Escolas Luteranas do Brasil dão início às comemorações dos 500 anos da Pedagogia Luterana no mundo


26/07/2022 #Escolas Luteranas #Rádio CPT

500 anos da “Carta aos Conselhos das Cidades Alemãs para que Criem e Mantenham Escolas Cristãs” serão completados em 2024 e será o enfoque do próximo ENEL

Escolas Luteranas do Brasil dão início às comemorações dos 500 anos da Pedagogia Luterana no mundo

Nos dias 19 a 22 de julho, no Hotel Mabu Interludium, em Foz do Iguaçu, PR, aconteceu o 13º Encontro Nacional de Escolas Luteranas organizado pela Associação Nacional de Escolas Luteranas (ANEL).

O evento reuniu cerca de 200 participantes, entre professores, orientadores, capelães e gestores da rede luterana de educação, além de parceiros, palestrantes e oficineiros.

Sob o tema "Cenários Inovadores de Aprendizagem: uma transformação necessária e possível", a programação contou com sete palestras, quatro oficinas, feira de eventos dos parceiros (Editora Positivo, Escola Segura, Escola Inteligência, PES English, Nave a Vela, Arco Educação, ULBRA e IELB), devoções, culto, noite cultural e momento de confraternização.

Além das palestras interligadas, o destaque ficou por conta da interação com os participantes. Desde a cerimônia de abertura em que os participantes tinham sido convidados a confeccionar instrumentos de percussão para o louvor, até a divisão em grupos para troca de experiência e construção de ideias e propostas relacionadas à pedagogia luterana. A interação com os participantes foi, de fato, destaque para boa parte das palestras, além das oficinas (confira abaixo os conteúdos e palestrantes).

O ápice do ENEL, que acontece a cada dois anos, foi o lançamento das comemorações alusivas aos 500 anos da “Carta aos Conselhos das Cidades Alemãs para que Criem e Mantenham Escolas Cristãs”, publicada por Martinho Lutero em janeiro ou fevereiro de 1524. O Prof. Norton Frehse Nicolazzi Junior, do Sistema Positivo de Ensino, foi desafiado a se debruçar sobre o conteúdo que será o enfoque do próximo ENEL, em 2024, ano em que o documento completa 500 anos de fato. O momento do lançamento dessas comemorações foi marcado com a entrega, para o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, de uma placa referente à abertura das comemorações em questão. Após receber a placa, o Rev. Geraldo Schüller fez uso da palavra para destacar a importância desse momento e para agradecer à ANEL pela iniciativa.

Para o presidente da ANEL, Prof. Nelci Senger, é um grande marco para a Pedagogia Luterana e a ANEL é pioneira em abrir as comemorações alusivas à data. Segundo Nelci, a ideia é resgatar e produzir conteúdo relevante para as próximas gerações, assim como foi feito em 2017 com o lançamento do livro “500 anos da Reforma Protestante: Perspectivas e Reflexões” (Editora Positivo), em comemoração aos 500 anos da Reforma. Organizado também pelo Prof. Norton Frehse Nicolazzi Junior, a obra teve a participação dos capelães da Rede Luterana de Educação.

O evento ainda contou com homenagens jubilares a oito escolas. São elas:

·        Colégio Luterano Concórdia – São Leopoldo/RS - 50 Anos (2019)

·        Colégio ULBRA Cristo Redentor - Canoas/RS - 50 Anos (2019)

·        Escola de Ensino Fundamental Concórdia – Santo Ângelo/RS - 90 anos (2020)

·        Colégio Luterano Sião - Araricá/RS - 100 anos (2020)

·        Colégio Concórdia – São Paulo/SP - 60 Anos (2022) - Escola Fundamental Luterana Redentor - Igrejinha/RS - 60 Anos (2022)

·        Colégio Concórdia – Santa Rosa/RS - 70 Anos (2022)

·        Colégio Luterano São Mateus - Sapiranga/RS - 70 Anos (2022)

·        Colégio Concórdia – Porto Alegre/RS - 120 anos (2022)

 

As apresentadoras do programa Revista CPT Kids, da Rádio CPT, Luana Lemke e Elisa Leitske, que estiveram cobrindo o evento, fizeram um programa especial no dia 25 de julho, com entrevistas com alguns participantes (assista em https://www.youtube.com/watch?v=8aXO__aY_Ac).

 

Confira as palestras do 13º ENEL:

·        Implicações da Nova BNCC na Pedagogia Luterana (Dr. Anselmo Graff)

·        Outros 500 (Norton Frehse Nicolazzi Junior – SPE)  

·        De Lutero à Escola Luterana: pautas educacionais da pedagogia e da escola luterana (dinâmica dos grupos de trabalho) e Da Pedagogia Luterana ao PPP das Escolas da Rede Luterana de Educação: memória, identidade e horizontes – exposição dialogada com a participação dos grupos de trabalho   (Flávio Fernando de Souza – SPE)

·        O professor e os desa­fios da docência na atualidade (António Nóvoa – Portugal)

·        A Educação do Futuro para além da Revolução Digital (Dr. Guilherme Nogueira) 

·        Como construir o valor segurança na escola (Rogério Mainardes- UP 2U) 

·        Descobrindo a Ciência da Felicidade (Dr. Luiz Gaziri)   

 

Ofi­cinas:

·        Ensino Religioso - “Metodologias e Práticas: do concreto ao conceito” (Elisa Schlemer Leitzke)

·        Benefícios cognitivos, sociais, culturais e econômicos no bilinguismo: como a escola deve se organizar? Cognitive, social, cultural and economic bene­ts in bilingualism: how should the school get organized? (Luiz Fernando Schibelbain – PES)

·        O tratamento dos dados na esfera escolar (Gianna Calderari - UP2U)

·        O estudante de hoje e o profi­ssional do futuro (Maria Rita Grandi Gullo – Escola da Inteligência)

 

Veja aqui álbum completo de fotos.

Texto e fotos: Luana Lemke/IELBcom 

Escolas Luteranas Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos