Pássaros, flores e a Palavra


22/09/2022 #Reflexão #Congregações #Meditação

Nesta poluição sonora e visual da sociedade moderna, a primavera nos convida a desacelerar.

Pássaros, flores e a Palavra

Eis que saboreamos os primeiros dias da primavera. Estação que rompe com os dias frios de um inverno que, pelo menos aqui por Candelária, foi cinzento e úmido. Lentamente, o cenário já está sendo transformado. Os dias estão ficando maiores. Os pássaros cantam mais. As cores das flores ganham destaque. O rebrote das árvores mostra a força da criação do Senhor. E o manacá de cheiro já perfuma o início da primavera.

 

Nesta poluição sonora e visual da sociedade moderna, a primavera nos convida a desacelerar. A tirar os olhos das telas. A tirar os fones de ouvido. E apreciar o cantar dos pássaros ao início de mais um dia de primavera. A apreciar as cores e cheiros do jardim. E, sob os sons e aromas primaveris, perceber a mensagem que o Senhor coloca todos os dias diante de nossos olhos. Que mensagem é essa? De que há alguém cuidando de tudo. Absolutamente tudo. Do pássaro que voa de árvore em árvore. Da plantinha do seu jardim. E todas as nossas necessidades e aflições.

 

Em Lucas, capítulo 12, Jesus nos convida a observar os corvos. Eles não semeiam e não colhem. Mas Deus “dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os pássaros?” Jesus também nos convida a observar as flores do campo. Não trabalham, nem costuram. Mesmo assim “nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como uma dessas flores”. “Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena!”

 

O Deus que alimenta os pássaros que cantarolam na primavera, o Deus que pinta e perfuma as cores do nosso jardim, é o mesmo Deus que cuida de nossas ansiedades. E mais. Este Deus quer nos dar o seu Reino de presente. Jesus nos disse: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus, e Deus lhes dará todas essas coisas” (Lucas 12.31).

 

O cuidado do Senhor não está apenas em nos dar roupa, comida e cuidar de nossas ansiedades e necessidades diversas. Seu amor é reconhecido, especialmente, em nos tratar segundo a sua misericórdia, e não de acordo com nossas culpas. É um prazer colocar o Reino de Deus em primeiro lugar nas nossas vidas quando percebemos a amplitude deste cuidado. É com prazer que dedicamos tempo para ouvir a Palavra do Senhor e nos fortalecer na fé em Jesus. Aliás, ele é o único caminho para estarmos dentro deste Reino onde não há mais os terrores das culpas. Jesus é a nossa garantia de estarmos no Reino das misericórdias do Senhor.

 

Então, fica a dica: ouçamos a mensagem que os pássaros e as flores da primavera nos entregam. Há alguém cuidando de tudo. Do pássaro que canta ao final de mais um dia. Da diversidade de cores na flor. De nossas necessidades, culpas e aflições. De nossa salvação. O Senhor está cuidando de tudo. Tenhamos tempo para ouvir os pássaros, para observar as flores e, especialmente, para ouvir a Palavra do Senhor.

 

Bruno Serves

Pastor em Candelária, RS


Bruno Krüger Serves

Pastor em Candelária, RS

Reflexão Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos