Visita à Roraima


22/09/2021 #Diretoria Nacional #Congregações

Vice-presidente de Ação Social acompanhou ações e projetos realizados pela igreja em diversas cidades

Visita à Roraima

Entre os dias 26 de agosto e 05 de setembro, o vice-presidente de Ação Social da IELB, pastor Airton Schroeder esteve em Roraima para conhecer diversas ações e projetos desenvolvidos pela IELB naquele Estado, além de visitar os pastores e desenvolver atividades de pregação e palestras nas congregações locais.

Em São João da Baliza, conheceu mais de perto o Projeto de acolhimento de imigrantes venezuelanos. Os pastores Josemar da Silva Alves Bonho e Marcel Scheidt e suas famílias, o líder leigo, Prof. Dr. Carlos Sander, e esposa e o vice-líder Leigo, Élcio Stein, acompanharam a visita ao sul do Estado onde vivem cerca de 800 imigrantes, dos quais alguns desejam se estabelecer e outros esperam interiorização. Segundo o pastor Airton, há pessoas que se deslocaram até a cidade caminhando. “São 200 Km da fronteira até a capital, seguindo mais de 330 km ao sul, sem considerar a distância percorrida dentro do país de origem”, destacou.

Lá, o vice-presidente dirigiu a mensagem no culto na CEL Fé em Cristo, na sede do município de São João da Baliza, com a presença, quase na sua totalidade, de imigrantes venezuelanos. Também dirigiu a mensagem no culto de CEL Bom Pastor, Vicinal 28, no interior do mesmo município. Ainda na CEL Fé em Cristo ministrou uma palestra sobre Ação Social por meio da igreja. Durante os dias, na cidade de São João da Baliza, os pastores visitaram algumas famílias de membros, e um número expressivo de famílias imigrantes na cidade.

Em Boa Vista, também houve contatos com famílias acolhidas, inclusive aquelas hospedadas nas dependências do templo da CEL Cristo Redentor. Lá, pastor Airton realizou uma palestra refletindo sobre a Ação Social como obra de Deus por meio da igreja e dirigiu a mensagem do culto, que contou com momento de profissão de fé e batismo de crianças e adultos, inclusive de imigrantes.

Na capital, foi desenvolvida uma intensa agenda de visitas a órgãos e organizações que atuam com imigrantes, o complexo de abrigos e espaços de passagem. Acompanhado dos pastores, foi realizada a primeira visita ao Centro de Operações da Operação Acolhida do Exército Brasileiro: Força-Tarefa Logística Humanitária do Governo Federal, organizada em três eixos: 1) ordenamento da fronteira; 2) acolhimento; 3) interiorização. Os pastores foram recebidos pelo Capelão Tenente Francisco Fabiano Rodrigues Leite e pelo Tenente-Coronel Daniel Capell Farias Silva. Toda a operação foi apresentada, em suas diferentes etapas, onde há uma forte parceria com a ONU, por meio das suas agências para refugiados Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e para imigrantes Organização Internacional para as Migrações (OIM). Na ocasião, também foi gravado um vídeo para incentivar o projeto de acolhimento a imigrantes (assista aqui).

Também foram apresentados a organizações nacionais e internacionais que atuam nas diferentes etapas da operação e houve visita a diferentes abrigos, entre eles o abrigo Floresta, um dos dois abrigos indígenas, onde cerca de 700 indígenas do país vizinho, de quatro etnias, aguardam uma definição sobre seu futuro. Ainda no Centro de Triagem da Operação Acolhida, visitaram o escritório da Pastoral Universitária de Roraima, que possui iniciativas de acolhimento temporário de migrantes, através da Casa de Passagem com vistas à interiorização.

Também foram feitas visitas a Agências de Cooperação, como o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (Sjmr), Fundação Fé e Alegria em Boa Vista, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), e a Visão Mundial, organização muito conhecida no Brasil e parceira da Diaconia, que desenvolve projeto de acolhida que envolve ensino da língua e profissionalização.

Na cidade de Pacaraima, na divisa entre Brasil e Venezuela, há abrigos e a atuação de agências. Na oportunidade, dialogaram com imigrantes nas ruas, ouvindo suas histórias e sonhos. Conheceram a situação difícil dos órgãos de imigração, onde as fichas de atendimento marcam oportunidade para 15 dias. Conheceram o trabalho da Comunidade Batista de Pacaraima e Abrigo Peniel, onde foram recebidos pelo pastor Gedeão Vasconcelos, que transformou o pátio da igreja e da casa pastoral em casas e toldos com capacidade para abrigar e acolher 100 pessoas durante o tempo de espera por documentos.  

Diretoria Nacional Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos