Pai, exemplo a ser seguido?


Ler em formato flip
04/08/2021 #Editora Concórdia #Mulheres #Exclusivo Assinantes

Responsabilidade com amor e 100% com as orientações de Deus.

Pai, exemplo a ser seguido?

No mês de agosto, dedicamos um dia especial aos pais. Justa e merecida esta homenagem. Mas será que todos os que têm filhos podem ser chamados de pais? Um pai de verdade é aquele que divide esta reponsabilidade de amar e educar com a sua esposa, a mãe dos seus filhos. Responsabilidade com amor e 100% com as orientações de Deus. Sim, porque ser pai, assim como ser mãe, está cada vez mais difícil neste mundo. E as causas dessas dificuldades, todos nós sabemos: pouca espiritualidade, vida corrida, falta de valores éticos e morais, consumismo, más companhias...

 

Mundo para os filhos ou filhos para o mundo?

Gosto muito de uma frase do filósofo e escritor Mário Sérgio Cortella, que diz assim: “O mundo que vamos deixar para nossos filhos depende muito dos filhos que vamos deixar para esse mundo”. Sim, que filhos vamos deixar para esse mundo? Pais e mães, já pensaram nisso? É muito bom tirar um tempo e parar para refletir: como tem sido o relacionamento com os meus filhos? Eles se sentem amados e me veem como um bom exemplo a ser seguido, apesar dos meus erros e falhas, o que é comum no ser humano? O que estou fazendo de errado e como posso melhorar?

 

Dar atenção aos filhos nem sempre é só sentar e conversar, dando explicações e informações sobre assuntos diversos. Um exemplo que Cortella cita: “É ineficaz explicar conceitos teóricos, como ética, mas é fundamental praticar valores como convivência, respeito ao próximo, capacidade de partilhar e de falar a verdade. Ou seja: é uma reflexão a respeito do porquê você faz aquilo que faz. É necessário pensar se o que fazemos é bom para nós e para outros ou se é bom para nós e prejudica os outros”. Como é importante o exemplo de vida dos pais!

 

Coerência – requisito fundamental

Sabem aquela famosa frase: “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”? Talvez até nós já a tenhamos usado. O exemplo fala mais alto e é logo absorvido pelos filhos. Quando pedimos a eles que atendam a quem está batendo à porta e digam que não estamos em casa, como fica a explicação que não devemos mentir, mas sempre falar a verdade? Ser coerente, em palavras e atitudes, é um dos grandes ensinamentos que transmitimos aos filhos, pois irá nortear a vida deles.

 

A Palavra de Deus no coração dos pais e dos filhos

A Palavra de Deus muito pode ajudar os pais. Mas para buscar orientações que ajudem na educação dos filhos, é necessário que, em primeiro lugar, essa Palavra esteja no coração e na mente dos pais. Em Deuteronômio 6.6 e 7 diz: Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem”. Para isso, é preciso que os pais leiam, meditem e aprendam sobre a Palavra de Deus, que orem e compartilhem momentos de reflexão com aqueles que são presentes do Senhor, para que, assim, andem sempre nos caminhos de Deus (“Os filhos são um presente do SENHOR; eles são uma verdadeira bênção”, Sl 127.3).

 

Pais, querem, que os seus filhos sejam felizes? Façam todo o esforço e peçam a bênção de Deus para serem bons exemplos de vida. “O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!” (Pv 20.7).

 

Queridos pais, lembrem-se do que Deus diz em Efésios 6.4: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos”.

 

Como seria maravilhoso se os filhos, ao pensarem em amor, respeito, honestidade, justiça, bondade, fidelidade, se lembrassem logo dos seus pais.

Ser um bom exemplo para os filhos não significa querer que eles sejam iguais a nós, mas passar para eles o que temos de melhor, especialmente a alegria de andar nos caminhos de Deus e de ser salvo pela fé em Jesus.

 

Que Deus abençoe a todos os pais!

 

Tânia Eloisa Voigt Kopereck

Bagé, RS

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Editora Concórdia Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos