Paciência


Ler em formato flip
23/08/2021 #Editora Concórdia #Artigos #Diretoria Nacional #Exclusivo Assinantes #Reflexão

“Seguidamente perco a paciência. Como posso me livrar deste mal em minha vida?”

Paciência

Não conhecemos esta pessoa e não sabemos detalhes da situação em que vive e as dificuldades reais do dia a dia da sua vida. Essa falta de conhecimento não inviabiliza uma resposta sobre esse assunto.

 

Perder a paciência em determinados momentos é frequente e normal na vida das pessoas. Também os cristãos não estão isentos “deste mal”, como escreve o autor da pergunta.

 

Nos tempos modernos, especialmente a partir da metade do século 20, a humanidade se viciou em automatismos que geraram o imediatismo. Quer-se tudo “para ontem”. Tudo precisa ser resolvido imediatamente. Não se dá tempo para quase nada.

 

Esse imediatismo passou a ser a regra da vida das pessoas e a determinar o tipo de relacionamento entre elas. E quando as respostas às indagações não acontecem logo, a paciência aflora, podendo estabelecer desentendimentos e conflitos e gerar outros males, como agressões, separações e outras consequências desagradáveis.

 

Há muitos textos bíblicos que nos auxiliam na compreensão e solução desse mal (leia):

·         2Pe 1.6 – Apresenta o domínio próprio como uma virtude a ser cultivada por cristãos.

·         Gl 5.23 – Relaciona o domínio próprio como fruto do Espírito Santo na vida dos cristãos.

 

A capacidade de impedir que a impaciência domine a pessoa é adquirida com a presença e ação do Espírito Santo na vida dos cristãos. Quanto maior for a meditação na Palavra de Deus, através da qual o Espírito Santo age, maior será a capacidade de atenuar a manifestação da impaciência.

 

Recomendo a leitura do texto de Tiago 5.7-11, que apresenta exemplos inspiradores de personagens bíblicos que superaram a tentação de perderem a paciência.

 

O ditado popular, “Quem espera, sempre alcança”, nos lembra da importância de saber esperar com paciência. Lemos no salmo 25.3: “Com efeito, dos que em ti [Deus] esperam, ninguém será envergonhado”. (Leia também o Sl 40.1 e Sl 27.14.)

 

Aprendamos com o Senhor. Quanta paciência tem conosco! Ele nos perdoa, nos fortalece e ampara com o seu amor.

 

Orar e “contar até 10”, ajuda a vencer a tentação de perder a paciência!

 

Martinho Sonntag

Pastor

 

 

NOTA:

Esta é uma das perguntas enviadas ao programa “Pergunte ao Pastor”, da Rádio CPT. Esse programa vai ar, ao vivo, todas as quintas-feiras, às 11h, com o pastor Martinho. Você pode participar pelo WhatsApp (51) 3332-2111 ou pelo e-mail do pastor Martinho martinho@ielb.org.br

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Martinho Sonntag

Vice-presidente de Educação Cristã da IELB

Editora Concórdia Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos