Celebração dos 115 anos da IELB e dos 90 anos da IELB no Espírito Santo


23/08/2019 #Congregações #Diretoria Nacional #Instituto Histórico

Programação reuniu em torno de 4 mil pessoas e foi transmitida pela rádio CPT e na Fanpage da PEL São Marcos de Rapadura

Celebração dos 115 anos da IELB e dos 90 anos da IELB no Espírito Santo

O Espírito Santo viveu um momento histórico neste domingo, 18 de agosto. Noventa anos depois, a Paróquia Evangélica Luterana São Marcos, de Rapadura - Domingos Martins realizou programação festiva para marcar o início da missão da IELB no Estado. A celebração dos 90 anos da IELB no ES foi combinada também com o culto oficial dos 115 anos da IELB, completados em 24 de junho.

Cerca de 4 mil pessoas prestigiram a programação, que contou com cerimônia cívica e culto com pregação do presidente interino da IELB, pastor Joel Müller, e participação de 48 pastores da região, e louvor conduzido pela Banda Novo Ser e a União Coral do ES, regida pelo pastor Silvio Ferreira da Silva Filho. Ao longo do dia, ocorreram programações artísticas e culturais. Toda a programação foi transmitida por vídeo pela Fanpage da PEL São Marcos, e, por áudio, pela Rádio Cristo Para Todos. A mensagem do presidente pode ser baixada no podcast da rádio CPT (ouça aqui).

A cerimônia cívica contou com a presença do Governador do Estado, Renato Casagrande, e do prefeito municipal, Wanzete Kruger, além de outras autoridades. Também estiveram presentes familiares do primeiro pastor local chamado, Emílio Schmidt (1907-1992).

O local bucólico esteve tomado de pessoas. As estradas de chão estavam lotadas de carros e ônibus - ao todo 42 caravanas se dirigiram para acompanhar a celebração emocionante e vibrante, conforme as palavras do presidente da IELB.

Paulo Udo Kunstmann representou o Instituto Histórico da IELB, que apoiou o resgate histórico feito pela paróquia e impresso no informativo especial, distribuído no evento. A pesquisa histórica orientada pelo Dr. Sérgio Luiz Marlow, concluiu que a data oficial do início dos trabalhos no estado do Espírito Santo é 20 de abril de 1929, visto que naquele dia a paróquia de Rapadura, em assembleia, aceitou as diretrizes da IELB e decidiu chamar um pastor da IELB.

Confira as fotos do evento no Facebook da IELB e no Facebook da PEL São Marcos.

 


Congregações Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos