A ele toda a glória, honra e louvor


Ler em formato flip
22/03/2021 #Artigos #Editora Concórdia

Mas afinal, o que isso significa?

A ele toda a glória, honra e louvor

É bem comum ouvirmos em nosso meio a expressão “a ele toda a glória, a ele toda a honra, a ele o louvor”. Uma referência a Romanos 11.36.

Algumas músicas da linha gospel também fazem menção a esta expressão como: “Tudo por ele; tudo para ele”; “Porque dele e por ele, para ele são todas as coisas”.

Nesse meio em que vivemos, de tristeza e infortúnios trazidos pela pandemia e pela COVID 19, você não se pergunta, às vezes, mas, afinal, onde está a glória e a honra nisso tudo?

Visão

Nossa primeira visão é ver a desgraça, as coisas ruins. De leigo[1] para leigo: você está sendo incoerente. Se você crê em Deus, deve acreditar no que Deus lhe diz, e ele diz para você que não fará nada para nos prejudicar. Então mesmo a pandemia e com ela toda a sua tristeza são, na visão cristã, para nosso bem, oportunidades para evangelizar conforme anotação na Bíblia de Estudo da Reforma, p. 1913:

Por maneiras muito além da nossa compreensão, Deus age com misericórdia para trazer salvação a judeus e gentios. Os seres humanos não podem trocar de lugar com Deus achando que podem levá-lo a julgamento. Mas nós, em quem o seu Espírito habita, o louvamos por sua inesgotável bondade para conosco em Cristo Jesus. Somente a ti ó Deus Triúno, pertence toda a glória para sempre. Amém.

Sim, eu sei, talvez você tenha ficado doente, pode ter tido parentes hospitalizados, talvez tenha perdido pai, mãe, sogro, sogra, esposa, marido para a COVID. Sim, isso dói. E eu não sei o quanto e nem posso imaginar. Eu não sou exemplo de vida para ninguém e não sei por qual razão Deus, na sua bondade, poupou a mim e a minha família, mas eu sei que a dor faz chorar, e o choro traz lágrimas, e são as lágrimas que embaralham a nossa visão e não nos permitem enxergar.

Ouvir

Lembre-se de que Maria Madalena, no sepulcro, apesar de ter convivido com Jesus, de tê-lo visto várias vezes, não o reconheceu. E isso aconteceu porque ela estava chorando. Sua visão estava focada na dor.

Somente ao ouvir, devido ao contato frequente com a Palavra é que Maria reconheceu Jesus (pelo ouvir), e então enxergou a glória da ressurreição.

Ouça Deus. Tudo que acontece em nossa vida, é para nosso bem. Nossa compreensão é que não entende isso, porque nossa visão, ao natural, fixa-se na dor.

Falar

Os acontecimentos em nossa vida são oportunidades constantes para falar do amor desmedido de Deus. Incompreensível. São oportunidades diversas e constantes para levar o evangelho.

Talvez esse ano de 2020 poderia ter sido o ano da chegada de Jesus. Talvez. Mas Deus, ao ver que o povo ainda não estava preparado, pode ter permitido que a Terra fosse ferida pela pandemia do coronavírus, para o bem de muitos.

E é justamente você que está fazendo falta. Quantas oportunidades você teve ao ir ao hospital? Estando internado, quantas oportunidades?

Se você não tem o dom da fala, ou acha que não tem condições de falar, então apenas ore. No seu leito, ou na sala de espera. As pessoas irão ver você orando é irão até você porque elas estão desesperadas. Esta será a sua oportunidade de fazer o que devemos fazer: ser a ponte para os outros.

No meio da desgraça, nós somos a luz, e aprendemos isso com vários exemplos na Bíblia (a Palavra), como o do apóstolo Paulo, mesmo estando preso de forma injusta por pregar o evangelho, continuou testemunhando dentro da prisão. E louvou a Deus pela oportunidade que Deus lhe deu para que mais pessoas pudessem conhecer a verdade que liberta.

Nossa missão são os outros

Todos os seus sentidos: audição, visão e fala, não são para você. Todas as bênçãos que lhe são alcançadas, não são para você. Tudo que temos e somos são para os outros. A menos que você não acredite em Deus e não acredite que você já está salvo.

Por sermos salvos, por já estarmos no céu com Jesus, por sermos uma extensão do próprio Cristo, que proveito há em termos dons nesta vida?

Lembra dos discípulos que Jesus mandou em duplas? Jesus os enviou sem nada. A missão deles era levar a notícia. A nossa missão é diferente, nós estamos no mundo para buscar pessoas. Sendo assim, Jesus nos envia com sacos de utensílios úteis para facilitar a nossa missão que é: os outros.

Portanto, todos os nossos bens e dons não são para nosso proveito próprio, mas para buscar os outros, inclusive a dor, inclusive a pandemia.

Para finalizar, podemos resumir isso em dois pontos:

1 – Acreditar e confiar em Deus exige contato permanente com a sua Palavra, caso contrário ficaremos cegos pela dor; por essa razão, não deixe de participar dos cultos (seja presencial ou virtualmente), e medite constantemente sobre as Escrituras.

2 – Nosso objetivo são as pessoas. Mire nas pessoas. Não perca as oportunidades, não se desespere. Se Jesus disse que estará sempre conosco é porque ele, de fato, estará sempre conosco. Inclusive na dor.

Por fim, meu querido irmão, minha querida irmã, não sei o grau de tristeza que pode estar fazendo você chorar devido à pandemia ou a outra desgraça, mas o meu desejo, do fundo do meu coração, é que esta palavra o alcance, e que você tenha a mesma paz que eu tenho em Cristo, nosso Senhor.

A ele toda a honra, a glória e o louvor, é pelo fato de a sua mão estar no comando de todas as coisas, sempre para o nosso bem. Lutero explica isso dizendo que ao falar “a ele toda a honra, a glória e o louvor”, importa em reconhecer que todos os dons temporais e espirituais, toda a ajuda e consolo vem dele. É confiar nele de todo o coração em momentos de alegria e de infortúnio. É buscar refúgio em Deus em meio às tentações. É buscar e invocar somente a ele em todas as necessidades e tormentos. Amém. 

 

Fabio Leandro Rods Ferreira

Advogado

Porto Alegre, RS



[1] Leigo é uma expressão genérica utilizada na igreja luterana para designar homens e mulheres que não são teólogos. Também é uma expressão para identificar um departamento interno das congregações composto apenas por homens; o departamento equivalente para mulheres chama-se: servas. 

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos