Ascensão de Jesus, por que é tão pouco lembrada em nossos dias?


01/06/2019 #Devocionais

Na vida de Cristo, existem quatro grandes eventos que são observados pela Igreja Cristã: Natal, Sexta-feira Santa, Páscoa e Ascensão.

Ascensão de Jesus,  por que é tão pouco lembrada em nossos dias?

A Ascensão, a subida de Jesus ao céu, é celebrada 40 dias depois da Páscoa, quando Jesus subiu triunfantemente, na presença dos discípulos ao céu, para assentar-se à direita do Pai. Nos primeiros séculos, a cristandade celebrava a gloriosa e vitoriosa Ascensão de Cristo com intenso júbilo e fervor. Infelizmente, esta festa foi caindo no esquecimento. Hoje, é uma festa esquecida. Talvez precise ser transformada em mais um momento de apelo comercial para ser lembrada, ou precisamos inventar uma forma de também trocar presentes.
Poucas ainda são as congregações que celebram um culto no dia da Ascensão, sempre numa quinta-feira. Houve tempos em que este era um Culto obrigatório nas agendas das congregações.
Precisamos repensar a Ascensão e recolocá-la em nossos calendários de dias festivos. Nós cristãos temos aí a grande oportunidade de celebrar um evento importantíssimo da vida de Cristo sem a interferência do mundo, sem a presença do lado material e mundano, quando podemos chamar a atenção unicamente para a mensagem que precisamos testemunhar. Certamente, uma grande oportunidade.
A festa da Ascensão de Cristo é a grande festa de júbilo pela vitória de Cristo e pelas bênçãos eternas que esta vitória nos trouxe. Como substituto de toda a humanidade, Jesus pagou o preço pelos pecados e venceu nossos inimigos: pecado, morte e Satanás. Na Ascensão, Cristo foi tomar posse do seu reino e nos deixou a incumbência de testemunhar disso, na GRANDE COMISSÃO.Tanto o Evangelho de Mateus como também de Lucas, colocam a Grande Comissão no centro da narrativa da Ascensão, o que mostra a importância desta incumbência e o grande significado deste dia na vida do cristão ainda hoje.
Leia o que a Bíblia diz sobre isto
“Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28.18-20 RA).
“Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus” (Lucas 24.50-53 RA).
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir” (Atos 1.8-11 RA).
“Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés.” (Atos 2.34,35 e Salmo 110.1 RA).

Adilson Derly Schünke

Pastor da IELB em Nova Hartz, RS

Devocionais Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos