Amigo Secreto virtual de Natal


Ler em formato flip
19/01/2022 #Crianças #Congregações #Editora Concórdia

A marca Criança Cristã realizou a iniciativa que reuniu crianças de todo o Brasil

Amigo Secreto virtual de Natal

O fim de ano é marcado por confraternizações familiares, festas de encerramento da escola, do trabalho, do time de futebol, da turma do inglês, do grupo do artesanato, dos departamentos na igreja e também pela dinâmica do Amigo Secreto ou Amigo Oculto, dependendo da região em que você mora. Em 2021, o Criança Cristã não quis ficar de fora dessa grande e tradicional brincadeira e sugeriu às crianças de todo o Brasil um Amigo Secreto diferente.

Através de um convite feito nas redes sociais da marca e nos grupos de whatsApp, as crianças e suas famílias se inscreveram para participar. Assim, a equipe do Criança Cristã realizou o sorteio; encaminhou os nomes para que cada família preparasse uma cartinha com foto para ser enviada com o presente; a família adquiriu o presente do seu amigo secreto na loja virtual da Editora Concórdia; a equipe do Criança Cristã uniu cartinha e presentes e enviou com frete grátis para os participantes de todo o Brasil. Além disso, para cada presente comprado, um livro foi doado ao Projeto Eliézer, para ser distribuído à crianças internadas em hospitais de Porto Alegre, RS.

Bruna Plesnik, responsável pelo marketing da Editora Concórdia e por toda a logística do Amigo Secreto, comenta que “conectar pessoas do Brasil inteiro – e quem dirá crianças – é sempre um desafio. Quais iniciativas falam com essa geração tão à frente da nossa? Como ressignificar tradições natalinas e celebrar o Natal de forma envolvente em um país com múltiplas culturas, tão extenso e em meio a uma pandemia? Com o Amigo Secreto virtual de Natal do Criança Cristã, tivemos a oportunidade de criar e reforçar laços cristãos de amizade, por vezes deixados de lado devido à distância e às inúmeras tarefas atribuídas ao ‘final de ano’. Compartilhamos não só presentes, mas carinho, afeto e o principal: a mesma fé no Salvador”. Ela lembra ainda que a receptividade das famílias foi ótima. “Muitos pais e responsáveis elogiaram a iniciativa, fizeram novos contatos e reforçaram não só a prática de trocar presentes, mas a consciência de que como cristãos, somos muitos espalhados pelo país e estamos dispostos a comungar como igreja, mesmo que de formas não tradicionais”.

Muitas crianças colocaram seus contatos ou de seus pais nas cartinhas para que pudessem conversar com os novos amigos. Eles descobriram muitas coisas em comum. E a principal delas é que todos são cristãos. Confira alguns depoimentos sobre essa iniciativa:

 

“Decidimos participar, porque amamos a iniciativa do valor gasto no presente ser revertido para doações de livros, sendo também uma oportunidade de interação com outras crianças cristãs. O Davi ficou muito feliz quando conversamos com a mãe da sua amiga secreta que mora em Porto Alegre, bem longe de Rondônia. Ficou admirado quando descobriu que ela participou, como ele, da Cantata de Natal do Criança Cristã em 2020, e que ambos gostam de cantar. Agora ele está ansioso para conversar com sua amiga e saber se ela vai gostar do presente que escolheu. O interessante é que ele está mais curioso em saber onde mora a criança que pegou seu nome no sorteio do que qual presente vai ganhar. Ele está contado os dias para bater papo com esses amigos da fé. Parabenizamos a equipe do Criança Cristã por essa linda iniciativa.”

Simone Pinheiro Matos, mãe do Davi Pinheiro Vervloet, 7 anos

Cacoal, RO

 

“Eu decidi participar, porque gostaria de fazer um novo amigo cristão e poder alegrar o Natal de uma outra criança, podendo lhe dar um lindo kit com livros cristãos. O mais legal foi ganhar muitos presentes e um lindo cartão de Natal com uma mensagem endereçada a mim. Saber que tenho irmãos e irmãs luteranos morando em outras regiões do Brasil que querem ser meus amigos. Quero permanecer dialogando com minha amiga. Pois é muito bom ter amigos cristãos também em outras cidades do Brasil.”

Milena Krieser Gowert, 8 anos, e Márcio Romeu Gowert (pai)

Cacoal, RO


“Gosto de fazer novos amigos e conversar, mesmo que eles morem longe.

Foi muito legal receber o presente pelos correios. Achei o presente a minha cara. Adoro adesivos, livros, cantar e compor músicas. Já li mais de 100 livros e gibis.

Quero continuar falando com meus amigos. O Davi mora muito longe, mas a Estela mora na minha cidade, quero que ela conheça a minha Escola Dominical.”

Beatriz Schmidt, 8 anos

Porto Alegre, RS

 

“Ficamos muito felizes com o convite para a Taís participar do projeto Amigo Secreto do Criança Cristã, aceitando imediatamente. No primeiro momento, o que mais nos chamou a atenção foi que, com a nossa participação, uma criança carente ganharia um livro. Achamos muito legal poder conhecer outras crianças cristãs, mesmo que de maneira virtual. Pretendemos continuar interagindo com os amigos e poder conhecer um pouco mais da história de cada um. Parabenizamos a Editora Concórdia por este lindo projeto que nos aproxima de irmãos na fé distantes e ainda ter a possibilidade de colaborar para que a leitura cristã chegue a mais crianças.”

Taís Jurk Hegele, 10 anos, e Marilene Jurk Hegele (mãe)

Marcelino Ramos, RS

 

“Decidi participar do amigo secreto pois achei uma iniciativa criativa e legal. Uma oportunidade de conhecer amigos que são luteranos como eu. Achei mais legal os presentes e as mensagens. Pretendo manter contato e até conhecer o amigo que eu tirei e que me tirou também!”

Augusto Müller Baur, 12 anos

Porto Alegre, RS

 

Confira o vídeo do Amigo Secreto, com mensagem de Natal, escrita pela professora Magali Schmidt e narrada pelo Davi e pela Laura.

Daiene Bauer Kühl

Jornalista, Curitiba

Crianças Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos