizações.

Fotos e relatos foram compartilhados nas redes sociais da Liga no Facebook e Instagram.

"A ideia é fazer as irmãs luteranas brasileiras participarem virtualmente do evento, como se estivessem aqui conosco", destacou a presidente Loci. Também fez parte do grupo de brasileiras Iris Scholz, que foi 1ª tesoureira da LSLB por 12 anos e atualmente está morando em Saint Louis, EUA. Elas ainda encontraram outra brasileira presente no evento: Anna Baker, que mora há muitos anos nos EUA e foi uma das delegadas distritais.

Em um almoço com as presidentes da LWML dos EUA, Debbie Larson, e da LWML do Canadá, Linda Long, e as duas candidatas à presidência da LWML dos EUA, Eden Keefe e Char Kroemer, Loci entregou livros, edições da revista Servas do Senhor e também o cartaz do 32° Congresso Nacional da LSLB, convidando as irmãs para participarem do evento, que será realizado entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2024, em Aracruz, ES. As norte-americanas parabenizaram as irmãs brasileiras por produzirem anualmente um livro de Estudos Bíblicos. A presidente da LWML, Debbie Larson, ficou impressionada com a qualidade do material publicado trimestralmente.

Destaques da programação
No dia 23 de junho, foi realizada a entrada dos estandartes. A Presidente da LWML, Debbie Larson, foi seguida pelas representantes dos 40 Distritos da LCMS que entraram acompanhadas pelas Representantes das Mulheres Jovens, um projeto que incentiva a participação das mais novas no congresso para que voltem e animem outras a fazer parte da Liga também. Ainda no início da sessão da manhã, a comissão brasileira foi saudada recebendo aplausos dos participantes, e a partir daí conhecendo pessoas que têm um carinho especial pelo Brasil. Na sexta-feira, também foram votadas as moções enviadas e quais serão os projetos missionários auxiliados nos próximos dois anos. E a meta a ser alcançada é de 2,35 milhões de dólares. Nos EUA, as ofertas são arrecadadas por meio de caixinhas (similar às sacolinhas da LSLB), sendo que 75% fica para projetos missionários distritais e 25% vão para a Liga. Desde 1942, a LWML já auxiliou projetos em diversos países, inclusive do Brasil, totalizando 28 milhões de dólares.

No dia 24 de junho, a programação iniciou com a entrada das ex-presidentes da LWML e também das bandeiras de países que já foram auxiliados pelas ofertas da Liga norte-americana. A bandeira do Brasil estava lá e foi recebida com entusiasmo pela comitiva brasileira. Após, também entraram as crianças que estavam presentes no evento e participaram de atividades especiais para elas. Também foi dia de escolha da diretoria nacional e do comitê de nomeação.

Representantes da LCMS fizeram a sua saudação e falaram sobre missões em diversos países do mundo. À tarde, houve a Caminhada Missionária pelo Rio Milwaukee. E, à noite, foi realizada a apresentação das integrantes do Programa da Rádio KFUO, The Lutheran Ladie's Lounge.

No dia 25 de junho, a presidente Debbie Larson fez o seu relatório e passou à presidente eleita, Eden Keefe, o broche da Lutheran Women’s Missionary League (LWML). Foi instalada a Diretoria Nacional para a gestão 2023-2027: presidente Eden Keefe; vice-presidente de Recursos Organizacionais Arlene Naasz; vice-presidente de Ministérios com Foco Especial Karol Selle; tesoureira Anita Werner; e pastor conselheiro Mark Maas.

Foi feito o convite para o próximo evento, que será nos dias 26 a 29 de junho de 2025, em Omaha, Nebraska. Ainda agradeceram os 375 voluntários que trabalharam durante o evento e também a musicista responsável pela parte musical e a dupla que fez as esquetes ao longo da programação. O Congresso foi encerrado com culto, que teve a participação do coral formado por congressistas.

Aline Gehm Koller Albrecht

Jornalista @Alinegk

Mulheres Leia mais


Notícias Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos