Exames espirituais


Ler em formato flip
12/03/2021 #Artigos #Editora Concórdia

O exame é para verificar em que ou em quem você crê

Exames espirituais

Cada vez é maior o número de pessoas que já fez um exame para testar uma possível contaminação pelo coronavírus. Você já fez algum desses exames? Aliás, quantos outros exames você já fez na vida? Talvez já tenha feito exame de sangue ou uma tomografia, talvez uma ressonância magnética, endoscopia ou colonoscopia. Enfim, são muitos os exames! Nesse momento, quero falar sobre um exame que chamarei de espiritual. Você já fez um exame assim?

A Palavra de Deus nos orienta a fazermos exames de consciência. Lemos em 1Coríntios 11.28: “Que cada um examine a si mesmo”. Assim como no caso do exame de mama se orienta a fazer movimentos e toques buscando nódulos, podemos, espiritualmente, analisar quais são os pecados que revelam problemas maiores, mais intensos e perigosos para nossa vida diante de Deus.

Um autoexame começa por análise de sintomas. Se no caso da COVID 19 podemos observar sintomas como febre, dores no corpo e perda de paladar, também podemos estar atentos para sintomas evidentes do vírus do pecado, tais como, inveja, raiva, descontentamento, cobiças, rancores, mentiras, imoralidades e outras coisas tão comuns entre nós e que revelam que todos estamos contaminados pelo vírus do pecado; e nem mesmo precisamos de exames tão apurados para detectar isso. Mas o exame continua necessário com a intenção de analisar se o tratamento que estamos adotando é realmente eficiente. E para isso necessitaremos recorrer ao próprio Espírito Santo de Deus. Ele realmente nos sonda (Sl 139)! A palavra “sonda” remete a um exame mais profundo! Há exames em que uma sonda é introduzida no corpo e vai lá longe, às vezes com uma câmera, para que fique evidente e específico o problema. A endoscopia, por exemplo, é capaz de proporcionar fotos claríssimas de nosso esôfago.

Do ponto de vista que aqui estou chamando de espiritual, afirmo que o Espírito Santo usa a poderosa Palavra de Deus para fazer essa sondagem. A intenção de um exame espiritual é tornar evidente o problema e apresentar a solução: Jesus – a poderosa graça de Jesus. Está escrito: “PELA GRAÇA vocês são salvos” (Ef 2.8).

A aplicação dos remédios em um tratamento médico é bem variada. Alguns são tomados oralmente. Outros necessitam de uma injeção. Há tratamentos que necessitam de cirurgias. O remédio da graça de Deus nos é aplicado de diferentes maneiras. Temos a proclamação da Palavra, temos a santa ceia e o próprio batismo. No entanto, em efetivo, tomamos esse remédio e recebemos a aplicação desse tratamento mediante a fé. Está escrito: Pela graça vocês são salvos, MEDIANTE A FÉ. (Ef 2.8). Dessa maneira percebemos a ação da graça e da fé nesse tratamento que Deus oferece!

Analisar a fé é importante. É por isso que a Bíblia, ainda usando a temática de exames, diz assim, em 2Coríntios 13.5: “Examinem-se para ver se realmente estão na fé”. Aqui aplico e replico o texto com a pergunta: “Você está na fé?”. Perceba que a pergunta não é se você tem fé. Afinal, fé em algo ou em alguém todos têm. O exame é para verificar que tipo de fé você tem? É um exame simples, mas que deve nos ajudar a perceber em que, de fato, você confia, ou, onde deposita a sua fé.

Mas, afinal, como podemos fazer esse exame? Uma forma é fazer uma espécie de terapia espiritual. Nada relacionada a sessões mediúnicas. Não! O foco é observar seus sentimentos. Por exemplo: o que faz você ficar triste e descontente? Por que você se sente assim? Suas ambições e prioridades na vida têm fundamento? Suas alegrias são passageiras? Por que seu coração não está em paz? Como você reage nas derrotas? Como você vivencia suas vitórias? Como lida com elogios e com as críticas?

Examinando e sondando aqui e ali você poderá perceber se, de fato, sua fé repousa em Jesus e nos seus propósitos ou se você apenas busca coisas supérfluas. Paulo diz claramente que, se não repousamos e vivemos no amor de Deus, todo o resto é em vão (1Co 13). Salomão diz que todo o resto é como correr atrás do vento (Ec 2.11). Por outro lado, Paulo testemunha que aprendeu a correr na direção certa, quando aos filipenses afirma que aprendeu o segredo de viver contente em toda e qualquer situação: tendo muito ou tendo pouco (Fp 4.11-12).

Dizem que os exames de coronavírus podem dar um falso positivo, ou um falso negativo. Nossos exames espirituais também. Por isso há o alerta: “Se dissermos que não temos pecado, a nós mesmos nos enganamos e a verdade não está em nós” (1Jo 1.8). Em outras palavras: se você se examinou e não encontrou pecado: cuidado! Há uma inverdade aí! No entanto, a grande e maravilhosa verdade é que todos os que reconhecem o seu pecado e se voltam a Jesus, em fé, todos são perdoados! Absolutamente todos! São curados, renovados, salvos! Isso não significa que estaremos livres dos sintomas, mas certamente podemos estar certos da cura.

O exame de nossa vida é muito importante, sobretudo porque o tratamento oferecido é completamente eficaz. Afinal, se o exame não ocorrer e se não houver reconhecimento do pecado, a Bíblia nos alerta que o próprio tratamento pode trazer juízo e condenação (1Co 11.29), assim como um remédio que tem contraindicações.

Para que a arrogância não domine, precisamos perceber que efetivamente somos pecadores, mas também saber que, de maneira ainda mais efetiva, Deus é misericordioso. É justamente na sua misericórdia que está a nossa esperança! O Cristo que veio continua vindo, e um dia virá para julgar os vivos e os mortos; por isso, sempre é tempo de examinar-se!

Ismar L. Pinz

Pastor

Porto Alegre, RS

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos