Mulheres > Mensagem do Conselheiro > Ano novo de novo


Ano novo de novo
379 download(s) Faça Download

Ano novo de novo


Quando estamos chegando ao final de mais um ano, é comum ouvir as pessoas expressarem a sua surpresa com a velocidade que o tempo parece passar: "Puxa, como este ano passou rápido!". Pois é, essa sensação de que o tempo voa é muito comum, especialmente conforme vamos envelhecendo.

Por isso, dividir o tempo, marcá-lo em dias e estações e comemorar ocasiões especiais dentro do calendário nos ajuda a estabelecer um compasso, um ritmo, para que o tempo não nos passe despercebido.

Nas Sagradas Escrituras, nós vemos esse costume ser cultivado pelo povo de Deus. No Antigo Testamento, o ano se estruturava em torno dos maravilhosos atos de salvação de Deus na história do povo de Israel. A Igreja do Novo Testamento, por sua vez, seguiu o mesmo sistema, estabelecendo um ciclo de celebrações em volta dos atos de salvação que Deus realizou através da vida de seu Filho, Jesus Cristo. Nós chamamos essa estrutura de calendário da Igreja, que difere do calendário civil onde se dá destaque a comemorações de cunho cívico e patriótico.

Em volta do calendário da Igreja são determinadas as leituras bíblicas e as cores litúrgicas próprias para cada domingo. Isso não é feito aleatoriamente, ao sabor do vento ou da vontade do pastor local. Segue um sistema que existe desde os primórdios da Igreja.

Mas, pensando bem objetivamente, será que a Igreja precisa se fixar nisso? Será que não teríamos temas e assuntos mais importantes e relevantes para os dias de hoje?

Bem, nós entendemos que o que nos motiva na vida diária é o Evangelho, as boas notícias do amor de Deus por nós. Nele está a nossa esperança e o apoio nas horas difíceis. Por isso, nada melhor do que meditarmos domingo após domingo sobre tudo o que Deus tem feito em favor do seu povo. Quando olhamos para os atos poderosos de Deus no passado, podemos ter a certeza que o nosso presente e o nosso futuro estão nas boas mãos de Deus. Ele não falhará conosco, porque é o mesmo ontem, hoje e eternamente.

Pastor Luiz Alberto Silveira dos Santos
Conselheiro da LSLB 2018-2019
04/2018 (outubro, novembro, dezembro)

Veja Também