Vivendo o casamento sob a graça


Ler em formato flip
21/07/2021 #Homens #Editora Concórdia #Estudos #Exclusivo Assinantes #Reflexão

Quando lemos o plano de Deus para o casamento, vemos um plano perfeito, completo.

Vivendo o casamento sob a graça

Lendo Gênesis 2.18-24, aprendemos que Deus, enquanto criava, dizia que tudo era muito bom. Deus criou a luz e disse: é muito bom; Deus criou a terra e disse: é muito bom. A primeira vez que Deus disse que algo não era bom foi quando ele viu que o homem estava sozinho.

            Então Deus disse: “Far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.

 

            Auxiliadora – Idônea

            Hoje, tantas palavras sofreram distorção que, quando falam, por exemplo, em submissão, alguns se arrepiam.

            Todo seguidor de Jesus Cristo está submisso. O próprio Cristo tomou o seu lugar de servo (Fp 2). Submissão não deveria ser um problema para a mulher cristã ante o seu marido. Submissão também não deveria ser um problema para o homem diante do Senhor e nem de uns para com os outros – enquanto membros do mesmo corpo.

            O problema não está na palavra submissão, mas no orgulho. Quando o orgulho domina a pessoa, logo a ruína entra e destrói casais e famílias que se amam. Humildade é essencial para o casamento.

 

            Vamos olhar para a Trindade

            Vemos o Pai, o Filho e o Espírito Santo disputando poder entre si? Isso não existe. Eles são uma unidade plena, perfeita e sem defeito. Os três são três, mas um. Eles funcionam assim, numa harmonia completa e perfeita.

            O plano de Deus nunca foi que homem e mulher disputassem poder. Ou discutir sobre quem é o maior ou menor. Pelo contrário, marido e mulher quando vivem conforme o plano de Deus para a família, vivem mais felizes, porque um auxilia o outro.

            Deus criou a mulher como auxiliadora do homem. Esse termo não significa inferioridade, mas reforça o significado da ordem da criação, onde Adão era o parceiro que tinha uma responsabilidade maior, e isso inclui cuidar muito bem da sua mulher.

          “Assim como Cristo amou a igreja, amai vossas mulheres” - Efésios 5.21-33.

            Alguém já ouviu falar que Cristo bateu na igreja? Traiu a igreja? Maltratou a igreja? Estuprou a igreja? Desrespeitou a igreja? Pelo contrário: Cristo salvou a igreja, cobre a igreja de bênçãos, confere autoridade à igreja, ama a igreja, protege a igreja, deu a vida pela igreja.

            Temos em Efésios o modelo de amor para os homens: Como Cristo amou a igreja, ame sua esposa. Jesus não precisa nos lembrar de que ele é autoridade sobre a igreja, porque ele é. A autoridade de Jesus é fácil de ser entendida pela igreja, porque é uma autoridade exercida em amor e serviço.

 

            Submissão e autoridade

            Marido e mulher só não vivem isso dentro do matrimonio quando lhes falta submissão à autoridade da Palavra de Deus. Pois quando o casal se volta para a Bíblia de forma submissa e humilde, ele se volta para plano perfeito de Deus do matrimônio.

            Muitos casais, com o passar do tempo, passam a encarar o casamento com rivalidade e até com espírito de competição. Veem o casamento como um jogo de tênis – quando há uma dificuldade, elas são rebatidas de um lado para o outro. O objetivo do jogo é fazer o outro errar para se obter a vitória.

            Entretanto, se quisermos comparar o casamento com algum jogo, podemos compará-lo com o jogo de frescobol. O objetivo desse jogo é se esforçar ao máximo para não deixar a bola cair e entregá-la para o outro nas melhores condições. A moral é: quanto mais tempo a bola ficar no ar, os dois ganham.

            Deus não nos deu adversários, concorrentes para o casamento. Ele nos deu cônjuges.

            É muito bom viver o matrimônio sob a bênção do Criador: Deus. O cônjuge (esposo/esposa) que temos, não é nosso(a), mas é de Deus. E quando cuidamos do cônjuge, estamos cuidando do bem mais precioso de Deus para nós.

            Portanto, vivamos o casamento sob a graça de Deus. Amém.

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Alçamar Prando,

Pastor da IELB São Gabriel da Palha, ES

Homens Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos