Uma abordagem luterana da Teologia Sistemática


13/07/2022 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Uma abordagem luterana da Teologia Sistemática

Confessando o Evangelho - combo com 2 volumes

Esta obra é um recurso extraordinário para a educação teológica, preparação de pastores e líderes de igrejas luteranas, pois apresenta de forma moderna a doutrina cristã em seu verdadeiro sentido e o evangelho ensinado nas Escrituras e confessado nas Confissões Luteranas à luz dos desenvolvimentos eclesiásticos do passado e do presente.

Um tratamento sistemático da doutrina cristã é nada mais nada menos que uma explicação do evangelho conforme resumido por Jesus em João 3.16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Uma abordagem luterana para essa tarefa reconhece que essa explicação deve ser normatizada pelas “Escrituras do Antigo e do Novo Testamento como a Palavra escrita de Deus e a única regra e norma de fé e prática”, e, como confessado nos “livros simbólicos da Igreja Evangélica Luterana, como uma verdadeira e não adulterada afirmação e exposição da Palavra de Deus” (Estatuto da The Lutheran Church Missouri Synod - LCMS, Artigo II). Mais de setenta teólogos da LCMS e de suas igrejas parceiras de todo o mundo, inclusive do Brasil, foram convidados a participar deste projeto, que foi iniciado há 30 anos.

Confessando o Evangelho: uma abordagem luterana da Teologia Sistemática procura demonstrar esta abordagem para confessar o evangelho não apenas com respeito ao seu conteúdo, mas também com respeito ao método de sua apresentação. Cada capítulo desta dogmática começa com uma apresentação do que a Bíblia tem a dizer sobre o tópico em discussão, seguida por uma revisão do que os credos ecumênicos e as confissões históricas da Igreja Luterana ensinam sobre esse assunto. Só então apresenta-se uma exposição concisa, organizada e sistemática de cada um dos quinze artigos da doutrina cristã abordados, seguidos por uma visão geral e sucinta da história correspondente. Os capítulos terminam com uma breve aplicação de cada tópico para o exercício do ministério evangélico, mostrando como o referido tópico se relaciona à proclamação do evangelho hoje.

Dimensões: 16 x 23 cm

Edição:

Páginas: 664 / 728

Tradução: Rudi Zimmer

Revisão Teológica: Paulo Moisés Nerbas

Publicação original: Concordia Publishing House (CPH)

 

Adquira aqui.

 

Leia a apresentação

            Quando alguns pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) receberam cópias da obra recentemente publicada pela Concordia Publishing House da igreja irmã dos Estados Unidos, a Igreja Luterana—Sínodo de Missouri (Lutheran Church—Missouri Synod), houve grande apreciação por esta obra. Seu nome é Confessing the Gospel: A Lutheran Approach to Systematic Theology (Confessando o Evangelho: Uma Abordagem Luterana da Teologia Sistemática). Como a Editora Concórdia também recebeu uma cópia, houve imediata manifestação do seu Editor, o Rev. Nilo Wachholz, no sentido de que seria fundamental que essa obra também fosse publicada pela IELB, em português.

            A razão para que esta obra fosse publicada tem vários motivos. Um deles é o fato de que a obra de teologia sistemática utilizada pela IELB, especialmente na formação dos pastores, Dogmática Cristã (2 vols.), de John Theodore Mueller, já está sendo usada por quase um século. Portanto, esta obra, além de ser a única que até agora existe em português, também não contempla a necessidade de uma abordagem mais extensa e mais atualizada de diversos pontos doutrinários. Assim, a publicação desta nova obra, Confessando o Evangelho: Uma Abordagem Luterana da Teologia Sistemática, será um recurso extraordinário para a educação teológica. Outro motivo é a maravilhosa estruturação de cada um dos capítulos da obra. Cada capítulo começa com a Fundamentação Bíblica, depois vem o Testemunho Confessional, seguido pela Formulação Sistemática, pelos Desenvolvimentos Históricos e Contemporâneos, e termina com as Implicações para a Vida e o Ministério. Portanto, a obra traz uma sistematização extraordinária das doutrinas bíblicas.

            Outrossim, eu mesmo fiquei surpreso em ter recebido uma cópia dos dois volumes diretamente da Concordia Publishing House. Ao examinar a obra, percebi que meu nome aparece como um dos Colaboradores da composição desta obra. Como se trabalhou nesta obra por quase 30 anos, já não me lembrava da minha colaboração, por isso houve surpresa. Além de mim, aparecem também o Dr. Nestor Beck e o Dr. Martim C. Warth. Além de nós brasileiros, a obra também recebeu a colaboração de teólogos de outros países do mundo. Isso demonstra que esta obra é de uma importância mundial.

            Finalmente, visto que já não atuo mais no ministério pastoral, me coloquei à disposição para traduzir esta obra. E, na medida em que fui avançando na tradução, fiquei cada vez mais entusiasmado e emocionado com o conteúdo desta obra. Além de mim, também o Dr. Paulo Moisés Nerbas aceitou com alegria o convite para fazer a revisão da minha tradução. Neste trabalho conjunto, houve grande harmonia e realização em servir à igreja na edificação do povo de Deus.

Esta obra é realmente maravilhosa, que, sem dúvida, será de fundamental importância para a formação de nossos pastores e de seu crescimento contínuo como ministros de Cristo. Além disso, ela também pode ser de grande proveito para professores e líderes leigos. A Deus seja dada toda honra, louvor e glória!

 

Rev. Dr. Rudi Zimmer (Th.D., D.Litt.)

 

Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos