Preparados para responder


Ler em formato flip
07/07/2021 #Mulheres #Reflexão

Em diversas situações procuramos estar preparados, pois a falta de preparo pode trazer insegurança diante do desconhecido.

Preparados para responder

Em diversas situações procuramos estar preparados, pois a falta de preparo pode trazer insegurança diante do desconhecido.

A pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo inteiro muitos desafios e questionamentos. Quem estava preparado para enfrentá-la?

A falta de conhecimento e de preparo para enfrentar este vírus trouxe muita angústia, insegurança e até pavor.

Autoridades civis e sanitárias, em diferentes países, buscavam respostas para agir. Aliás, cada ser humano buscava sua resposta.

Nessa busca desenfreada por respostas, até Deus foi mencionado como o causador dessa desgraça. E até mesmo no mundo cristão surgiram interpretações para esse fato.

Não temos resposta para todas as indagações, mas temos algo a questionar quanto à afirmação de que Deus é o responsável pela epidemia da Covid-19: por que os homens, em seu livre arbítrio, inventam e criam coisas que trazem consequências danosas, responsabilizam Deus pelos resultados?

Como cristãos, sabemos, pelas Escrituras Sagradas, que “Deus é amor” (1Jo 4.8), isto é, ele nos ama e quer o nosso bem, conforme as palavras de Romanos 8.28: que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Não aceitamos que Deus seja culpado pelas maldades humanas, apesar de sofrermos as suas consequências.

Deus age em nossa vida, oferecendo, não obrigando, o seu auxílio nas diferentes adversidades, como diz o salmo 46.1: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações”. Daí orarmos, diariamente, pedindo o seu auxílio, a sua proteção e orientação, sem esquecer de pedir perdão por tudo que nós fazemos e pensamos contra a sua vontade, bem como pela nossa omissão onde há tanto por fazer.

Gosto muito do versículo 15 de 1Pedro 3, onde lemos: “santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”, pois ele me motiva a buscar respostas em Deus e oferecê-las a tantas pessoas que necessitam de um alento, de uma voz amiga e consoladora, principalmente nesses dias tão sofridos para muitos.

Como é bom termos uma congregação que busca diferentes alternativas de aprendizagem da Palavra de Deus e de ações que beneficiam outras pessoas, que ainda não conhecem a fé salvadora em Jesus Cristo.

Nosso testemunho e as obras de nossas mãos, por amor a Deus, são riquezas inestimáveis neste mundo, onde pessoas estão perdendo valores que dignificam o ser humano.

Sempre haverá pessoas que irão criticar e zombar de nossas atitudes, mas, mais uma vez, escutamos o que nos diz a Bíblia: “Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos” (1Pe 2.15).

A motivação, a coragem, a fé, o amor, Deus nos dá, cabe a nós fazermos o serviço.

Há muito a ser feito, e não há desculpas quanto à epidemia, pois temos criatividade, e a tecnologia tem sido uma ótima ferramenta nesta ocasião. 

Alguns já encontraram a sua maneira de agir; vamos todos nós encontrar uma forma de responder a tantos desafios que estão à nossa frente, nos alegrando em SERVIR AO SENHOR.

Edelgard M. M. Garlipp

Imbé, RS

 

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Mulheres Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos