A palavra dos jovens


Ler em formato flip
13/05/2022 #Jovens #Artigos #Congregações #Exclusivo Assinantes

Muitos acreditam que o jovem é o futuro da igreja, mas estão enganados, somos o presente da igreja.

A palavra dos jovens

O Departamento de Educação Cristã da IELB está promovendo o Fórum de Educação Cristã em algumas regiões do Brasil, em 2022, com a temática “O jovem na igreja”. A primeira edição aconteceu nos dias 12 e 13 de março em Colatina, ES. Outras edições estão programadas. O objetivo é reunir lideranças locais, distritais e de jovens, pais, pastores, professores para o crescimento espiritual e orientações no trabalho com os jovens na igreja.

Qual é o espaço do jovem dentro das congregações? Que apoio ele tem recebido? A presença da liderança jovem na internet pode fazer a diferença na vida diária do jovem, na sua comunhão com Deus e no crescimento espiritual. O apoio e a orientação para que o jovem esteja na liderança da sua união juvenil pode levá-lo a trabalhar, também, pela congregação em que participa, seja na diretoria ou em projetos diversos, e também na comunidade onde está inserido. Para poder trabalhar com os jovens é importante conhecer as suas habilidades e o seu ponto de vista sobre os diversos assuntos. Confira a seguir depoimentos de jovens pelo Brasil e sua participação nas congregações e áreas de atuação:

 

DEPOIMENTOS

“Sem dúvida existe uma grande expectativa da atuação do jovem dentro da igreja como um todo, tanto da parte do próprio jovem, como dos demais departamentos. Ao mesmo tempo em que ansiamos o envolvimento na liderança, existe uma certa ansiedade em como lidar com este grande desafio. Se teremos ou não o devido apoio; se daremos ou não conta do recado.

Neste ano de 2022, os fóruns de Educação Cristã da IELB, ao trazerem à tona este tema, o jovem na igreja, oportunizaram questionamentos sobre o assunto.

Tive a oportunidade de participar da edição realizada em Colatina, ES, e pude perceber de perto a grande preocupação da própria liderança da Igreja em como trazer este público e como envolvê-lo.

O jovem tem gás, tem força, o que precisa é da motivação correta e de exemplos para seguir. Muitos acreditam que o jovem é o futuro da igreja, mas estão enganados, somos o presente da igreja, e, por isso mesmo, precisamos e necessitamos do apoio e do embasamento correto para dar continuidade ao trabalho.

Já temos relatos e experiências de jovens participantes ativamente em suas congregações, seja na diretoria, no louvor, na escola dominical, ou seja, em cargos onde há um tempo não era nem cogitada a presença de um jovem.

Fico muito feliz com os espaços que estamos tendo e digo, em nome do Conselho Geral, que estamos trabalhando esta temática também dentro da JELB, este é um dos nossos grandes objetivos.

Agora é a hora da participação ativa do jovem. Somos a JELB, somos a IELB, a de hoje e a de amanhã. Fortes e em santa união, com a missão de levar Cristo para todos através dos nossos dons.”

Dag Figur, 26 anos

Presidente da JELB – Juventude Evangélica Luterana do Brasil

Acompanhe nas redes sociais: @jelb.br

 

 

“A JELC sempre teve uma veia ligada à comunicação. As fotos, os vídeos e o teatro sempre estiveram presentes e foram muito fortes na União Juvenil. Há muito tempo eram feitos jornais impressos, com informações direcionadas aos jovens da congregação. Quando as redes sociais começaram a se tornar populares, foram criados perfis da União Juvenil (Orkut e Facebook) que eram mais uma forma de compartilhar as experiências do grupo através das fotos e dos eventos.

O perfil no Instagram foi criado por mim em janeiro de 2019 e também era utilizado para publicar os eventos e convites das atividades da JELC. No começo, eu o administrava sozinha, assim como os outros perfis da igreja e o site. Quando o isolamento da pandemia começou, sentimos a necessidade de manter a interação com os jovens de alguma forma, e utilizamos o Instagram para isso. Então começaram os posts interativos de jogos, desafios bíblicos, estudo bíblico em vídeo, jogos no stories e posts que poderiam ser aplicados na vida pessoal de cada um. A partir disso, a minha “euquipe” ganhou mais dois membros, que são pessoas próximas e já me ajudavam indiretamente.

O nosso perfil começou a ser conhecido por jovens de todo o Brasil quando lançamos um jogo no stories, em abril de 2020. Um template chamado Jovem Luterano, com várias situações comuns na nossa vida na igreja e que as pessoas tinham que marcar suas respostas e postar no stories. Por causa disso alcançamos 10 mil impressões na nossa conta, enquanto tínhamos menos de 300 seguidores. De lá pra cá, batemos vários recordes, que nem imaginávamos, como um reels que alcançou 14 mil visualizações. Os reels, inclusive, são o tipo de publicação que mais fazem sucesso.

Nós gostamos de utilizar o Instagram como uma extensão da União Juvenil. Se a reunião acontece semanalmente, por que não fazer com que a igreja esteja presente na vida daquele jovem diariamente? Por isso desenvolvemos vários projetos, alguns com conteúdo temático e em séries, como: Saúde Mental, Dia da Reforma Luterana e Dons Espirituais. E também sobre as datas do calendário da igreja ou aquele conteúdo leve e didático, que chame a atenção das pessoas.

Nossos desafios também fazem sucesso, já fizemos desafios criativos (de desenho, música), assim como desafios devocionais, de leitura bíblica e oração.

Vale ressaltar que o nosso público não é formado só por jovens, recebemos interações de pessoas de todas as idades. E com essa repercussão, conseguimos alcançar pessoas de todos os lugares do Brasil e ter o nosso trabalho como referência. Mas para nós, o mais legal é que pessoas daqui ou até de outras cidades do interior do Piauí visitam a igreja porque viram o trabalho feito na internet e se interessaram. E também por sentir que os jovens se sentem mais animados a participar das reuniões regulares da união juvenil e a também convidar jovens de fora da igreja para participar, porque são motivados pelos conteúdos digitais e entendem a importância de ter um relacionamento com Deus, principalmente os adolescentes.

Em 2022 resolvemos aumentar a equipe, e agora somos cinco. Nosso objetivo sempre foi divulgar o trabalho da igreja e a Palavra de Deus, porém, com certeza já ultrapassamos a barreira dos luteranos e hoje alcançamos também pessoas de outras igrejas.

Lara Silva, 21 anos

Exerce os cargos de vice-presidente da União Juvenil (JELC) e de coordenadora de Comunicação da Congregação Cristo, de Teresina, PI.

Acompanhe nas redes sociais: @jelbteresina

 

“Acredito que a necessidade de nossa juventude, no passado, me fez liderança no departamento. Quando iniciei minha participação nos jovens, estávamos em um período em que não tínhamos jovens mais experientes. E essa circunstância me fez tomar a iniciativa de, junto com outros jovens e pastores, dar seguimento e não deixar que a juventude caísse no esquecimento ou tivesse uma quebra em sua sequência. Felizmente, conseguimos prosseguir com nossas reuniões e, a partir daí, vimos que nosso grupo só se tornou mais forte e vem crescendo cada vez mais.

Em nossa Congregação sempre tivemos muito apoio da diretoria e de todos os membros, para, como jovens, sermos atuantes e líderes que incentivam e buscam levar a Palavra.

E foi justamente pelo incentivo da Congregação que fui convidada, junto com outra jovem, a concorrer a um cargo na diretoria principal da Congregação. Vale salientar que estamos adotando o padrão da IELB de organização de estrutura, com presidente e vice-presidentes das áreas de atuação. Com essa parceria, de apoio mútuo, aceitamos concorrer, e fui eleita.

Essa eleição mostra que a comunidade acredita e confia na capacidade de seus jovens de contribuírem com mudanças e com um bom trabalho. Acredito que, como diz o ditado, ‘uma andorinha só não faz verão’, então a união da Comunidade, em todos os seus âmbitos, leva adiante o seu legado e faz com que, cada vez mais, surjam lideranças em nosso meio.

Todos fomos abençoados com dons, como podemos usá-los? É essa a percepção e a “pulguinha” atrás da orelha que é passada em nossa Congregação: “Em que lugar e de que forma você pode contribuir com o Reino de Deus?” Isso desacomoda, nos faz pensar e agir. Dessa forma, seguimos fortes em santa união, pedindo que Deus continue a fortalecer nossa fé e nosso trabalho na e para a igreja.”

Gabriele Sparremberger Steimetz, 20 anos

Exerce os cargos de Apoio, na diretoria da União Juvenil, e de vice-presidente de Comunicação na Congregação Da Cruz, Porto Alegre, RS.

Acompanhe nas redes sociais: @dacruzpetropolis

 

 

“A minha primeira motivação para entrar na liderança da nossa União Juvenil (UJ) foi a curiosidade e a vontade de ajudar, e o que me mantém é o aprendizado que adquiri e venho adquirindo com tudo isso.

Felizmente todos os departamentos corroboram para a visibilidade da juventude como parte da igreja, desde solicitando a nossa ajuda em eventos até na organização de ações nossas.

Durante a pandemia, uma pessoa que ajudou, e muito, a nossa juventude a permanecer de pé foi o nosso pastor, Jordan Madia. Ele “segurou as pontas” com as dinâmicas e estudos. Isso gerou um efeito contrário do que esperávamos para o período, e nossa taxa de frequência subiu bastante durante os encontros a distância (online). Ele ensinou bastante a nossa diretoria no quesito de liderança e nos ajuda em descuidos que ainda precisamos superar como diretoria.

Para desenvolver a comunhão e o amor entre o grupo, realizar nossos primeiros encontros e promover eventos para arrecadar fundos, como a venda de pizzas, tivemos o apoio do casal Neidi e Ricardo Marques. Eles nos ajudaram desde a organização da compra dos insumos, até no ensino da produção e venda. Os resultados foram muito positivos, também no desenvolvimento do grupo como um todo.

Eu, particularmente, tenho uma gratidão imensa pelo apoio deles e de todos da igreja, porque é nessas pessoas que eu tento me inspirar para seguir em frente como líder, jovem e membro.”

Bruno Coliselli Fernandes, 21 anos

Presidente da UJCP, União Juvenil Cruz de Petrópolis, Porto Alegre, RS

Acompanhe nas redes sociais: @ujcp_poa

 

 

MOVIMENTO PRESENCE

“O movimento Presence surgiu a partir da iniciativa de jovens das congregações CELSP e Cristo, de Porto Alegre, e de comunidades de Canoas e São Leopoldo, RS, a partir da triste percepção de que muitos de seus amigos, de convívio da igreja, estavam se afastando devido ao fato de não se ‘encaixarem’ mais no formato tradicional dos encontros. Alguns foram para outras igrejas, porém muitos simplesmente pararam de frequentar quaisquer atividades cristãs.

Os objetivos principais do movimento são: ensinar o jovem a buscar Deus por meio da oração e da leitura da Bíblia, colocando-o em primeiro lugar no meio de sua rotina corrida da semana; mostrar que nosso Deus é um Deus próximo que ouve e atende as nossas orações; criar vínculos fortes de amizade dentro da igreja; exercitar a caridade e o amor ao próximo; proporcionar encontros calorosos levando o evangelho a públicos diversos, com o foco principal em atingir pessoas de fora da igreja. Através de um ambiente aconchegante, louvor e mensagens baseadas em temas que se apliquem diretamente à vida cotidiana dos jovens e seus desafios, o Presence quer aproximar as pessoas da Palavra, tão esquecida/deixada de lado ultimamente.

Hoje o movimento é organizado em dois tipos de encontros: Worship Night – uma noite de louvor, realizada sempre no último domingo do mês, na Congregação São Paulo, de Porto Alegre, e Presence Connect – encontros íntimos nas casas de jovens líderes, organizados por regiões da Grande Porto Alegre. O Presence conta com, aproximadamente, 40 jovens voluntários, divididos nas seguintes frentes: Ação Social, Foto e vídeo, Gourmet, Louvor, Mídias Sociais, Oração, Podcast, Staff e Técnica.

Seu impacto na sociedade tem sido muito relevante e importante. Mais de 500 pessoas já foram atingidas diretamente com os trabalhos desenvolvidos pelo grupo de Ação Social. Kits de higiene para moradores de rua, cortes de cabelo para pessoas em vulnerabilidade social, brinquedos para mais de 150 crianças carentes são algumas das ações realizadas nos últimos anos pelo Presence.”

Dérick Eliézer Jagnow, 28 anos

Um dos idealizadores e cofundador do projeto

Acompanhe nas redes sociais: @_presencemovement.

 

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Natacha Teske

Jornalista, São José, SC mensageiro@mensageiroluterano.com.br

Jovens Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos