Loci Gobetti é a nova presidente da LSLB


17/01/2022 #Mulheres

Congresso Nacional das servas é marcado por reencontros e despedidas

Loci Gobetti é a nova presidente da LSLB

O tema escolhido para o 31º Congresso Nacional da Liga de Servas Luteranas do Brasil (LSLB) não poderia ser melhor: "Seja feita a tua vontade". Afinal, o último evento presencial da IELB antes da pandemia foi o Congresso da Liga em janeiro de 2020, quando reuniu mais de 1,2 mil pessoas em Foz do Iguaçu, PR. Tradicionalmente realizado a cada dois anos e com a expectativa de que a pandemia do Coronavírus já estivesse sob controle, a ideia inicial era realizar a programação normalmente. Mas não foi possível e, assim como os leigos (agosto de 2021) e os jovens (janeiro de 2022), as servas também optaram pelo formato digital.

A programação foi transmitida pelo Facebook da LSLB e pelo canal da Rádio CPT no Youtube nos dias 15 e 16 de janeiro (acesse aqui a playlist).

No hotel Swan, em Novo Hamburgo, RS, apenas a Diretoria Nacional e as representantes regionais da LSLB, equipe organizadora e de transmissão e convidados que levaram a programação a milhares de pessoas conectadas pelo mundo afora (até o encerramento, os dois dias de programação tiveram cerca de 20 mil visualizações). Muitas pessoas reunidas em família ou departamentos para assistir juntos em suas regiões. Convidado a enviar fotos assistindo à programação para serem exibidas durante a transmissão, o público atendeu e foram recebidas mais de 130 fotos de servas de diversas regiões do Brasil e até do exterior.

Sob o lema "Ele é o Senhor. Que ele faça o que achar melhor" (1 Sm 3.18), a programação contou com palestra ministrada pelo vice-presidente de Expansão Missionária, pastor Heder Gumz, e com devoção feita pelo Conselheiro da Revista Servas ao Senhor, pastor Edgar Lemke.

O Conselheiro da Comissão de Crescimento Espiritual, Rev. Prof. Raul Blum, dirigiu a devoção baseada no tema "Seja feita a tua vontade". Esse também foi o enfoque da mensagem do culto de encerramento, pelo Conselheiro da LSLB, pastor Rubens José Ogg, que deixa a função nesta gestão. 

O vice-presidente de Expansão Missionária conduziu a instalação da nova diretoria para o biênio 2022-2024 (confira a listagem completa dos nomes abaixo). Também participaram do culto os pastores Edgar Lemke e Kenny Ogg como liturgistas e o Rev. Prof. Raul Blum na condução musical.

Reencontros e despedidas

Os congressos da IELB sempre são momentos especiais de encontros e reencontros. Os nacionais geralmente acontecem a cada dois anos. Mas a pandemia impediu esse contato físico e a igreja como um todo teve que se reinventar. Tentando minimizar o impacto e possibilitar essa comunhão e integração, algumas estratégias foram criadas, como a interação do público que acompanhava a transmissão, exposição de fotos enviadas pelo whatsapp da Rádio CPT, transmissão de flashbacks de congressos anteriores a fim de relembrar esses momentos e também rever pessoas. Houve departamentos que se reuniram em suas congregações para fazer seu próprio congresso, com direito a almoço, bolo, lembranças e até entrada dos estandartes – tradicional nos eventos da igreja. Cada uma utilizando a criatividade e os meios para continuar servindo ao Senhor com alegria – lema da LSLB.

Aliás, esse foi o incentivo da 1ª vice-presidente da atual gestão, Tania Kopereck, ao final da homenagem de despedida da presidente Marli Wiedmann e da 1ª tesoureira, Iris Scholz, após 8 e 12 anos, respectivamente, na diretoria nacional da Liga. Também se despede a coordenadora da Revista Servas ao Senhor, Candace Lassig, que será substituída pela Natacha Teske, que já atua no Mensageiro Luterano da Editora Concórdia.

Esse congresso também oportunizou a primeira reunião com as representantes regionais da Liga. Das 11 regionais, nove estavam presentes. No sábado à noite, houve um momento de confraternização e diálogo para avaliação e troca de experiências. Uma oportunidade ímpar, sobretudo para as representantes que estreiam nesta função assumida já na pandemia, pois foram eleitas em janeiro de 2020.

Com ou sem pandemia, o fato é que a igreja continua viva, confiante e disposta a se reinventar para continuar servindo ao Senhor com alegria, com a missão de levar o amor de Jesus e a Palavra de Deus a todos, seja presencial ou virtualmente. Afinal, "Ele é o Senhor. Que ele faça o que achar melhor" (1 Sm 3.18) E seja feita a tua vontade!

Veja o álbum de fotos completo aqui.

Confira os eleitos da LSLB (gestão 2022-2024):

Presidente: Loci Marinês Narcizo Gobetti (eleita) – Campo Grande, MS

2ª vice-presidente: Silmari Cristina Silva Garcia Carvalho (eleita) – Porto Alegre, RS

2ª Secretária: Gudrun Amsberg de Almeida (reeleita) – Canoas, RS

1ª Tesoureira: Dulce Lires Dittberner Weber (eleita) – Cachoeirinha, RS

Pastor Conselheiro: Ismar Lambrecht Pinz (eleito) – Porto Alegre, RS

--

Conselho Fiscal: 3ª titular: Hélia Schneider da Silva (eleita) – Bagé, RS

Suplente: Clair Margarete Hugentobler Maria (eleita) – Sapiranga, RS

--

Presidentes Regionais: 

Região Catarinense: Joselaine Franke Griesang (eleita) – Seara, SC

Região Centro Oeste: Maria de Nazareth Danzmann (reeleita) – Brasília, DF

Região Espírito Santo-Minas: Alini Ewald Eller (eleita) – Vitória, ES

Região Metropolitana: Neide Feltrin do Nascimento Hübner (reeleita) – Sorocaba, SP

Região Missioneira: Simone Schimidt Pinheiro (eleita) – Santa Rosa, RS

Região Nordeste: Jane Denise Serafim de Oliveira (reeleita) – Salvador, BA

Região Norte: Edivânia dos Santos Schropfer (eleita) – Manaus, AM

Região Noroeste: Nilva Klein de Almeida (eleita) – Cacoal, RO

Região Oeste: Rosangela Franciela Cordazzo Poganski (reeleita) – Campo Verde, MT

Região Paranamasul: Maria Elizabete Bobato Retzlaff (reeleita) – Imbituva, PR

Região Sul: Carmen Regina Rain (eleita) – Canoas, RS

Mulheres Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos