Igreja Luterana da Letônia pede filiação ao Conselho Luterano Internacional


18/08/2021 #Diretoria Nacional #Congregações

Presidente da IELB manifesta alegria e gratidão pela chegada de mais esta igreja irmã à associação global de órgãos confessionais da Igreja Luterana

Igreja Luterana da Letônia pede filiação ao Conselho Luterano Internacional

A Igreja Evangélica Luterana da Letônia (Latvijas Evangeliski Luteriska Baznica - LELB) realizou uma reunião do sínodo no dia 06 de agosto, para filiação ao International Lutheran Council (ILC). Segundo o secretário geral da ILC, Timothy Quill, a LELB tem um relacionamento longo, frutífero e harmonioso com muitas igrejas que são membros do ILC. "Nós conhecemos bem e temos a mesma mente e coração na doutrina e prática luterana. Estamos muito satisfeitos em saber que a Igreja da Letônia votou para se tornar membro do Conselho Luterano Internacional", enfatiza.

A Igreja Evangélica Luterana da Letônia é a maior igreja da Letônia, com aproximadamente 700 mil membros. O Conselho Luterano Internacional é uma associação global de órgãos confessionais da Igreja Luterana que proclamam o Evangelho de Jesus Cristo com base em um compromisso incondicional com as Sagradas Escrituras e as Confissões Luteranas. O ILC existe para encorajar, fortalecer e promover a teologia e prática luterana confessional centrada em Jesus Cristo entre seus membros e em todo o mundo.

Os delegados do sínodo do LELB reuniram-se sob o tema "Serviremos ao Senhor" (Josué 24.15), em uma instalação ao ar livre em Roja. Esta foi a primeira vez que um sínodo do LELB foi realizado fora de Riga (capital da Letônia). O sínodo havia sido programado para ocorrer em junho de 2020, mas foi adiado devido à pandemia da COVID-19. Acesse aqui a reportagem completa no site do ILC.

O presidente da IELB, pastor Geraldo Schüler, manifestou grande alegria e gratidão a Deus em receber a notícia que a Igreja Evangélica Luterana da Letônia decidiu filiar-se ao ILC. "Em 2017, celebramos os 500 anos da Reforma Luterana, por meio da qual o bondoso Deus devolveu à sua Igreja a Boa Nova da salvação pela fé em Cristo Jesus. E nós somos testemunhas do quanto esta mensagem foi preciosa aos nossos pais, é preciosa para nós e continuará sendo preciosa para nossos filhos e para todas as gerações vindouras. Por isso, somos luteranos confessionais, membros do ILC, pois, juntamente com as demais igrejas cristãs luteranas confessionais, queremos trabalhar e lutar para preservar e compartilhar este precioso tesouro com as pessoas de todas as gerações e do mundo todo, observando o que nos recomenda o autor da carta aos Hebreus, no capítulo 10, versículo 25: 'Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel'. Que isto continue acontecendo no Brasil, na Letônia e em todo o mundo! Soli Deo gloria!", comemorou.

Diretoria Nacional Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos