Fugir e recomeçar


Ler em formato flip
25/02/2022 #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

O recomeço pode ser tão difícil quanto a decisão de partir.

Fugir e recomeçar

O recomeço pode ser tão difícil quanto a decisão de partir. Novas pessoas no convívio diário, língua diferente a ser aprendida e compreendida, costumes e tradições que talvez nem tivessem sido imaginados, de tão diferentes daqueles a que já se está acostumado. Coragem, determinação e muita paciência são qualidades importantes e, talvez, necessárias a quem decide viajar para um novo país.

Mas atravessar países com sua família e recomeçar não é fácil. Ainda mais se estiver fugindo de situações de muito sofrimento e aflição. Infelizmente, essa é uma história, que mesmo por motivos diferentes, já se repetiu muitas vezes em diversas famílias e sempre é representada por uma caminhada repleta de duras batalhas.

São diversas as histórias dos imigrantes que chegaram ao Brasil. Algumas famílias enfrentaram dificuldades a partir do momento em que pisaram em solo brasileiro e precisaram conhecer e aprender tudo sobre o novo país. Para tantas outras, os desafios começaram muito antes, e viajar para terras estrangeiras não foi a primeira escolha, mas a única alternativa para não sofrer mais.

A trajetória de uma família que passou por essa história é contada com detalhes no livro Escapando do “Paraíso” Vermelho, de Erica Neumann, que mostra pessoas percorrendo milhares de quilômetros, atravessando fronteiras, países e rios congelados, basicamente, fugindo da escravidão.

Ninguém foge de um país por esporte ou prazer. O livro aborda a vida da família paterna da autora na Rússia no tempo dos czares, e, depois, na época de Lênin e Stálin. Também conta sobre a fuga desde Ekaterinoslav, via Moscou, até o outro extremo do país, onde conseguiram atravessar a fronteira para a China sobre um rio congelado, e ali viveram como refugiados. Depois migraram para o Brasil, em 1932, estabelecendo-se na selva junto ao rio Iracema, em Santa Catarina.

O livro inclui documentos, histórias de atrocidades e a lista dos passageiros que desembarcaram no Rio de Janeiro em 28 de junho de 1932. Inclui ainda a história da família materna, que conseguiu sair da Rússia antes que as fronteiras se fechassem, e, posteriormente, veio ao Brasil via Polônia.

O livro Escapando do “Paraíso” Vermelho foi lançado pela Editora Concórdia na 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, RS, em novembro, e está à venda no site da Editora Concórdia, clique aqui e adquira o seu.

Natacha Teske

Jornalista, São José, SC mensageiro@mensageiroluterano.com.br

Editora Concórdia Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos