O Seminário Concórdia é nosso


Ler em formato flip
10/03/2021 #Seminário Concórdia #Artigos #Editora Concórdia

Conheça o novo diretor do Seminário Concórdia

O Seminário Concórdia é nosso

Nascido em uma família cristã, tive a graça de Deus de, desde cedo, conhecer sua Palavra e receber, além da parte dos meus pais, também de meus pastores, uma orientação clara desta Palavra e uma vida sempre muito próxima da igreja. Sou casado com Sandra Denise Linden, orientadora educacional e minha maior apoiadora em todos os empreendimentos que já participei e atuo. Temos três filhos – Lucas, Tobias e Gabriele, e um genro, Alan Diego Fürst. Considero minha família uma bênção especial do bondoso Deus.

Após ter estudado por um tempo na Universidade Federal do RS, no curso de Engenharia Química, decidi estudar no Seminário e ser pastor. Além da família e de pastores que me incentivaram nesta mudança de rumo, a participação na Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB), como vice-presidente em duas gestões, teve um papel muito importante na vontade de servir no ministério pastoral.

Sou formado no Seminário Concórdia em 1984, e fui pastor em três congregações: Cristo, de Niterói, Canoas, RS; Congregação Paz, de Interlagos, São Paulo, SP; e, antes de vir para o Seminário, na Congregação Castelo Forte, de São Bernardo do Campo, SP. Tive a oportunidade de continuar meus estudos no Concordia Seminary, em St. Louis, EUA, com mestrado em Exegese do Novo Testamento e doutorado em Teologia Sistemática. Alegra-me saber que vários pastores da IELB estão tendo a oportunidade de estudar naquele Seminário, bem como no Seminário em Fort Wayne, EUA, preparando-se para servir ainda melhor ao Salvador Jesus em sua igreja.

Além do ministério pastoral em congregação, a docência sempre foi algo que me cativou. Sou filho de professores, e, mesmo antes de ingressar no Seminário, já atuava como professor (na época, em disciplinas de Matemática e Química para Ensino Médio). Como aluno do Seminário, continuei atuando como professor, então de Ensino Religioso.

Fui chamado para o Seminário em 1996, onde desenvolvo meu ministério desde então. Trabalhar no Seminário é algo muito desafiador, pois preparamos pessoas que levarão a mensagem da salvação a muita gente no Brasil e em diversos países do mundo. Nesta última formatura, no final de 2020, tivemos a oportunidade de ver alguns de nossos formandos serem chamados a atuar em países da América Latina e África. E é muito bom que seja assim, pois o evangelho e a igreja não têm fronteiras.

Vejo o Seminário Concórdia com uma missão muito significativa, não apenas no preparo de pastores e diáconos para o Brasil, mas na sua participação e apoio ao trabalho da igreja em outros países. Isso já tem acontecido com os cursos oferecidos em Angola e Moçambique a partir do material preparado pelo Seminário, através da Educação Teológica por Extensão (ETE). Além disso, temos diversos pastores de igrejas da América Latina cursando seu mestrado em Teologia em nosso Seminário. E temos planos para ampliar a oferta de cursos para nossos irmãos dos países vizinhos.

O grande desafio que vejo hoje é o de continuar formando pastores que sejam fiéis à Palavra de Deus e às Confissões Luteranas, aplicando o ensino a situações muito diversas que se colocam diante do ministério. É preciso resistir à tentação de adequar a mensagem para agradar as pessoas. Por outro lado, precisamos estar atentos a questões que são trazidas hoje, diante de situações novas que surgem. Em outras palavras, precisamos preparar pastores que ensinem a Palavra de Deus com clareza e administrem os sacramentos conforme a instituição de Cristo, e que tenham um olhar muito atento ao contexto contemporâneo. Neste sentido, a IELB pode estar certa de que Deus tem sido muito gracioso por meio do trabalho fiel dos professores de Teologia, que se esmeram para que a formação de pastores atenda aos desafios que se colocam para a pregação do evangelho no tempo atual, a partir da sólida base da revelação de Deus em sua Palavra.

Minha convicção de muito tempo é que o pastor precisa ter dois requisitos fundamentais (que se desdobram em habilidades e ações diversas): amar as pessoas como criaturas de Deus, pelas quais o Senhor Jesus Cristo derramou seu sangue – e isso significa amar a pessoa, não suas qualidades, habilidades ou potencialidades. O outro requisito fundamental é o apego irrestrito à Palavra de Deus – que implica um estudo sério, aprofundado e constante, tendo em vista a pregação e ensino ao povo de Deus e testemunho ao mundo.

Um desafio constante diz respeito à busca de novos alunos, que venham se preparar para o ministério. As oportunidades de servir no reino de Deus por meio do ofício pastoral se ampliam, com trabalho congregacional, capelanias e ministério no exterior. Precisamos a cada ano que bons candidatos sejam apresentados ao Seminário. Nesse sentido, algo que pastores e membros da igreja podem fazer é perguntar a potenciais candidatos a alunos do Seminário uma simples, mas importante pergunta: “Você já pensou em ser pastor?”. O Salvador Jesus já afirmou que a seara é grande – e continua sendo! Roguemos a ele que desperte muitos jovens para que, com fidelidade, dedicação e competência se empenhem no preparo para esta tarefa tão fundamental.

É imperativo lembrar aqui o apoio maravilhoso que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil tem prestado à formação de pastores e diáconos por meio do Seminário Concórdia. Lembro com muita gratidão os esforços e a atuação da Associação de Servas Amigas do Seminário (ASAS), da direção nacional da igreja, seus departamentos, pastores e congregações, que de muitas maneiras têm sido fundamentais para que os alunos do Seminário possam empreender seus estudos. A igreja tem sido generosa por meio de bolsas de estudo, orações, oportunidades aos alunos para atuação nas comunidades, doações por meio da provedoria, palavras de carinho e apoio. Não posso deixar de mencionar aqui a bênção que a IELB tem recebido já há 27 anos por meio do convênio com a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), onde os estudantes do Seminário recebem sua formação no bacharelado e especialização em Teologia, reconhecidos pelo Ministério da Educação.

É muito importante que a IELB sempre considere o Seminário Concórdia como seu Seminário, sua casa de formação de pregadores do evangelho. E que todos nós voltemos nossos olhos para a missão de Deus para o nosso país e além das fronteiras.

Antes de concluir essas palavras, quero manifestar o reconhecimento pelo serviço fiel, dedicado e competente do pastor Leonerio Faller, que por oito anos foi o diretor do Seminário Concórdia. A ele e sua esposa, Márcia, manifestamos nosso carinho e gratidão, e rogamos que o gracioso Deus os conduza em uma nova etapa na vida familiar e no serviço no reino de Deus. Saiba mais sobre o Seminário em www.seminarioconcordia.com.br

Gérson Luis Linden

Professor de Teologia Exegética Seminário Concórdia e Ulbra

Seminário Concórdia Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos