Filha de Deus. Eu?!


Ler em formato flip
14/08/2022 #Reflexão #Mulheres #Congregações #Editora Concórdia #Estudos

Tinha dificuldade de chamar Deus de pai, porque não me sentia filha.

Filha de Deus. Eu?!

Nunca tive contato com meu pai. Nunca o vi, nem por foto.

Quando criança, sempre ouvia sobre Deus, de que ele castigava, respondia orações e curava. Mas, para mim, ele era alguém que estava laaaá no céu, bem longe do meu quarto. E não achava ele tão bonzinho, afinal, eu não tinha um pai. Minha mãe sempre me dizendo palavras negativas, me achava burra e feia e, se Deus é quem criava tudo e todos, ele não deveria ser bom, segundo meu pensar. E ainda abandonava as pessoas.

Nasci num lar católico. Meu primeiro contato com a Palavra de Deus foi aos nove anos, quando iniciei a catequese. Minha mãe não frequentava a igreja, mas a partir da catequese eu tinha que ir.

Por volta dos 33 anos percebi que, mesmo já tendo experiências com Deus, ele ainda era alguém distante. Ele era o meu Senhor, o Salvador, menos o Pai. Tanto que, ao orar, eu dizia primeiro Deus e depois Pai.

Deus não podia ser pai. Todos dizem que pai é bondoso, não abandona...Tenho certeza de que não ter tido um pai contribuiu para que eu vivesse muitos momentos ruins e dolorosos em minha vida. A começar na escola, pois para quem eu iria entregar aquelas lembrancinhas? Me lembro como se fosse hoje, das gravatinhas que nos davam para colorir.

Sem contar as vezes em que minha mãe dizia: “Vou levar você para morar com seu pai. Aí você vai ver o que é bom”. Minha vida já era horrível! Imagina como deveria ser morar com um pai? Eu tinha uma mistura de sentimentos ali, afinal sempre ansiei ter um pai, mas, por outro lado, tinha medo das punições.

Hoje tenho isso muito claro: além de não ter tido pai, o que não é culpa de Deus, sou filha de um adultério. Minha mãe se relacionou com um homem casado. Ela dizia, que por causa da religião dele, ele queria muito um menino. Disse que se eu fosse homem, eu teria tudo o que eu pudesse imaginar. Mas se fosse mulher, poderia me jogar em um chiqueiro de porco, pois filha mulher ele já tinha quatro. Então, de forma inconsciente, eu fazia muitas coisas de “piá”. E há pouco tempo percebi isso. Por exemplo, eu queria pilotar minha moto como se fosse um homem. Foi quando me dei conta que, mais uma vez, eu queria agradar um pai que não existia. Foi quando caí em mim e me dei conta de tantas coisas masculinizadas que eu fazia e tinha.

Os pais, na maioria das vezes, não imaginam o impacto que isso gera na vida de um filho. Eu não tinha identidade, era extremamente carente; a forma de me vestir e de me expressar mostravam como aquilo era a necessidade de ser vista, amada, cuidada. Me envolvi com homens buscando, no relacionamento, um pai. Claro que era inconsciente.

Me dei conta de que tinha dificuldade de chamar Deus de pai, porque não me sentia filha. Aos 36 anos eu ainda olhava para mim como uma criança abandonada, que já tinha intimidade com um Deus que era pai de todos os meus irmãos, menos meu. Para mim, ele era só o Deus. Quando me dei conta disso, orei ao Senhor que me ajudasse a simplesmente ser o que eu já era: filha.

Foi um exercício! Parece maluco, mas eu acordava todas as manhãs e, antes de fazer meu devocional, eu sorria para o lado e dava “bom dia” para meu Pai. Me lembro de vezes em que minha afilhada estava comigo e dizia: “Gegê, com quem você está falando? Não tem ninguém aí. Você é maluca!” Então fui buscar na Palavra e também com pessoas que eram filhas, como um filho de Deus age. E fui permitindo que o Espírito Santo fosse tirando todos os sofismas da paternidade de Deus.

Hoje, busco todos os dias me lembrar de Isaías 54: ali é o próprio Deus dizendo o que está fazendo por mim. O segredo para este processo de libertação, de ser livre do cativeiro mental que criamos sobre Deus Pai, é através da Palavra de Deus. É no início, todas as manhãs, ler e meditar no que Deus está falando através das Escrituras. É ter coragem de olhar no espelho e dizer: “Gennefer, seja o que Deus te chamou para ser: filha!”. E filha pede as coisas ao seu pai. Pede ajuda, pede amor, carinho, conselhos, companhia, colo.

Outro momento de espelho importante para mim foi verbalizar o que a Bíblia diz que sou: escolhida, amada, inteligente, querida, importante, especial, capaz! Acredito que a frase e o versículo que eu mais repito para mim é: “Você é capaz! Em Deus você pode todas as coisas (Filipenses 4.13)”.

Eu tenho por costume acordar mais cedo, ler a Palavra e orar. Eu não abro mão disso. Deus é o primeiro pensamento do meu dia. Eu nunca sei quando alguém vai precisar de Deus através de mim. Por isso tenho que sempre ter “água no cântaro”.

Minha dica para quem não sabe orar: marque um tempo e um lugar a sós com ele. Estipule um tempo, que pode ser de cinco minutos, e diga: “Pai, estou aqui. Espírito Santo, estou aqui”. Sabe quando você marca um café com seu amigo chegado? É igual. Ele é informal. O bom é que foi ele quem nos fez, então ele já sabe como somos. Conte seus medos, sonhos, erros. E ouça Deus falar lendo a Bíblia. Nos primeiros dias, cinco minutos parecem uma eternidade. Mas quando você menos esperar, vai perceber que duas horas passaram voando.

Eu, hoje, tenho um Deus Pai.

Gennefer Kelle Barbosa, 38 anos

Curitiba, PR

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Reflexão Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos