Sobre Universitários


Somos a Associação Nacional de Universitários Luteranos - ANUL. Surgimos em virtude da preocupação com os universitários cristãos que ao ingressarem na universidade são confrontados com ensinos contrários a Palavra de Deus, o que os leva a um afastamento da igreja e da fé em muitos casos. A ANUL visa promover encontros para discussão e debates de assuntos pertinentes e gerar conteúdo e ferramentas para apoiar o universitário durante o período de estudos, que é, sim, de muitas adversidades e questionamentos, mas também é uma rica oportunidade para viver e compartilhar a nossa fé. A ANUL vem para conectar o universitário a Cristo e mostrar que é possível ser cristão dentro da universidade. A fé não precisa ser anulada durante esse período e desenvolver novas habilidades pode, inclusive, ajudar a viver mais plenamente aquilo que confessamos.

A ANUL teve como idealizador o pastor Martinho Sonntag, que em 1985 deu início a esse trabalho, interrompido após alguns anos. Ele retomou a ideia em 2012, quando houve o Congresso Nacional em Florianópolis, SC. Em julho de 2014, em Brasília, DF, ocorreu o 2° Congresso depois da reativação da ANUL e a partir de então foi dado o prosseguimento no trabalho, com os devidos registros e realização de congressos regionais e formação de grupos. A ANUL também já realizou mais dois congressos nacionais desde então: no Espírito Santo, em 2016, e na ULBRA Canoas, Rio Grande do Sul, em 2018.

Hoje, a ANUL é reconhecida pela IELB como uma instituição organizada da igreja e já possui vários grupos espalhados pelo país. Um trabalho desafiador e ao mesmo tempo maravilhoso, que tem trazido muitas bênçãos para universitários luteranos e não luteranos. Afinal Cristo é para todos, também para os universitários!

Quer saber mais sobre a ANUL?

Acesse a nossa página no Facebook. Novos projetos estão sendo desenvolvidos e contamos com todos para que se filiem e auxiliem na multiplicação deste trabalho.