Resumo histórico da ILC Chile


Ler em formato flip
29/01/2023 #Congregações #Diretoria Nacional #Instituto Histórico

As origens remontam a meados do século passado, quando um monge católico ouviu o programa Hora Luterana no rádio.

Resumo histórico da ILC Chile

A Igreja Luterana Confessional do Chile (ILC Chile, anteriormente conhecida como IELCHI) é a única igreja luterana fiel aos princípios e doutrinas do luteranismo em território chileno. Uma das peculiaridades da nossa igreja é que é uma das poucas na América Latina que começou seu trabalho missionário com os indígenas residentes de seu país, ou seja, não com alemães luteranos ou seus descendentes, mas semeando o evangelho diretamente aos chilenos.

PRINCÍPIO

As origens remontam a meados do século passado, quando, em 1952, um monge católico da região de Valparaíso, José Avendaño, ouviu o programa Hora Luterana no rádio e se interessou em aprender mais sobre nossa doutrina. Avendaño fez contato com a Igreja Luterana – Sínodo de Missouri, em St. Louis, e iniciou um curso de doutrina cristã. Posteriormente, entrou em contato com luteranos do distrito argentino da LCMS (atualmente Igreja Evangélica Luterana Argentina – IELA) e terminou sua formação pastoral no Seminário Concórdia, em Buenos Aires. A ordenação do reverendo Avendaño ocorreu em 1954 e é considerada o início oficial da missão luterana confessional no Chile.

 

EM BUSCA DE EXPANSÃO

Mais tarde, para poder realizar o trabalho missionário nessa nova terra no fim do mundo, outro pastor missionário chegou, com o apoio da IELA. Entre 1954 e 1971 foram construídas duas escolas com suas respectivas capelas, que, por sua vez, funcionariam como sede das congregações "Cristo Redentor", de Viña del Mar, e "Espírito Santo", de Valparaíso. Tudo isso foi possível graças às contribuições dos membros da igreja, da Liga de Damas Luteranas da Argentina e do Seminário da LCMS em Fort Wayne.

 

TEMPOS DE CRISE

Entre 1972 e 1986, nunca houve mais de dois pastores servindo simultaneamente no Chile. Foi um período de crises vocacionais e doutrinárias. Pastores lutaram com as responsabilidades administrativas das escolas, assim como a igreja lutou para não se tornar pentecostal.

 

EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE CONFESSIONAL

No final dos anos 1980, após a chegada de dois novos pastores, o Instituto Bíblico Luterano foi criado. No início, sua missão era focada na formação de leigos para apoiar o trabalho da igreja. Nas escolas, começam a surgir as figuras dos capelães, com a intenção de ter pastores atendendo às grandes necessidades espirituais das escolas, sem negligenciar o trabalho pastoral com a congregação.

Em 1992, a Igreja Evangélica Luterana do Chile (IELCHI) foi finalmente fundada, e deixou de ser um distrito para se tornar uma igreja nacional. Um ano depois, a IELCHI é recebida como membro pleno do Conselho Luterano Internacional. A independência econômica só viria em 1996.

 

NOVAS MISSÕES

No final dos anos 1990, as primeiras obras missionárias foram estabelecidas nas cidades vizinhas de Valparaíso e Viña del Mar. Nos anos 2000, o trabalho começou a crescer. Buscou-se fortalecer o Instituto Bíblico. O primeiro hinário luterano chileno foi elaborado (Himnario Cristiano, 2004).

Só em 2007 foi instalado o primeiro pastor chileno como missionário fora da região de Valparaíso, mais precisamente em Santiago, capital do país. Como resultado dessa iniciativa, nasceram as congregações "A Cruz de Cristo", em La Florida, e "Igreja Luterana da Providência Divina", em Providencia.

 

UMA OPORTUNIDADE PARA MOSTRAR O AMOR DE DEUS

Durante a última década, dois grandes desastres ocorreram no Chile que motivaram toda a igreja a servir com o amor de Cristo: o terremoto de magnitude 8,8, em 2010, que junto com o tsunami deixou um saldo de 525 mortos e 23 desaparecidos; e o mega incêndio de 2014 em Valparaíso, o maior da história do Chile. Enquanto milhares de chilenos foram terrivelmente afetados pela perda de suas propriedades e entes queridos, a igreja viu ali a possibilidade de servir outros. No ano de 2011, fruto do trabalho em obras de misericórdia em resposta ao desastre, iniciou-se o trabalho missionário em duas cidades da região de Maule, onde atualmente atuam duas congregações: "Cordeiro de Deus", em Talca, e "A Ressurreição", em Constituición. Por sua vez, nas ruínas do incêndio em Valparaíso, uma nova missão nasceria no Cerro "La Cruz".

 

A PANDEMIA

A pandemia de Covid-19 trouxe muitos desafios ao trabalho missionário. O Chile é o país da América Latina que impôs as maiores restrições aos seus habitantes. Por muito tempo, os estudos bíblicos online tiveram que ser usados em vez de cultos, porque as saídas eram muito limitadas e as reuniões públicas eram praticamente proibidas. A viagem para novos locais teve que ser suspensa. Mas, graças a Deus, tudo isso já está acontecendo e estamos novamente retomando as atividades normais.

 

PRESENTE

Hoje, a ILC Chile (que teve que mudar de nome devido a questões legais) ainda é uma igreja pequena e humilde, mas ansiosa para se consolidar e crescer. Com cerca de duzentos membros e seis pastores, com duas escolas e cerca de mil alunos, com a Fundação “Casa Betesda” e seus centros de misericórdia, continua a caminhar e a servir com fé em seu Senhor, o mesmo que fez tudo de bom possível e a quem toda a glória é devida.

 

SAUDAÇÕES EM CRISTO

Saudações a todos os nossos irmãos luteranos no Brasil. Estamos muito felizes em saber que, apesar das distâncias, servimos e adoramos ao mesmo Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e que juntos podemos celebrar a salvação pela graça, pelo amor de Deus, somente pela fé.

Da cidade de La Florida, em Santiago do Chile, Rev. Pablo D. González, pastor da Congregação "La Cruz de Cristo" e capelão do Centro de Reabilitação Integral "Betesda".

 

Conheça as obras que você realiza. Eis que tenho posto diante de você uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome (Ap 3.8).

 

Visite nosso site: www.soyluterano.cl

Visite o site do nosso centro de misericórdia: www.casabetesda.cl

 

Tradução para o português,

por Rony Ricardo Marquardt

Congregações Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos