Pastor Thomas Heimann é o novo reitor da Ulbra


21/01/2020 #Escolas Luteranas #Universitários

Gestor eleito destaca diferenças de uma das maiores universidades do país

Pastor Thomas Heimann é o novo reitor da Ulbra

"A Ulbra, como uma universidade multicampi, inserida em diferentes contextos regionais do estado do Rio Grande do Sul, fundamentada num projeto acadêmico-educacional já consolidado, quer continuar a cumprir a sua missão de ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, preparando profissionais competentes e qualificados para uma sociedade em constante transformação" ressalta o professor Thomas Heimann. Ele foi eleito reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) para o mandato 2020/2023, em assembleia da mantenedora Aelbra, em novembro de 2019.

O vice-reitor é Adriano Chiarani da Silva. Indicação de Heimann, Chiarani foi reitor no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), de 2014 a 2019, e no Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO (ILES/ULBRA), de 2008 a 2014. Também compõe a Reitoria, a diretora Acadêmica Marinice Langaro Vaisz.

"Sou prata da casa'', diz o novo reitor, que ingressou como aluno de Psicologia na Ulbra em 1989 e, após a formação, foi convidado a trabalhar como docente e psicólogo na unidade de Ji-Paraná, em Rondônia. Segundo ele, é uma grande responsabilidade fazer parte da Reitoria de uma das maiores universidades do país. "Além do pioneirismo em várias frentes, como a implementação da EAD em 2003, a grande marca da Ulbra sempre foi o seu compromisso com a qualidade acadêmica, que adquiriu respeitabilidade nacional, tendo já colocado no mercado de trabalho mais de 200 mil profissionais ao longo de seus 47 anos de existência", comenta.

Diferenciais
Atenta às políticas educacionais, a missão da Ulbra expressa no seu Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2022 - Ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora - traz o desafio de promover um maior protagonismo dos alunos no seu processo formativo, nos eixos da extensão, pesquisa e ensino. "A ênfase em metodologias ativas, desafiadoras também para os docentes, contribuem para o desenvolvimento de uma postura proativa, criativa e empreendedora dos estudantes, desde o seu processo formativo, o que será de grande valor para o ingresso no mercado profissional.  Isso está diretamente vinculado ao processo de reestruturação pedagógica, construído coletivamente pela instituição, alinhado ao que o mercado atual tem exigido", explica. Acrescenta que esse planejamento inovador será concluído no quadriênio de sua gestão.
Outro diferencial destacado por Heimann, é o Aula, o Ambiente Virtual de Aprendizagem para os cursos da educação a distância, implementado há um ano, e que é utilizado também para qualificar processos pedagógicos dos cursos da modalidade presencial. É considerado um grande passo no contexto do avanço pedagógico mediado por tecnologia. "A inclusão digital é fundamental e a Ulbra, especialmente no Rio Grande do Sul, foi pioneira. Nossa Instituição busca sempre estar conectada com as inovações da tecnologia'', lembra o reitor.

Novos cursos
O novo portfólio de cursos planejado para a modalidade EAD, com a metodologia semipresencial, alinhado com os avanços e remodelação do mercado educacional e que será ofertado em diversas unidades, também foi evidenciado por Thomas Heimann. "A Ulbra está sempre atenta ao perfil de profissional que o mercado tem exigido. A formação por competências passou a ser uma das balizadoras dos projetos pedagógicos dos cursos, contemplando não só as diretrizes curriculares e o perfil do egresso de cada curso, mas também as demandas do mercado. Para dar conta disso, os processos pedagógicos precisam ser constantemente atualizados e aprimorados'', explica.
"Não podemos perder a visão sistêmica de uma instituição de ensino como a Ulbra. Ela é uma comunidade de aprendizagem, na qual docentes, discentes e colaboradores precisam ter sinergia, em parceria com diferentes segmentos da sociedade, para alcançar sucesso em todas os seus projetos e realizações", conclui.

Formação/Experiências profissionais
Thomas Heimann, natural de Porto Alegre. Atua como professor na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em diferentes cursos de (1996-2019), na área da Psicologia, Comportamento Humano e Aconselhamento Pastoral; na disciplina de Cultura Religiosa (1996-2019); em cursos de pós-graduação/especialização (2003-) e nos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e de Residência Médica Humana (2019-). Atuou como coordenador do curso de Teologia presencial e EAD da Ulbra Canoas (2010-2019). 
Também exerceu docência na Escola Superior de Teologia (Faculdades EST, São Leopoldo, RS), em cursos de especialização (2003-) e no mestrado profissional em Teologia. É membro do Grupo de Pesquisa em Aconselhamento e Psicologia Pastoral do Programa de Pós-graduação das Faculdades EST (2003-).

Informações Acadêmicas
Bacharel em Teologia, Seminário Concórdia, São Leopoldo, RS (1992);
Bacharel em Psicologia, Ulbra, RS (1995);
Especialista em Psicopedagogia, Faculdades Integradas de Amparo, SP (2000);
Mestre em Teologia Prática, Faculdades EST (2003); Bacharel em Teologia, Ulbra, RS (2015) - Convalidação
Doutor em Teologia Prática, Escola Superior de Teologia (Bolsista Capes), Faculdades EST

Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824

Foto: Leonardo Magnus / ACS Ulbra Canoas

Escolas Luteranas Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos