Ulbra completa 50 anos e projeta retomar posição de destaque e pioneirismo no país


16/08/2022 #Escolas Luteranas #Diretoria Nacional

No ano de seu cinquentenário, instituição desenvolve uma série de projetos para modernizar os 232 cursos de graduação

Ulbra completa 50 anos e projeta retomar posição de destaque e pioneirismo no país

Reconhecida pela excelência acadêmica e qualidade de ensino, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) completa, neste dia 16 de agosto, 50 anos de existência. Para celebrar o cinquentenário e dar início a uma nova fase, a Ulbra desenvolve uma série de projetos com novidades acadêmicas a serem implantadas a partir deste segundo semestre de 2022. “Somos uma das maiores instituições de ensino do país. Vamos recolocar a Ulbra no topo do ranking das melhores universidades privadas”, afirma Carlos Melke, presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra.

Atualmente, a Ulbra está presente de Norte a Sul do país com 10 unidades de educação básica e 13 de ensino superior, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Amazonas e Pará. Acolhe alunos da educação básica à pós-graduação, passando por cursos técnicos, de extensão e graduação, que formam a Rede Ulbra. Uma estrutura robustecida com mais de 100 polos de educação a distância distribuídos por todas as regiões brasileiras.

“Estamos implementando melhorias para modernizar os 232 cursos de graduação que temos, dando ênfase às disciplinas mais alinhadas às necessidades de quem procura formação de excelência e preparação para as melhores oportunidades profissionais. Em paralelo à solução dos desafios do dia a dia, já estamos realizando muitas ações. E seguiremos avançando para que a Ulbra cresça de maneira sustentável, investindo em inovação e em tecnologia, com objetivo de manter a relevância a partir da qualidade da oferta de ensino”, destaca Melke.

Novos cursos noturnos e modernização da EAD são algumas das novidades

O campus de Canoas, sede da Ulbra, oferece 91 cursos de graduação, dos quais 57 são presenciais e 34 à distância. Neste segundo semestre, uma das novidades é o lançamento dos cursos de Odontologia, Enfermagem e Medicina Veterinária no período noturno.

“A mudança acompanha a tendência do mercado nacional e atende a uma demanda dos alunos que precisam trabalhar durante o dia, enquanto buscam uma formação profissional à noite”, explica o reitor Thomas Heimann, que atua como professor da Ulbra há 25 anos.

A Enfermagem, além de poder ser cursada à noite, está recebendo um sistema tridimensional que, por meio de simuladores, proporcionará aos técnicos de enfermagem e graduandos o acesso a uma prática mais condizente com a realidade que terão nos hospitais. Evolução semelhante deve acontecer no curso de Estética.

No Direito, a proposta é refazer a matriz curricular para que os estudantes tenham acesso à realidade do novo mercado jurídico, sempre amparados por professores capacitados. Os alunos terão acesso a uma série de aulões simulados visando ao exame da OAB e sistemas com provas rotineiras para que saiam de fato preparados para o desafio.
“A Ulbra vai continuar primando pela excelência acadêmica. Daremos oportunidades de atualização ao nosso corpo docente, promoveremos melhorias nos campi e reformularemos a infraestrutura. Em paralelo, pretendemos retrofitar nosso stricto sensu”, adianta o presidente da Aelbra.

A Educação a Distância (EAD) é outra área que deve sofrer uma grande reformulação. A chegada de novos parceiros com tecnologia avançada permitirá aos professores a realização de vídeos em 4k, com altíssima definição, feitos em estúdio a ser montado na Ulbratech, em Canoas.

“Somos pioneiros na EAD no Brasil e agora seremos os primeiros a trazer a modernização à modalidade. Vamos conversar melhor com os estudantes, ensinar de fato e fazer com que eles saiam capacitados para o mercado de trabalho”, afirma Melke. “São medidas e atualizações que, acreditamos, proporcionarão à Ulbra consolidar, em poucos anos, um lugar ao lado das grandes universidades do país”, complementa.

Programação de aniversário vai até o final do ano

As unidades prepararam uma extensa programação de aniversário, com atividades culturais, religiosas, esportivas e sociais que vão até o final do ano. Para o dia 16 de agosto, está previsto um culto de aniversário, a partir das 16h, na Capela Universitária do campus de Canoas, RS, com a participação da Orquestra da Ulbra e do Coro Infantil.

Em seus locais de trabalho, os colaboradores mais antigos receberão homenagens. Para os estudantes, a Ulbra está preparando uma ação especial, com a oferta de 50 bolsas de estudos de 50% para os candidatos que produzirem os melhores vídeos falando da ligação com a universidade.

Outras atrações também estão na agenda até o final ano, como um show musical e uma corrida de rua prevista para setembro. Nas ações voltadas para a comunidade, a meta é arrecadar 50 toneladas de alimentos a serem destinados a famílias carentes. Durante sua programação, a TV Ulbra apresenta programas especiais e depoimentos em homenagem aos 50 anos.

Confira aqui a programação completa. 


Fotos: Marla Cardoso/ULBRA

Por Assessoria de Imprensa da ULBRA


Escolas Luteranas Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos