Viagem aos Estados Unidos


Ler em formato flip
08/11/2022 #Diretoria Nacional #Congregações

Vice-presidentes de Expansão Missionária e Ação Social representaram a IELB em agendas da LCMS

Viagem aos Estados Unidos

Os vice-presidentes de Expansão Missionária e de Ação Social, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), os pastores Heder Gums e Airton Schroeder, estiveram nos Estados Unidos em setembro, representando a IELB em programações promovidas pela Lutheran Church-Missouri Synod (LCMS).

Assista aqui ao programa IELB em Ação, da Rádio CPT, apresentado pelo pastor Heder e com a participação do pastor Airton, relatando sobre a viagem.

https://www.youtube.com/watch?v=80dbXtEdBLQ

 

Primeiramente, os vice-presidentes cumpriram agendas individuais, reunindo-se no final da viagem para programações conjuntas.

Pastor Heder iniciou sua programação no estado de Massachusetts, EUA, visitando algumas cidades onde residem muitos brasileiros, entre os dias 13 e 18 de setembro. Além de visitar congregações e dirigir mensagem em culto na Lutheran Church Of The Cross, Hanover, dialogou sobre a participação e o envolvimento dos brasileiros na Igreja Luterana dos EUA, bem como a possibilidade de colocação de um pastor brasileiro nessa região para atendimento dos brasileiros, pois muitos vão aos EUA para trabalho e não frequentam nenhuma igreja. (Assista aqui ao programa IELB em Ação, transmitido direto da região): https://www.youtube.com/watch?v=H6GpM7I2r6w

Já o pastor Airton iniciou sua viagem aos EUA pelo estado de Michigan, visitando congregações e instituições parceiras da IELB, entre os dias 14 e 18 de setembro. A visita incluiu alguns encontros importantes e estratégicos, como: com os voluntários da Faith Lutheran Church sobre futuras ações dos grupos no Brasil; com representantes da Heritage Lutheran Foundation (LHF) sobre os desafios e oportunidades de atuação conjunta no Brasil e nos países onde a IELB tem compromissos diretos, como Angola e Moçambique; com a equipe da Ação Social da Trinity Lutheran Church and School, que já teve forte atuação de parceria com o Brasil; e com a Good Shepherd Lutheran Church, que mantém uma estreita parceria com projetos sociais e missionários no Brasil. Além disso, entre dois cultos, teve a oportunidade de dirigir uma palavra sobre os projetos sociais e evangelísticos no Brasil, Moçambique e Angola. Para a Igreja Cristã da Concórdia em Moçambique, a Heritage Lutheran Foundation está apoiando a tradução e impressão de materiais teológicos e de Educação Cristã para a língua chisena. E para a IELB, participou na impressão da dogmática Confessando o Evangelho, lançada em junho deste ano.

No dia 19 de setembro, os vice-presidentes se encontraram na sede da LCMS, em Saint Louis, MO, para diversas reuniões, como: com a equipe da Missão Internacional da LCMS, conhecendo sua estrutura e as pessoas que atuam em cada área; e com a equipe executiva de Missões Internacionais para tratar aspectos do Projeto Aliança, com foco no Home Service – a visita dos missionários a congregações da IELB, os boletins informativos que todos devem enviar para socializar com a igreja os desafios missionários e aspectos administrativos do projeto. Neste dia, também conheceram o museu na sede nacional da LCMS.

No dia 20 de setembro, reuniram-se para tratar sobre a reunião presencial que será realizada em dezembro, no Brasil. Aproveitaram para visitar a Concordia Publishing House e o Concordia Seminary, onde ocorria o Simpósio de Teologia. O tour pelo seminário incluiu visita ao Instituto Histórico, à Biblioteca e à capela e reunião com a diretoria da instituição e os professores – pastores da IELB cedidos – Rev. dr. Ely Prieto e o Rev. dr. Vilson Scholz. As parcerias, o intercâmbio de alunos e professores e a atuação de pastores brasileiros que tiveram oportunidade de estudo neste seminário dentro do Projeto Aliança, foram pontos do diálogo.

No dia 21 de setembro, participaram de reunião online com os diretores regionais de Missão Internacional da LCMS sobre oportunidades para novos missionários a serem admitidos no início de 2023, entrevista à Rádio KFOU, e reunião com o vice-presidente da LCMS, Rev. dr. Peter Lange.

Conferência de Parceiros da Missão em Uganda

De 21 a 23 de setembro, os vice-presidentes participaram da Conferência de Parceiros da Missão em Uganda. Este foi o principal motivo da viagem aos Estados Unidos. As igrejas locais que apoiam a Missão em Uganda se reuniram para ouvir os relatos, desafios e oportunidades naquele país. Representaram a Igreja Luterana de Uganda: o bispo presidente nacional, Rev. Charles I. Bameka; o coordenador do Sínodo, Rev. James Odoo; o deão do Deanery Médio-Oeste, Rev. Raymond Kaija; e o líder dos leigos, sr. Fred Magezi. A IELB é parceira da missão Uganda, com a atuação dos missionários do Projeto Aliança: prof. Rev. Daniel Martins e prof. Rev. Volmir Knevitz da Rocha, presidente do seminário daquela igreja.

Aproveitaram a estada para visitar o Rev. Daniel McMiller, responsável pelo início da parceria no Projeto de Acolhimentos a Venezuelanos e, depois, do Projeto Aliança. Antes do retorno ao Brasil, participaram do culto dominical na Village Lutheran Church and Preschool, com pregação feita pelo Rev. dr. Matthew Harrison, presidente da Lutheran Church-Missouri Synod.

 

Luana Lemke

Assessoria de Comunicação da IELB

Diretoria Nacional Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos