7ª Feira Regional de Iniciação Científica do Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS


30/09/2021 #Escolas Luteranas

Programação ocorreu em formato híbrido, conectando alunos do Ensino Remoto e Presencial

7ª Feira Regional de Iniciação Científica do Colégio Concórdia, de São Leopoldo, RS

O dia 27 de setembro, foi marcado pela valorização dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do Colégio Luterano Concórdia, de São Leopoldo, RS, ao longo do ano para sua 7ª Feira Regional de Iniciação Científica (FEICICC), que ocorreu nos dias 23 e 24 de setembro. Esta foi a primeira mostra realizada em formato híbrido. Em 2020, foi completamente remota. “Foi uma nova experiência para todos nós, alunos e professores. A tecnologia está mais forte do que nunca e veio para beneficiar a aprendizagem”, ressalta o professor Fernando Inácio dos Santos, que integrou a Comissão Organizadora da feira. 

O tema deste ano, teve como foco principal a importância das frutas e dos vegetais na alimentação – seguindo o tema global da ONU para 2021 - despertou a atenção dos estudantes, uma vez que a alimentação foi um debate recorrente em tempos de pandemia. “Eles puderam refletir tanto sobre suas escolhas para o dia a dia como também para quem não tem as mesmas condições alimentares”, assinala. 

Foram apresentados 54 trabalhos, sendo quatro de outras escolas, envolvendo 60 alunos do Fundamental II e Ensino Médio. Todos foram avaliados por uma banca composta por três professores.

As atividades para a FEICICC começaram no início do ano. Em março, todas as turmas tiveram conhecimento do tema principal. O primeiro trimestre girou em torno da escrita do projeto, no segundo ocorreu a coleta dos dados e sua inserção no relatório e, finalmente, a apresentação dos trabalhos. “A FEICICC é um grande projeto do Colégio, que visa proporcionar a familiarização com o método científico, a construção e a socialização de conhecimentos, avaliando a importância do desenvolvimento tecnológico aliado à sustentabilidade. E este ano foi ainda mais especial, porque evidenciou a sua importância para a busca de soluções para conter a pandemia por Covid-19”, aponta a comissão.  

A comissão organizadora foi formada pelos professores Marciane Linhares, Franciele Citolin, Juarez Sousa, Fernando Inácio dos Santos, pela coordenadora pedagógica Jociane Dalberto e Eloise Cristina Schneider Marquardt, secretária.

Premiação 

Os alunos com trabalhos de maior pontuação receberam medalhas e certificados, que são válidos em outras feiras científicas. Os que optaram pelo formato remoto também foram agraciados, assim como os professores orientadores. Confira aqui as premiações dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Escolas Luteranas Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos