Sobre Mulheres


Nossa História

Desde o dia 16 de janeiro de 1957 o Brasil conta com esta instituição que sob os olhos do Senhor Deus espalha a alegria e trabalha com entusiasmo espalhando o bem.

As primeiras Atividades

Há registros sobre o trabalho das senhoras nas congregações luteranas desde muito cedo na sua história. Conforme escreveu o Rev. Carlos Henrique desde muito cedo na sua história. Conforme escreveu o Rev. Carlos Henrique Warth, "lemos nos anais do nosso Seminário Concórdia de Porto Alegre, que no seio da Comunidade "Cristo", no ano de 1909, se organizou uma sociedade de senhoras sob a presidência da Srª Maria Tetzlaff, cozinheira e dona de casa do Seminário, para trabalhar em prol dos estudantes necessitados. Sabemos que bom número de senhoras serviram, lavando e consertando a roupa dos estudantes e aos domingos os convidando para o almoço em suas casas. Dessa maneira ajudaram o Seminário na formação de obreiros para a igreja."CRÔNICAS DA IGREJA, pág. 208, Concórdia Editora, 1979. Os Departamentos foram surgindo conforme a necessidade da época e com objetivo de estudar a palavra de Deus e de ajudar a quem precisasse. No dia 4 de julho de 1956 se reuniram representantes das sociedades de senhoras do Distrito Porto-alegrense, na Congregação São Paulo, de Porto Alegre, com o objetivo de fundar a Liga de Senhoras Luteranas do Brasil. O convite partiu da Srª Otíllie Jabs Müller, que presidiu a reunião. O estudo sobre o Salmo 100.2 "Servi ao Senhor com alegria", feito pelo Pastor George John Müller se tornou o lema da Liga Geral. Realizou-se a eleição da diretoria provisória da Liga, com o seguinte resultado: Otíllie Jabs Müller, presidente; Elisabeth Kunstmann, secretária; Maria Rehfeldt, tesoureira. A coleta deste dia foi destinada à caixa dos estudantes necessitados. Estiveram presentes 93 senhoras, representando as uniões femininas de Porto Alegre,Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Rolante, Jaguari e Joaçaba.

A fundação de 4 de julho de 1956, foi considerada provisória, convocando-se oficialmente o 1º congresso. Em 16 e 17 de janeiro de 1957, na capela do se oficialmente o 1º congresso. Em 16 e 17 de janeiro de 1957, na capela do Seminário Concórdia, em Porto Alegre, foi realizado o 1º Congresso Geral da LIGADE SENHORAS LUTERANAS DO BRASIL, com a presença de 23 departamentos e 103 delegadas, das quais algumas vindas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo.Discutiu-se e aprovou-se o projeto dos estatutos. Houve eleição da diretoria geral: Srª Otílie Jabs Müller, presidente; Srª Irmgard Goerl, vice-presidente; Srª Martha Heine, secretária; Srª Edith Ida Karg, correspondente; Srª Erna Wagner Goerl, tesoureira; conselheiros os Revs. Ernesto Augusto Heine, Elbert Ludwig Schelp e George John Müller.

Aproveitaram a reunião da 34ª Convenção Sinodal da Igreja e o povo presente para oficializar a fundação da Liga com a realização do 1º Congresso Geral. No dia 21 de janeiro de 1957, a Convenção aprovou a moção reconhecendo oficialmente a Liga de Senhoras Luteranas do Brasil como organização auxiliar da IELB. “Com uma devoção especial, incluída no culto inaugural da Convenção Sinodal, o 1º Congresso das Senhoras Luteranas do Brasil foi dado como encerrado. Mais uma vez por esta ocasião o Rev. Rodolfo Hasse exortou as senhoras de 'Servir ao Senhor com alegria'. No final deste culto foi cantado pelo  coro da Liga o hino ‘Valente exército da cruz.’ No culto de encerramento da Convenção do Sínodo, no dia 27 de janeiro de 1957, foi instalada solenemente pelo Rev. J. Müller a diretoria eleita.” Este registro encontra-se no Livro de Atas nº1 da LSLB, feito pela secretária Martha Heine.

Havia necessidade de fundar os Distritos da Liga; um já existia nessa ocasião, janeiro de 1957: o Distrito Missioneiro. Com a fundação da Liga Geral, foram formados os primeiros distritos: Alto Taquari em março de 1957 e Porto-Alegrense no dia da Ascensão do Senhor Jesus. Nos anos seguintes, aos poucos novos distritos foram formados e se filiaram à LSLB: em 1958,o Vale do Ijuí, Gaúcho Central, Paranaense.

Os distritos foram crescendo e se dividindo, enquanto os distritos se reuniam anualmente em Congressos Distritais, a Liga se reunia de três em três anos em Congresso Geral.

Os primeiros congressos e decisões

O 2º Congresso Geral, se realizou nos dias 21 e 22 de janeiro de 1960, na capela do Seminário, em Porto Alegre, RS. O 3º Congresso Geral, nos dias 19 e 20 de janeiro de 1962, na Comunidade São Paulo, Porto Alegre, RS. O 4º Congresso Geral, nos dias 22 a 24 de janeiro 1965, em Arroio do Meio, RS.

Foi adotado como novo hino da Liga, o hino Servas do Senhor e o Voto de Dedicação, de autoria do Rev. Martinho Lutero Hasse. O primeiro grande projeto foi mobiliar a Igreja de Brasília, DF.

O 5º Congresso Geral, nos dias 19 a 21 de janeiro de 1968, na Congregação Cristo, de Porto Alegre, RS. O segundo grande projeto foi a compra e doação de um carro para a missão em Portugal.

O 6º Congresso Nacional, nos dias 7 a 10 de janeiro de 1971,no Instituto Concórdia, em São Leopoldo, RS. O terceiro grande projeto foi a compra de um turiscar para o trabalho na missão da Transamazônica.

O 7º Congresso Nacional, nos dias 4 a 7 de janeiro de 1973, no Instituto Concórdia, em São Paulo, SP. Foi aprovada a moção que tinha como projeto:  construção de locais de culto. As primeiras capelas construídas foram de Linhares, ES e Vila Jardim, Porto Alegre, RS.

O 8º Congresso Nacional, nos dias 9 a 12 de janeiro de 1975, no Colégio Bom Pastor, em Linha Brasil, Nova Petrópolis, RS. Continuou o projeto de auxilio na construção de capelas para local de culto, distribuição de material missionário e material para Escola Bíblica, preparação de liderança e crescimento espiritual.