Hashtag #Gratidão


22/11/2021 #Editora Concórdia #Reflexão

(Dia de Ação de Graças)

Hashtag #Gratidão

Na última quinta-feira de novembro, neste ano, no dia 25, é comemorado o Dia de Ação de Graças. Um dia muito celebrado pelos nossos irmãos luteranos americanos, mas pouco celebrado em nosso contexto brasileiro. A data começou a ser comemorada como uma festa da colheita. Era uma comemoração para celebrar o fim da colheita e momento oportuno para fazer orações de agradecimento. Hoje, o Dia de Ação de Graças é comemorado por mais de 150 países. Uma festa de gratidão por todas as bênçãos que o Senhor nos concede.

Infelizmente, por causa do pecado, o ser humano não vem ao mundo com gratidão no coração. Pelo contrário, demonstra gratidão ao universo e de tantas outras formas deturpadas. Muitas vezes, vive como se tivesse conquistado tudo sozinho, sem agradecer ao autor e provedor de toda a criação. Embora a hashtag #gratidão seja uma das mais compartilhadas nas redes sociais, muitas vezes acaba sendo uma #gratidão para seguidores contemplarem. O apóstolo Paulo escreve: “Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu. Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis” (Rm 1.21-23). Esse é o ser humano que, afastado de Deus por causa do pecado, não consegue enxergar a bênção divina e não tem forças para agradecer. Se não fossem a graça e a misericórdia de Deus, reveladas em Cristo, estaríamos perdidos! Pois é justamente a graça e a misericórdia que geram genuína gratidão em nossa vida. Mas não é gratidão ao universo! É gratidão ao nosso Criador e Provedor.

No salmo 136, o salmista encoraja o povo a render graças ao Senhor “porque a sua misericórdia dura para sempre”. Muitos são os exemplos que encontramos na escritura de servos que renderam graças a Deus. Noé levantou um altar e deu sua oferta ao Senhor (Gn 8.20). Salomão ofereceu a Deus 20 mil bois e 100 mil ovelhas (1Rs 8.62). Observando a vida de Jesus, conforme os evangelhos, o vemos agradecendo a Deus pelo alimento (Jo 6.11-23), pela resposta às orações (Lc 22.17,19), pela saúde (Lc 17.16), pelo pão na santa ceia (Lc 22.17,19). O apóstolo Paulo, em suas epístolas, agradece publicamente a Deus em várias igrejas por bênçãos como: o alimento (At 27.35; Rm 14.6; 1Co 10.30; 1Tm 4.13), a paz (At 24.2) e o livramento de perigos (At 27.35; 28.15). Agradece em suas cartas às igrejas na Europa (1Co 1.3; Rm 1.8; 1Ts 1.2; Ef 1.15), pela graça (1Co 1,4.; 2Co 1.11; 4.15). Agradece pela comunhão no evangelho (Fp 12.13) e pelo crescimento do evangelho (Fm 4). O apóstolo Paulo agradece pessoalmente a Deus, aos irmãos e às comunidades por todo o amparo (Rm 7.25; Rm 16.4; 1Co 1.14; 14.18; Fm 4; 1Ts 5.18; Rm 1.21; 1Co 1.4; Cl 4.2; Fp 4.6; Cl 3.17; Ef 5.4).

Quanta gratidão tinham no coração aqueles que serviam a Deus! Certamente um convite a olharmos para todas as bênçãos de Deus em nossa vida e agradecermos. São os filhos de Deus que trazem agradecimento aceitável a Deus. Os cristãos agradecem a Deus pela vida e pelos dons para poderem atuar na terra. Qualquer tempo é próprio para louvar e agradecer a Deus. No maior salmo, provavelmente de Esdras, se afirma: “No meio da noite eu me levanto para te dar graças, por causa dos teus retos juízos” (Sl 119.62).

Agradecer e louvar são práticas contínuas. “Então nós, que somos o teu povo, que somos ovelhas do teu rebanho, nós e os nossos descendentes te daremos graças para sempre e cantaremos hinos de louvor a ti hoje e nos tempos que estão por vir” (Sl 79.13).

Que nossas hashtags sejam de #gratidão ao único e verdadeiro Deus. Que elas sirvam de testemunho para dizer ao mundo: Tenho #gratidão por Deus ser meu Criador e Provedor. E por Jesus Cristo, meu único e suficiente Salvador, a razão de toda a minha #gratidão, “porque a sua misericórdia dura para sempre”.

Feliz e abençoado Dia de Ação de Graças!

 

Franco Thomassen

Pastor em Erechim, RS

*imagem - freepik

Editora Concórdia Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos