“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”


Ler em formato flip
23/09/2022 #Homens #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes #Reflexão

A vinda de Jesus ao mundo é para que o povo de Deus tenha vida.

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”

Ter uma vida em abundância é desfrutar de comunhão com Deus através da obra redentora de Cristo. É ter sido salvo pela graça mediante a fé. O próprio Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10.10).

Atualmente é comum encontrar pessoas que distorcem esse texto com o objetivo de proclamar um falso evangelho. Ao fazer isso, esses falsos mestres tentam tirar o foco da graça de Deus e colocá-lo sob as realizações pessoais.

A vinda de Jesus ao mundo é para que o povo de Deus tenha vida. O contexto da passagem em que Jesus promete vida abundante àqueles que são seus, trata-se da imagem do Bom Pastor. Nessa imagem, o próprio Jesus se apresenta como sendo o Pastor, e retrata seu povo como sendo suas ovelhas. Dessa forma, ele é o Pastor que cuida de suas ovelhas. Essas ovelhas o conhecem e não seguem a estranhos.

Na história contada por Jesus, esses ladrões são uma figura utilizada para representar os falsos mestres. Eles são enganadores e não têm escrúpulos. Buscam apenas destruir as pessoas. Por isso Jesus diz: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir”. Mas em seguida, ele próprio traz a boa notícia: “Eu vim para que tenham vida”. Trazer vida é exatamente o oposto de trazer destruição e morte. Assim também como o Bom Pastor é o exato oposto do ladrão que tenta assaltar o aprisco.

É interessante observar e entender que só o fato de Jesus trazer vida em lugar daqueles que trazem morte já é um grande contraste. Porém, Jesus avança ainda mais em sua promessa. Ele veio para que suas ovelhas tenham vida, e vida em abundância. Isso mostra que a vida concedida por Jesus Cristo é de uma medida transbordante.

Todavia, isso não quer dizer que Jesus está prometendo uma vida abundante de forma financeira. A vida em abundância da qual Jesus fala é muito mais preciosa do que todas as riquezas deste mundo.

Quando Jesus promete uma vida abundante ao seu povo, ele está prometendo uma vida em que há graça em abundância, amor em abundância, alegria, paz e segurança em abundância. Isso significa que não é a abundância de qualquer amor, qualquer graça, qualquer paz, qualquer alegria e qualquer segurança (Jr 33.6; João 1.16; Rm 5.17-20; 2Co 8.2; Ef 1.7-8). Essas virtudes têm sua origem no próprio Deus. Elas revelam a certeza e a garantia de nossa salvação.

Por isso que a vida em abundância da qual a Bíblia fala está diretamente ligada à suficiência de Cristo na salvação de seu povo. Sua obra é perfeita e indispensável para que suas ovelhas tenham a vida eterna.

É claro que Deus pode conceder bênçãos materiais ao seu povo, se assim ele quiser. Mas jamais podemos dizer que esse é o propósito do evangelho. Jamais podemos dizer que é esse tipo de vida abundante que a Bíblia Sagrada ensina. Anunciar que Cristo garante prosperidade material aos seus seguidores é fazer papel de ladrão e salteador, pois é o mesmo que enganar e destruir as pessoas que são levadas por esse falso ensino.

O ensino para o povo de Deus e sua igreja é que já hoje desfrutamos dessa vida abundante, com a presença do Espírito Santo em nós, como selo garantidor da nossa herança, que testifica que essa vida abundante alcançará sua plenitude quando estivermos ao lado de Deus para todo sempre no novo céu e na nova terra. Por isso a vida abundante da qual Jesus falou não pode ser mudada!

 

Giovani Sidney Immich

Pastor Conselheiro

www.lllb.org.br

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Homens Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos