Para compreender melhor os propósitos da Lei


02/03/2022 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Para compreender melhor os propósitos da Lei

Com Jesus – Os Dez Mandamentos

Currículo para escola bíblica infantil com 21 lições sobre os Dez Mandamentos para auxiliar pais, professores e todos os que se envolvem no trabalho de educar crianças no amor do Senhor a compreender melhor a utilidade e os propósitos da lei. Cada coletânea possui um livro para o Nível 1, para crianças em fase de alfabetização; um livro para o Nível 2, para crianças alfabetizadas; e um manual para o professor ou responsável que lidera a contação da história. Os livros de Nível 1 e 2 são em formato de bloco com lições destacáveis, enquanto que o manual do professor traz orientações teóricas e práticas como saudação, cantos, oração, momento lúdico, dentre outros, e sugestões e dicas para cada uma das histórias.

 

Adquira o Manual do professor aqui.

Adquira o Nível 1 aqui.

Adquira o Nível 2 aqui.

 

Organização: Rosani Muniz Marlow – Comissão de Escola Dominical
Manual do professor

Dimensões: 16X23 cm
Número de páginas: 72

 

Cadernos de atividades

Dimensões: 21x29,7 cm
Número de páginas: 44

APRESENTAÇÃO E INTRODUÇÃO

Na história da humanidade, povos e religiões sempre tiveram códigos morais, leis e mandamentos que regulavam o convívio nas sociedades. Muitas dessas leis antigas se tornaram mundialmente conhecidas e até influenciaram os direitos humanos como os conhecemos hoje. Dentre essas leis antigas, podemos citar:

– o código de Hamurábi, na Mesopotâmia (1800 a.C.);

– as leis mosaicas dos judeus (1445 a.C.);

– as leis de Sólon e Péricles, na Grécia (500-400 a.C.);

– as doze tábuas do antigo direito romano (450 a.C.);

– os éditos do rei indiano Ashoka (273-232 a.C.).

 

A maioria das religiões contribuiu de alguma forma para os ideais de justiça, fraternidade e generosidade que são base dos direitos humanos (ONU, 1948). Por exemplo, no islamismo e no budismo, há também o princípio da igualdade entre todas as criaturas. O cristianismo deu como herança à civilização a ideia de que todos os seres humanos são irmãos, porque são filhos de um mesmo Deus e Pai, não importando sua cor de pele, seu sexo ou sua condição social. Outro pensamento cristão para o entendimento da dignidade humana é considerar o ser humano como um templo de Deus. Assim, o cristão deve ver no outro um irmão e um templo divino, e, por isso, não intentar contra ele, mas protegê-lo da fome, do desabrigo, da discriminação.

Os Dez Mandamentos, ou leis mosaicas, foram entregues aos hebreus, no êxodo do Egito, rumo a Canaã. Logo no início da caminhada, Deus guiou seu povo até o monte Sinai, onde os estabeleceu como “nação santa” (Êx 19.6) e fez com eles uma aliança (Êx 24.1-8). Como qualquer nação, eles agora precisavam de leis para orientá-los. Mas antes de lhes dar os mandamentos, Deus os lembrou: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Êx 20.2). Com isso, ficava claro que a lei não era uma lista de coisas que alguém deve ou não fazer para encontrar Deus, mas, sim, o presente de Deus para um povo que havia sido resgatado.

Os Dez Mandamentos, ou “As Dez Palavras”, estão registrados em Êxodo 20.2-17 e reapresentados em Deuteronômio 5.6-21. Originalmente, os Dez Mandamentos não foram numerados e, por isso, existem diferentes tradições cristãs de enumeração e de divisão dessas leis em tábuas. As Dez Palavras foram primeiro pronunciadas pela voz de Deus (Êx 19.16-20.19) e depois “escritas pelo dedo de Deus” em duas tábuas (Êx 31.18; 32.16; 34.1). Os Mandamentos seguiam o padrão de um pacto de aliança. Conforme Êxodo 20, Deus inicia se identificando: “Eu sou o Senhor, teu Deus”, em seguida, relembra: “que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão”, e, então, apresenta as dez obrigações desse povo para com seu Deus e de uns para com os outros, iniciando com a lei que diferenciava Israel de todas as nações politeístas do mundo da época: “Não terás outros deuses diante de mim”.

Para os cristãos, a lei expressa nos Dez Mandamentos é santa e boa porque vem de Deus. Mas a lei não pode nos tornar santos e bons, e nem nos conduzir para o céu, porque não somos capazes de cumpri-la, visto que temos a natureza corrompida pelo pecado desde a queda de Adão e Eva. Mesmo assim, a lei de Deus é necessária e indispensável porque: ela nos serve de freio, impedindo as más ações; ela nos serve de espelho, porque nos mostra como somos vistos por Deus – pecadores em pensamentos, palavras e ações; e ela nos serve de norma, mostrando-nos como devemos viver para sermos agradáveis a Deus. A salvação, encontramos em Jesus Cristo, que nos resgata da condenação do pecado e nos religa a Deus.

O COM JESUS: OS DEZ MANDAMENTOS deseja ser um instrumento para que crianças, jovens, professores, pais e demais interessados compreendam melhor a utilidade e os propósitos da lei e, assim, se sintam mais acolhidos e abençoados pelo doce evangelho que culmina na sua promessa:O Senhor Deus compassivo e bondoso, tardio em irar-se e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a maldade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocente o culpado” (Êx 34.6-7). Abençoada leitura!

Comissão de Escola Dominical

 

Referências

BEAUMONTE, Mike. Enciclopédia Bíblica Ilustrada. Tradução de Cintia C. Allsup e Valéria l. D. Fernandes. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada: antigo e novo testamento. Tradução de João Ferreira de Almeida. Versão Nova Almeida Atualizada (NAA). Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/naa>. Acesso em: junho de 2021.

INCONTRI, Dora; BIGHETO, Alessandro Cesar. Todos os jeitos de crer: Ensino inter-religioso. São Paulo: Ática, 2004.

LUTERO, Martinho. Crescendo em Cristo: Exposição do Catecismo Menor. 10.ed. Porto Alegre: Concórdia, 1988.

 

SUMÁRIO

PRIMEIRO MANDAMENTO

LIÇÃO 1 – Daniel na cova dos leões

LIÇÃO 2 – O bezerro de ouro

LIÇÃO 3 – O jovem rico

SEGUNDO MANDAMENTO

LIÇÃO 4 – Como Ana usou o nome de Deus

LIÇÃO 5 – Os dez leprosos

TERCEIRO MANDAMENTO

LIÇÃO 6 – O menino Jesus no templo

LIÇÃO 7 – Jesus purifica o templo

QUARTO MANDAMENTO

LIÇÃO 8 – José conta quem ele é

LIÇÃO 9 – O amor entre Rute e sua sogra Noemi

QUINTO MANDAMENTO

LIÇÃO 10 – A parábola do bom samaritano

LIÇÃO 11 – Os irmãos Caim e Abel

LIÇÃO 12 – Jesus cura um paralítico

SEXTO MANDAMENTO

LIÇÃO 13 – José e sua fidelidade a Deus

LIÇÃO 14 – A mulher adúltera

SÉTIMO MANDAMENTO

LIÇÃO 15 - Geazi, um servo que quis o que não era seu

LIÇÃO 16 – Jesus e Zaqueu

OITAVO MANDAMENTO

LIÇÃO 17 – Se teu irmão pecar

LIÇÃO 18 – Pedro negou Jesus

NONO E DÉCIMO MANDAMENTOS

LIÇÃO 19 – Davi e Bate-Seba

LIÇÃO 20 – A queda em pecado

LIÇÃO 21 – Os dois filhos

Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos