Dia Mundial da Oração


04/03/2022 #Reflexão #Congregações

Na primeira sexta-feira de março é celerado o Dia Mundial da Oração.

Dia Mundial da Oração

Confira a entrevista com o pastor Felipe Euzébio, de Porto Alegre, RS, a respeito deste instrumento que pode – e deve - ser utilizado pelos cristãos.

 

O que é a oração? Muito grato pela oportunidade de falar desse tema tão especial, afinal falar da oração é falar de um dos assuntos que é uma grande bênção na vida do cristão. Orar é falar com Deus, de tal forma que eu sei que quando estou orando, Deus está me ouvindo e com certeza irá responder a minha oração. Basta fecharmos os olhos e temos o “Emanuel”, o Deus conosco. Que privilégio é poder falar com o nosso Deus. É o momento que podemos pensar na nossa vida, em tantas coisas que temos para agradecer, em nossos desejos e pedidos, em planos, nas dificuldades, medos, angústias e preocupações.

 

Por que e para quem orar?  Para mim a primeira grande motivação para orar é que faz bem para mim. Quando posso abrir o meu coração para o meu Deus, posso desabafar com ele, colocar diante dele tudo o que se passa na minha vida de bom e de ruim. Mas também é sempre bom lembrar que Deus espera que cristão ore. Paulo diz aos Tessalonicenses: “Orai sem cessar”. Ou seja, toda a vida do cristão é uma vida de oração. Podemos ter o privilégio de passar o dia na presença de Deus e em oração.

Para quem nós dirigimos as nossas orações é fundamental, pois muitas orações que são feitas, acabam não chegando a Deus pelo fato de serem dirigidas a pessoas ou objetos. Somente o Deus triúno – Pai, Filho e Espírito Santo - pode ouvir e atender os nossos pedidos. Por isso, devemos orar diretamente a ele, através de Jesus Cristo é que o nosso único intercessor junto ao pai.

 

Por quem orar? Sobre o por quem orar, é uma pergunta muito importante. Porque corremos um grande risco de fazer das nossas orações algo bastante egoísta, ou seja, pensarmos somente em nós, e em nossas necessidades; quando na verdade somos convidados a lembrar de todas as pessoas. Podemos incluir pessoas que estejam enfermas, com problemas financeiros, de relacionamentos; enfim, toda a sorte de dores e dificuldades que podem sobre vir a alguém.

Vejo que a oração é maior ferramenta que uma mãe ou pai tem, para com um filho rebelde, ingrato, distante de Deus; de alguém para lidar com as dificuldades do trabalho; que todos nós podemos ter com amigos e familiares que infelizmente se encontram longe de Jesus.

Aqui ainda vale lembrar o por quem nós não devemos orar? E nisso a Bíblia é muito clara, apontando que podemos pedir qualquer coisa a Deus, mas jamais devemos orar pelos mortos.  

 

Por que a oração é importante para o cristão? Respondo com uma citação de Lutero no livro “Os catecismo de Lutero para o povo de Deus”, na página 104: “Pois visto a nossa situação ser tal que ninguém pode cumprir os mandamentos perfeitamente, ainda que haja começado a crer, e visto que o diabo, juntamente com o mundo e a nossa própria carne, a isso se opor com toda a força, nada é mais necessário do que viver continuamente nos ouvidos de Deus, clamando e pedindo que nos dê, preserve e multiplique a fé e o cumprimento dos dez mandamentos e remova tudo que está no caminho e nos impede”.

Assim, notamos que a oração nos mostra quem nós somos: dependentes da graça e do amor de Deus unicamente, por isso orar também é mostrar a Deus que sem ele nós nada seremos e suplicar para que ele nos ensine a administrar nossa vida e esteja conosco nos bons e maus momentos.

 

Se a oração é uma “conversa” com Deus, por que não ouvimos sua resposta diretamente? Eu diria que Deus tem as suas formas de nos responder, das mais diversas maneiras. Nem sempre percebemos a sua resposta, ou concordamos com ela, mas o ponto é que podemos confiar plenamente de que Deus sempre nos ouve. Mas ele tem formas de nos responder, às vezes com um sim, outras com espera – ainda não é o momento, e outras com o não. Temos muita facilidade de lidar com o “sim” de Deus, talvez não temos tanta paciência de administrar o “espera”, mas muita dificuldade em lidar com o “não” dele.

Um exemplo: suponha que você fará uma entrevista de emprego, e você pede para que orem por você, e lá no final você é contratado. Então você comemora, e afirma: “Fui contratado, Deus ouviu as nossas orações”. E aí que está o erro, pois se por alguma razão você não tivesse sido contratado, não significa que Deus não te ouviu, significa que ele disse não. E como Jesus nos ensinou a orar? Que nos sujeitemos à vontade Deus. Precisamos fortalecer sempre a nossa fé em Deus, para confiar que ele sempre faz o melhor, mesmo quando por vezes nos dá respostas negativas.

Nesse ponto quando pensamos em conversa, podemos nos questionar: “como assim, se é só eu que falo?”. Daí eu lembro de algo muito importante que deve acompanhar as nossas orações, que é a leitura da Palavra de Deus. Pois é nela que hoje Deus fala conosco, quando lemos, ouvimos essa palavra Deus está falando conosco.

 

Por que o Pai-Nosso é considerada uma oração modelo? Bom, um dos pontos importantes do Pai-Nosso é que ele foi ensinado pelo próprio Jesus. Mas também, podemos observar como surge esse ensino de Jesus. Ele surge de uma pergunta: “Mestre, ensina-nos a orar?”

Às vezes, em determinadas situações de nossa vida, é justamente isso que precisamos, que Deus nos ensine a pedir, pois, às vezes, temos até dificuldades de saber o que pedir.

Em que sentido o Pai-Nosso seria uma oração modelo? Essa é uma outra reflexão que quero propor para nós neste dia. Ele é uma oração modelo na nossa forma de usar, quando repetimos as palavras que Jesus ensinou? Sim, é. Mas ele também é um modelo na sua estrutura, quando ele envolve a nossa vida como um todo. Com um aspecto interessante, ele começa e termina no céu.

 

Se Deus já sabe tudo o que se passa em nossos corações porque orar? Essa é uma pergunta muito comum que vemos pessoas fazendo. Bem, em grande parte porque Deus nos pede e quer nos ouvir. Veja que privilégio, Deus o todo poderoso, criador da humanidade, quer ouvir você, isso é pura graça divina.

 

Estamos no período da quaresma, período para contrição, arrependimento, autoavaliação. Como pode ser a nossa oração nesse período? Pensando um pouco na conversa com Deus, penso que a quaresma é um tempo extremamente oportuno para melhorar o nosso relacionamento com Deus. Eu diria o seguinte, leia os Evangelhos, especialmente as partes que tratam do ministério terreno de Jesus. O livro de Isaías também é oportuno para esse momento, reflita sobre tudo o que Jesus passou e enfrentou por nós, que foram os nossos pecados que colocaram Jesus na cruz. Leia, cante, ore os hinos da seção de quaresma do Hinário Luterano, que são fantásticos. Deixe que Deus fale ao seu coração, sempre lembrando que tudo isso foi por amor a você e ao mundo. Quando estiver triste, questionando o amor de Deus por você, olhe para o tempo da quaresma e perceba onde esse amor foi capaz de chegar. Seja grato a Deus, reflita sobre a sua condição diante de Deus, pense na sua vida, talvez seja o momento de buscar uma reconciliação com alguém que eventualmente houve um desentendimento, de perdoar e pedir perdão, de praticar a generosidade.

 

Nesse Dia Mundial da Oração, quais seriam as sugestões de pedidos, intercessões e agradecimentos pelos quais podemos orar?

            Creio que muitos podem ser os nossos pedidos nesse Dia Mundial da Oração. Deixo em tópicos algumas dicas que você pode usar em sua oração:

            - Pela paz no mundo.

            - Pela pregação do evangelho no mundo, pelos cristãos que são perseguidos, pela nossa igreja em nosso país, seu processo eleitoral, pela Convenção Nacional, pela sua congregação, seus irmãos na fé, seus departamentos, seu pastor, pela sua diretoria, por toda a liderança em nossa igreja: congregacional, regional e nacional. Pelo Seminário Concórdia e pela formação de pastores em nossa igreja.

            - Pelo nosso país, suas autoridades, pelas eleições.

            - Pela situação climática em sua região, talvez como chuva demais, ou escassez.

            - Pelos problemas de relacionamento, pelas crises financeiras, pelos enfermos, enlutados, pelas doenças da mente, ansiedade, depressão, enfim, por cada pessoa que está lidando com o sofrimento.

            - Para que Deus lhe dê uma vida de oração, te preserve na fé e na esperança da vida eterna.

            - Pelo tempo de pandemia e o cuidado de Deus com o mundo.

           

Desejo imensamente que Deus abençoe e guarde a todos.

 

 

Livros sobre oração

A Editora Concórdia está com um combo promocional de livros sobre oração.

 

Combo Dia Mundial da Oração, conta com três livros sobre oração especialmente selecionados para toda a família: Meu livrinho de orações, para os pequenos; o lançamento do selo editorial Ao Leitor, A oração que veio do céu; e a clássica coletânea de orações Pequeno tesouro de orações. Aprenda mais sobre esse assunto essencial no seu relacionamento com Deus

 

A promoção segue até o dia 31/03/2022, ou enquanto durarem os estoques. Atenção: frete não incluso.

Reflexão Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos