Há 100 anos semeando a Palavra de Deus


Ler em formato flip
01/04/2022 #Congregações #Instituto Histórico

Congregação Evangélica Luterana São Paulo comemora seu centenário

Há 100 anos semeando a Palavra de Deus

Surgimento da Congregação

O dia 4 de abril de 2022 marca os 100 anos da Congregação Evangélica Luterana São Paulo (CELSP), de Porto Alegre, RS.

No ano de 1922, 18 famílias da Congregação Cristo, de Porto Alegre, decidiram fundar uma nova comunidade. Era a semente daquela que seria uma das grandes congregações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).

No começo, os cultos foram realizados em residências. Georg Wilhelm Rehr, o primeiro pastor chamado, permaneceu de 1922 a 1929.

Apesar das dificuldades, em apenas dois anos, a nova Congregação construiu um templo na rua Ernesto da Fontoura, bairro São Geraldo, em Porto Alegre. O primeiro presidente foi Guilherme Goerl, que permaneceu 24 anos neste cargo.

 

Enchente

Em maio de 1941, uma enchente inundou o centro de Porto Alegre e muitos bairros da cidade.

Esta enchente atingiu também toda a propriedade da CELSP, que, além do templo, já contava com casa pastoral, casa para professor e o prédio da escola.

O infortúnio interrompeu toda a vida congregacional e destruiu todos os móveis da congregação.

 

Prisões

A 2ª Guerra Mundial (1939-1945) trouxe dificuldades para a igreja luterana no Brasil e muita desconfiança das autoridades brasileiras em relação aos imigrantes alemães.

O pastor August Hartwig Heine – na Congregação de 1929 a 1949 – foi preso em setembro de 1942. O pastor Heine permaneceu recluso por 4 anos. Ele também era, nesse período, presidente da IELB.  

 

Vocação missionária

            Muitas congregações de Porto Alegre e arredores tiveram origem no trabalho pastoral e missionário da CELSP.

            Em janeiro de 1926, a pedido dos professores do Seminário que eram membros da Congregação, iniciou-se a realização de cultos no bairro Mont’Serrat, o que deu origem à Congregação Concórdia, que foi fundada no ano seguinte.

            A segunda Congregação que teve início em decorrência da atividade da CELSP foi a Congregação da Cruz, da Vila Floresta, a partir da fundação de uma escola no bairro Passo das Pedras, em 1936, no local conhecido como “Chácara Bernardes”.

            Em 1959, a transferência pacífica de 16 famílias ao bairro Cristal deu início a uma nova congregação neste bairro.

             Em 1962, emancipou-se a Congregação São Mateus, em Cachoeirinha, com cerca de 60 pessoas, e a Congregação São Marcos, em Alvorada, com 45 membros.

            E em setembro de 1966, os pontos de pregação em Vila Nova e no bairro Cavalhada formaram uma nova paróquia.

 

Novo templo

            Já no final dos anos 1950 era consenso que o templo não comportava mais o número de membros e também necessitava ser reformado. A ideia era a construção de uma nova igreja. Foi aí que, em 1967, surgiu a ideia de um novo local para a Congregação, área cuja compra foi aprovada em assembleia de outubro de 1970.

            Apenas em 1984, o novo templo foi inaugurado – na rua Cipó, bairro Jardim Ipiranga –, fruto do empenho de vários pastores e membros participantes de comissões de planejamento e construção.

            A mudança de local teve motivação missionária, conforme atas das assembleias da Congregação, visto que a nova sede ficaria em um novo bairro de Porto Alegre, com possibilidades de expansão habitacional e, ao mesmo tempo, haveria espaço para acolher a Escola Especial Concórdia na área que seria adquirida.  

 

A CELSP e as escolas

Muitos membros da Congregação foram alunos da Escola Luterana São Paulo, fundada em 1922. Esta chegou a ter o número máximo de 114 alunos, em 1957, sendo que, em média, 50% destes eram filhos de membros. Fechou suas portas em dezembro de 1972, deixando boas lembranças para muitas famílias.

Na década de 1970, mesmo ainda mantendo a Escola São Paulo, a CELSP envolveu-se diretamente no apoio ao Centro Educacional de Deficientes Auditivos (CEDA), dando a esta escola o suporte congregacional. A partir daí, muitos membros da CELSP fizeram parte da diretoria do CEDA por muitos anos. Mesmo após a Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) assumir a manutenção da escola de surdos, a Congregação continuou mantendo suas portas abertas para o acolhimento dos surdos e seus familiares.

 

Presença marcante na origem de grupos nacionais

DEPARTAMENTO DE SERVAS E LSLB

            Fundado em 31 de agosto de 1927, o departamento de servas pode ser considerado o mais ativo na história da Congregação.

            O dia 4 de julho de 1956 marca uma data importante para o departamento feminino da CELSP e das outras congregações da IELB. Por iniciativa de Ottilie Müller – esposa do então pastor da Congregação, George Müller –, reuniram-se representantes dos departamentos de senhoras das congregações de Porto Alegre e arredores, com o objetivo de formar uma Liga Nacional. Naquela tarde compareceram 93 senhoras, e foi fundada a Liga de Senhoras Luteranas do Brasil.

Nosso sonho tornou-se realidade... Meu coração estava transbordando de alegria; dei graças a Deus pela bênção que concedeu para este empreendimento.” Ottilie Müller (em depoimento no Boletim Informativo da LSLB, em 1966).

 

União Juvenil São Paulo (UJSP) e Waltherliga:

A SEMENTE DA JUVENTUDE EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL

            Até 1925, as uniões juvenis funcionavam de forma isolada, em suas congregações. O primeiro passo para a formação de uma organização maior, que reuniria os diferentes grupos, foi dado em 31 de maio de 1925, com a visita de um grupo de jovens da CELSP a Hartzpikade (ou Picada Hartz; hoje município de Nova Hartz, RS). Em conjunto com o grupo de jovens daquela Congregação, eles formaram a Waltherliga, embrião da organização juvenil que atualmente conhecemos como Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB).

 

Missão Surdos

            Na década de 1970, a CELSP abraçou o trabalho com surdos e criou uma parceria com o CEDA, que viria a ter a sua sede ao lado da Congregação. A primeira turma de confirmandos surdos foi no ano de 1978, dando início ao projeto Missão Surdos.

            Muitos pastores especialistas em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) foram chamados pela CELSP ao longo dos anos. Crianças e jovens surdos foram e continuam sendo acolhidos pela Congregação, juntamente com seus familiares. Cultos e atividades em LIBRAS tornaram-se parte do trabalho da CELSP.

 

A CELSP e a música

            A Congregação São Paulo sempre teve a presença marcante da música em sua história.

            Um dos seus grupos musicais mais longevos é o Coro Misto, que ainda hoje está em atividade. Muitos integrantes deste coro, por muitos anos, também participaram do saudoso Coral Luterano.

            Da União Juvenil São Paulo (UJSP) também nasceu uma banda que ficou conhecida dentro e fora do meio luterano. Em 1995, surgiu a Banda Herdeiros, que, ao longo de sua história, lançou três CDs e muitos clipes.   

            Nos últimos dez anos, a CELSP vem promovendo concertos comunitários, com o propósito missionário de aproximar a Congregação dos bairros em seu entorno. Estes concertos contaram, por muitos anos, com a presença da Orquestra Sacra e o Coro da Universidade Evangélica Luterana do Brasil (ULBRA), que, juntamente com o coro da CELSP, proporcionaram momentos de grande emoção. O destaque esteve nas várias participações de um grande coro infanto-juvenil formado por cerca de 100 crianças da Liga de Amparo aos Necessitados (creche ALAN – bairro Bom Jesus), do Colégio Estadual Ruben Berta (Vila Jardim) e das crianças da Congregação em alguns concertos de Natal.

 

Departamentos e grupos

            Hoje muitos grupos compõem o trabalho da CELSP.

            Além do Departamento de Servas, da União Juvenil São Paulo e da Missão Surdos, já mencionados, a Congregação tem valorizado também o trabalho da Escola Dominical e do grupo da Terceira Idade. Nos últimos anos, os leigos da Congregação têm se reunido mensalmente para momentos de comunhão e confraternização.

 

A CELSP e a Ação Social

            A ação social tem sido um braço forte da CELSP nos últimos anos. Famílias foram auxiliadas, e casas, construídas.

            Além disso, muitas instituições sociais têm sido auxiliadas através do trabalho do Brechó Beneficente, que tem contado com as doações de pessoas do bairro e de membros da Congregação. Através deste trabalho também têm sido mantidas bolsas de ensino para estudantes do Seminário.

 

Movimento jovem

            Atualmente, a CELSP tem sido a sede de um movimento luterano interdistrital e intercongregacional chamado “Presence”, que tem como propósito buscar jovens e aproximá-los da igreja.

            Este movimento tem promovido noites de louvor e ensino, bem como campanhas de cunho social.

 

Os novos desafios

Ao completar 100 anos de existência, inundados de gratidão a Deus, membros, diretoria e pastores colocam-se diante de novos desafios.

A Missão interna: a busca de membros afastados e o fortalecimento daqueles que participam ativamente, através de ações que promovam a aproximação da Palavra de Deus.

A Missão externa: aproximar a Congregação dos bairros em seu entorno através de ações missionárias e sociais.

A Missão surdos: fortalecer o trabalho com pessoas surdas e seus familiares e estimular cada vez mais o uso da LIBRAS em todo o trabalho realizado.

A Missão social: auxiliar pessoas e instituições sociais que necessitem suporte financeiro e material para a manutenção da dignidade humana.

 

            Nos unimos com o salmista, em gratidão, e, em uma só voz, dizemos: “De fato, o SENHOR fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres” (Sl 126.3).

 

PRESIDENTES DA CELSP

Guilherme Goerl - 1922 a 1946

Paulo Heine - 1946 a 1949

Hugo Wagner - 1949 a 1952 e 1954 a 1956

Arno Weimer - 1952 a 1954

Adalberto Nickel - 1956 a 1958

Oswaldo Julio Kraemer - 1958 a 1967

Armin Romeu Gueths - 1967 a 1969

Amandio Altmann - 1969 a 1974

Breno Alberto Thomé - 1974 a 1976

Guenther M. H. Kolbe - 1976 a 1978

Sigbert Grams - 1978 a 1982

Arno Ewald Goerl - 1982 a 1986

Vitor Hugo Merker - 1986 a 1988 e 1995 a 1997

Dario Omar Kommers - 1988 a 1993

Raul Fernando Thomé - 1993 a 1995 e 1999 a 2001

Elemar Hillig - 1997 a 1998

Roberto Hagen - 1998 a 1999

Roberto Frederico Strelow - 2001 a 2003

Nilton Goerl - 2003 a 2005 e 2009 a 2011

Roberto Kupski - 2005 a 2009 e 2011 a 2015

João Carlos Nickel – 2019 - 2021

Bernardo Kupski – 2015 – 2019 e 2021 (gestão atual)

 

PASTORES DA CELSP

Rev. Georg Wilhelm Rehr – 1922 a 1929

Rev. August Hartwig Heine – 1929 a 1937 e 1947 a 1949

Rev. Werner Karl Wadewitz – 1937 a 1946

Rev. George John Müller – 1949 a 1961

Rev. Herbert Hörlle – 1961 a 1966

Rev. Leopoldo Heimann – 1966 a 1973

Rev. Milton E. Klagenberg – 1971 a 1974

Rev. Paulo Kerte Jung – 1973 a 1983

Rev. Bruno Sonntag – 1983 a 2000

Rev. Ely Prieto – 1984 a 1991

Rev. Ricardo Sander – 1991 a 1994

Rev. Guilherme R. Hasse Becker – 1995 a 1998

Rev. Otomar W. Schlender – 1999 a 2009

Rev. Klaus E. Kuchenbecker – 1999 a 2011

Rev. Rafael Ott – desde 2010

Rev. Ildo B. Weirich – desde 2012

 

Fontes:

·         Monografia do pastor Paulo Kerte Jung sobre a História da Congregação Evangélica Luterana São Paulo (Faculdade de Teologia do Seminário Concórdia), 1982.

·         Revista 90 anos Celsp

·         Um grão de mostarda – A História da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, v.1, Porto Alegre: Concórdia.

·         Histórias da história da IELB, Porto Alegre: Concórdia.

·         Manuscritos do Sr. Amandio Altmann.

·         Instituto Histórico da IELB (auxílio do Sr. Paulo Udo Werner Kunstmann)

Congregações Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos