Em busca de um sonho


24/08/2021 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Em busca de um sonho

Em busca de um sonho é um livro que resgata momentos marcantes na vida de muitos jovens que ajudaram a organizar e manter a Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) durante tantos anos.  Ele reúne vasta documentação sobre a trajetória desta organização auxiliar da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

O livro mescla a história da JELB com momentos da história brasileira, mostrando como os caminhos foram sendo traçados de acordo com a necessidade de superar obstáculos e planejar novos desafios. Escrito em linguagem simples e direta, Em busca de um sonho procura narrar a história da JELB como efetivamente foi: a caminhada de jovens que, irmanados, a cada dia vivem e recuperam o sonho da existência de uma organização nacional voltada ao jovem cristão luterano. O livro foi elaborado com a ajuda de diversas pessoas.

Subtítulo: A história da Juventude Evangélica Luterana do Brasil
Organizador: Luiz Antônio Pinto Cruz

Dimensões: 14X21 cm
Número de páginas: 128

Adquira aqui.

Leia abaixo a introdução do livro Em busca de um sonho 

Num Antigo Vilarejo

Quem não honra o passado não tem direito ao futuro. Pastor Carlos H. Warth

Tudo começou num vilarejo chamado Hartzpikade (Picada Hartz), na época pertencente ao município de Sapiranga, RS. Hoje emancipado, Nova Hartz ainda guarda a memória de ser o local onde surgiu uma das mais antigas organizações juvenis religiosas do país: a JELB (Juventude Evangélica Luterana do Brasil). A palavra-chave desse tempo era união: formação e união das primeiras comunidades em torno de um Sínodo, o surgimento das primeiras uniões juvenis e, enfim, o sonho de união de todos os grupos de jovens em uma liga.

Nesse tempo, só existia união juvenil no Rio Grande do Sul, e a dificuldade de transporte e de comunicação isolava ainda mais uma juventude da outra. Com a fundação de uma Liga Juvenil Luterana no Brasil – nos moldes da liga juvenil norte-americana – esta situação poderia ser revertida através de intercâmbio, congressos e torneios esportivos. Eis um trecho da Primeira Ata Oficial da JELB em 31 de maio de 1925: quão grande importância tal liga é para todos nós. Porque, o que por vezes não pode ser realizado por uma união juvenil, para uma Liga seria facilmente realizável. A primeira diretoria eleita da Waltherliga Brasiliens (Waltherliga Brasil) era composta por: presidente – Rev. Karl August Rupp; vice-presidente – Rev. Edmundo Neumann; secretário – Hans Maack e tesoureira – Srta. Leonora Klein. Restava apenas um detalhe: como se chamaria a liga? Sobre o nome escolhido, a ata explica: Segundo resolução, foi dado à nova união [das ligas] o nome de “Waltherliga”. Isto ocorreu, primeiro, para preservar uma lembrança duradoura do nosso querido Dr. Walther, o qual por graça divina, novamente anunciou “Palavra e doutrina de Lutero”, clara e puramente e as colocou sobre um pedestal luzente, tornando-se assim o fundador de nosso querido Sínodo de Missouri; em segundo lugar, para com isso declarar que estamos unidos em espírito com a grande Waltherliga na América do Norte, à qual milhares de jovens pertencem e que já muita bênção proporcionou e ainda proporciona1. Hoje, percebemos que o caminho não estava traçado e a estrada, não a encontramos pronta. Os primeiros passos foram inseguros e difíceis. Mesmo assim, as uniões juvenis foram surgindo nas comunidades do Sínodo Luterano em meados do século XX. Aos poucos, cada uma foi se encontrando e construindo um mesmo caminho, que se tornou distinto, inconfundível e único: a Waltherliga. No tempo da Segunda Guerra Mundial, por questões nacionalistas do Estado Novo, a nossa organização passou a denominar-se Liga Walther. No ano de 1945, a Liga Walhter foi extinta, e o trabalho juvenil na IELB ficou ao cargo de uma Comissão Pró-Juventude. Em 1950, a Comissão Geral foi reorganizada em JLB – Juventude Luterana do Brasil. Mais tarde, a organização juvenil passou a chamar-se JELB. Da Waltherliga à JELB, nossa entidade recebeu diferentes nomes, mas um mesmo sentido: levar o amor de Cristo para todos, especialmente para os jovens. A JELB do novo milênio traz as marcas dessa caminhada e o mesmo espírito de união de suas origens. Dentro deste contexto, o Conselho Geral procura contribuir com ações e palavras, visando a integrar os jovens luteranos em todo o Brasil.

 

1 MAACK, Hans. “Protokolle der Watlher-Liga von Süd-Amerika, Soli Deo Gloria”. Ata de fundação da Waltherliga em Picada Hartz.

Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos