O ISST precisa de você!


Ler em formato flip
08/12/2021 #Editora Concórdia #Congregações

Imagine os gastos de uma casa onde residem 100 pessoas.

O ISST precisa de você!

Diversas alternativas são pensadas para diminuir custos de manter uma casa, ainda mais se por ela circularem cerca de 100 pessoas. Imagine os gastos necessários para diariamente disponibilizar alimentação, banho, lavanderia, câmeras de refrigeração e iluminar todas as áreas, além de diversos outros custos. É o caso do Instituto Santíssima Trindade (ISST), localizado em Moreira, Gramado, RS.

Uma das metas do local é reduzir custos, entre eles, o de energia elétrica, já que as instalações incluem lar para crianças e para idosos, casas para famílias carentes, escola de ensino fundamental, brinquedotecas, ginásio de esportes, lavanderia industrial, oficinas mecânicas e de madeira, padaria e complexo agrícola que inclui casa de ordenha, quintal de suínos, silos de alimentação e campos.

“A redução dos custos é assunto que ocupa espaço nas reuniões da diretoria, sendo o preço pago pela energia elétrica um dos pontos de relevância”, comenta o tesoureiro da instituição, Arnoni Schünke.

Uma comissão, formada para buscar oportunidades de mercado, encontrou na instalação de painéis solares uma alternativa. “O projeto fotovoltaico tomou forma, e ‘viramos a chave’ em 30 de setembro. Com isso, estimamos uma redução no valor pago mensalmente em mais de 80%”, explica Arnoni. Atualmente, o custo mensal de energia do ISST gira em torno de R$ 15.000 reais.

Uma empresa de energia ecológica – que tem em seu quadro de funcionários duas pessoas que cresceram no ISST – doou, há alguns anos, alguns painéis solares que fornecem água quente para chuveiros e cozinha do lar infantil. Como o projeto foi muito bem-sucedido, a ideia agora é instalar mais placas sobre o ginásio, para que o Instituto possa ser energeticamente autossuficiente. A empresa de painéis solares fará uma doação, mas o restante do valor, cerca de 150.000 reais, ainda precisa ser arrecadado.

Quem tiver interesse em contribuir com o projeto, pode acessar a  Vaquinha virtual, o próprio site da instituição (www.isstrindade.org.br).

Diversos projetos estão em andamento, para trazer melhorias e aumentar a qualidade de vida das famílias alcançadas pelo Instituto. “Um deles é a reforma das salas de aula e da biblioteca da nossa Escola Elementar, que atende as nossas crianças e as do bairro de Moreira e arredores”, ressalta Arnoni.

Segundo ele, as congregações da IELB sempre tiveram participação importante na manutenção da instituição, especialmente aquelas do distrito local, o Hortênsias, que realizam doações de alimentos não perecíveis.

“Estamos chegando perto do Natal, momento no qual os nossos corações ficam mais sensíveis, e lembramos do carinho que as congregações da IELB sempre tiveram ao enviar suas ofertas dos cultos de natal para a nossa entidade. Estimulamos a todos que se lembrem do ISST nesse dia e também nos incluam em suas orações. A Deus toda a honra, toda a glória, gratidão e louvor”, encerra Arnoni.

 

O ISST

O Instituto Santíssima Trindade atende atualmente 40 crianças e adolescentes e 20 idosos, que foram levados em decorrência de miséria, maus-tratos ou falta de cuidado de suas famílias biológicas.

Além disso, abriga 15 adultos ou famílias que perderam seus empregos e estão passando por momentos difíceis. A casa se torna o lar deles desde o momento em que chegam ao instituto. Os pais são contratados para trabalhar e os filhos acompanham as outras crianças acolhidas em suas atividades.

Devido à extrema necessidade de educação das famílias do bairro onde a casa está localizada, foi implementado o Projeto Florescer, que contempla cerca de 45 crianças e impacta 30 famílias. As crianças frequentam a escola de educação infantil à 6ª série, integradas ao complexo, e também participam das atividades extracurriculares, que contam com aulas de música, artes e ofícios, ecologia, natação, informática, inglês, esportes, entre outros.

Os adolescentes são aconselhados e incentivados a seguir sua educação, sendo que alguns frequentam escolas técnicas e outros buscam o diploma universitário, todos financiados por bolsas de estudo ou através de padrinhos e apoiadores, que oferecem esta oportunidade.

Atualmente, temos seis adolescentes que frequentam os cursos de Desenho Técnico de Móveis, pela SIMOL; bacharelado em Medicina Veterinária, pela ULBRA; Enfermagem Técnica e bacharelado em Administração, pela FACCAT; e curso de Inglês Geral, pela BeFluent School.

O ISST conta com os seguintes serviços: acolhimento de crianças e adolescentes, acolhimento de adultos e famílias, acolhimento de idosos, Projeto Florescer, Escola de Ensino Fundamental Santíssima Trindade, Projeto Educação Continuada e Projeto Ecologia.

Natacha Teske

Jornalista, São José, SC mensageiro@mensageiroluterano.com.br

Editora Concórdia Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos