O poder das palavras


Ler em formato flip
12/06/2022 #Mulheres #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo 19º garante que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e expressão”.

O poder das palavras

De toda a criação de Deus, o ser humano é o único dotado com o dom da fala! A comunicação é algo inerente ao desenvolvimento humano. Diariamente sentimos necessidade de falar e nos comunicar uns com os outros. E fazemos isso pessoalmente, por escrito, por telefone, pelas redes sociais, enfim, da maneira que for possível. O importante é dizer o que estamos pensando, manifestar nossa opinião.

            Esse, aliás, é um direito garantido por lei: A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu Artigo 19º garante que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e expressão”.

Mas é bom ficarmos atentos, pois ao jogar uma palavra no ar, estamos revelando o nosso interior. Jesus nos alerta, em Mateus 12.34, que “a boca fala do que está cheio o coração”.

Ao usarmos esse precioso dom que recebemos de Deus e esse direito que nos é garantido por lei, precisamos lembrar que estaremos testemunhando ao mundo o que cremos, o que sentimos, como somos… Em Provérbios 18.21, lemos que “a língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”. Então, o que nossas palavras têm revelado? Morte ou vida?

Nossas palavras devem transmitir vida, devem ser um presente para quem nos ouve. Vamos refletir sobre alguns exemplos de palavras que abençoam e encorajam:

– Romanos 12.14: “Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem-nos, não os amaldiçoem”. Aqueles que entendem a graça de Deus, que nos dá o perdão e a salvação através de seu Filho Jesus, querem repartir esse sentimento. Como é agradável estar na presença de pessoas que transmitem o amor de Cristo. Essas pessoas fazem a diferença onde estão e na vida de quem está à sua volta.

– Efésios 4.25: Paulo recomenda que “cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo”. A verdade é sempre o melhor caminho. A Bíblia diz que o pai da mentira é o diabo (Jo 8.44), e João alerta, em Apocalipse 22.15, que não entrarão na cidade santa os que proferem mentiras.

Uma equipe de psicólogos da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, realizou um estudo, em que mais de 100 pessoas foram testadas durante dez semanas, e concluíram que aquelas que optaram por falar sempre a verdade tiveram benefícios psicológicos e físicos. Ou seja, mentir faz mal para o corpo e para a alma!

Provérbios 16.24 nos anima a falar sempre palavras doces e amáveis: “As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos”. Quando falamos palavras boas, abençoamos os outros e a nós mesmos!

– Em 1Pedro 3.10, lemos que “quem quiser amar a vida e ver dias felizes guarde a sua língua do mal”. Aí temos uma dica de como ser feliz! As palavras que saem da nossa boca terão influência direta nas nossas emoções e na nossa vida.

Um “obrigado” pode substituir milhares de palavras. Um “por favor” pode amolecer o mais duro coração. “Você é importante para mim”, eleva a autoestima. “Você vai vencer”, nos dá coragem para prosseguir.  E, finalmente, as mais poderosas de todas as palavras: “Eu amo você!”

E, para concluir, vamos lembrar as palavras de Jesus: “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor” (Jo 15.9). E cheios desse amor vamos distribuir palavras que apontem para a vida eterna. Que as nossas palavras sirvam para trazer paz, gratidão, ânimo e esperança a todos que estão à nossa volta!

Cerla Knevitz

Professora

CEL Concórdia – Porto Alegre, RS

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Mulheres Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos