Pastor luterano é destaque no jornal GZH no campo da Soja


04/05/2022 #IELB na Mídia

Resgate histórico apresenta Rev. Albert Ernst Heinrich Lehenbauer como pioneiro na utilização do grão no RS

Pastor luterano é destaque no jornal GZH no campo da Soja

Desde o dia 28 de abril, em Santa Rosa, RS, está acontecendo a maior feira multissetorial do estado do Rio Grande do Sul, a Fenasoja, onde colocaram um busto do pastor luterano Albert Lehenbauer, falando um pouco sobre sua história (foto abaixo). 

A soja ocupa mais de 6 milhões de hectares no Rio Grande do Sul. Em menos de um século, de um desconhecido grão, passou a ser o principal produto de exportação. O primeiro fato que marcou a presença da soja no estado gaúcho aconteceu em 1923, com a chegada do pastor luterano norte-americano, Rev. Albert Ernst Heinrich Lehenbauer, em Santa Rosa, RS, que trouxe sementes de soja e orientou alguns agricultores sobre o valor alimentício do grão para a engorda de animais. Pouco tempo depois, em 1926, técnicos já recomendavam a soja como adubo verde. 

A soja impulsionou a mecanização e o profissionalismo no campo, trouxe rentabilidade financeira nas lavouras, abriu mercados internos e externos, desenvolveu infraestrutura, transporte, secagem e armazenagem e trouxe conhecimento.

O resgate histórico surgiu a partir da Expodireto e apresenta o pastor Lehenbauer como pioneiro na utilização do grão no RS. O evento aconteceu na cidade de Não-Me-Toque, RS, e finalizou no dia 11 de março (acesse aqui). Confira a reportagem especial do jornalista Leandro Staudt, no jornal GZH (foto abaixo). 

IELB na Mídia Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos