O conselho “brilhante” para o novo ano!


Ler em formato flip
15/01/2023 #Mulheres #Artigos #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes #Reflexão

Ao seguirmos a luz da Palavra nos conectamos com a força do Espírito Santo.

O conselho “brilhante” para o novo ano!

À noite, ao olharmos para as alturas, podemos perceber uma enorme quantidade de estrelas brilhando para todo o lado! É curioso que, dentre tantos astros, uma estrela brilhou de maneira diferente e guiou os magos até Belém (Mt 2).

Assim como parecem infinitas as estrelas que brilham no céu, parecem infinitos os conselhos diante de um novo ano. Fala-se em comer certos alimentos, como lentilha, para dar sorte, vestir roupas com essa ou aquela cor, para atingir seus objetivos. Que conselhos você pretende seguir em 2023? Os magos do oriente receberam um conselho literalmente brilhante: uma estrela que mostrava o caminho até Jesus! Eles tiveram o mérito de distinguir entre uma estrela e outra, entre um conselho e outro. E, sobretudo, tiveram o mérito de realmente seguir a estrela, numa grande e lenta viagem. Um passo após o outro, e eles chegaram diante da face do eterno, diante do infinito amor de Deus encarnado numa criança.

Está escrito: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para os meus caminhos (Sl 119.105)”. Distinguir a luz da Palavra entre as várias luzes desse mundo é o primeiro desafio! Por vezes, tal qual insetos bobos, ficamos ao redor de uma ou outra lâmpada qualquer, voando em círculos, perdidos, atordoados, vivendo sem sentido! A luz da Palavra não engana; ela nos encaminha a Jesus, a estrela da manhã (Ap 22.16)! Uma luz que ilumina tudo ao redor e nos permite perceber as coisas com clareza e segurança!

Por isso, com base na Bíblia, exponho alguns conselhos:

Saiba que Deus existe e que não é prudente viver como se ele não existisse (Sl 53.1).

Respeite a Deus, pois ele é o Criador. “O temor a Deus é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10). Medite e entenda que temer a Deus não é ter medo dele, mas medo de pecar contra ele.

Medite nos mandamentos de Deus e na sua santa vontade!

Perceba e admita que vivemos distantes da vontade de Deus. O pecado está em nós. Está no mundo! Saiba que, por causa do pecado, simplesmente seguir a voz do coração não é um bom conselho; pois nossos sentimentos e percepções estão contaminados (Jr 17.9).

Arrependa-se dos seus pecados. Mas não fique apenas a lamentar! Compreenda que, tal qual um viciado precisa reconhecer seu problema, você precisa confessar e assumir sua incapacidade de lidar com o pecado.

Saiba e creia que em Jesus há perdão. Aproprie-se desse perdão por meio da fé! Jesus conquistou isso para você.

Desfrute da força do Espírito Santo para os desafios diários! Ao seguirmos a luz da Palavra nos conectamos com a força do Espírito Santo. Ele ilumina e santifica cada seguidor de Jesus e nos o capacita a enfrentar toda e qualquer situação!

Viva na força do amor de Deus, amando as pessoas ao redor. Os magos fizeram uma jornada – ; passo a passo, – e encontraram Jesus. Nós, também podemos encontrá-lo, na face das pessoas ao redor, em especial, em suas necessidades. (Mt 25.31-46). Esse é o grande conselho! Essa é a luz. Esse é o caminho sobremodo oportuno: o amor! (1Co 12.31b).

Iluminados pelo amor de Jesus, amemos uns aos outros! Sigamos esses conselhos! Sigamos essa estrela. Façamos isso individualmente, mas também como grupos de cristãos, departamentos e congregações! Façamos juntos essa caminhada, como os magos do oriente! Juntos nessa caminhada, pelo poder de Deus, brilharemos como estrelas que conduzem a Jesus, o Salvador!

Ismar Lambrecht Pinz

Pastor Conselheiro da LSLB

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

LSLB

Liga de Servas Luteranas do Brasil

Mulheres Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos