Desafios orçamentários para a IELB 2022-2026


Ler em formato flip
10/02/2023 #Conselho Diretor #Artigos #Diretoria Nacional #Editora Concórdia #Exclusivo Assinantes

A cada ciclo de gestão da IELB surgem novos desafios.

Desafios orçamentários para a IELB 2022-2026

A cada ciclo de gestão da IELB surgem novos desafios. Neste ciclo (2022-26), o foco do Departamento de Administração (DA) está nos desafios advindos do planejamento, execução e controle orçamentário, frente às diversas necessidades financeiras atuais e futuras.

            Nos últimos anos, temos enfrentados problemas para que nosso orçamento contemple nossas necessidades básicas operacionais, além de suprir minimamente as necessidades de subsídios das congregações e do Seminário.

Assim, nosso primeiro desafio consistiu em propor e aprovar um orçamento sem déficit, como já vinha sendo adotado nos últimos anos. Essa prática auxilia a racionalizar os gastos e evita que sejam utilizados recursos de fundos com destinação específica.

O segundo desafio, para 2023, consiste em aumentar os valores das contribuições das congregações, pois, segundo nosso Regimento, as congregações devem destinar 11% ou mais de suas receitas próprias para a IELB (Inciso V do Artigo 117 do RI). Segundo os dados da estatística de 2021, o percentual médio de contribuições está em aproximadamente 8%, mas, se alcançássemos um percentual próximo dos 11%, teríamos um incremento de aproximadamente R$ 2.000.000,00 no orçamento operacional. Esse acréscimo possibilitaria atender de forma mais tranquila as demandas de subsídios de congregações e do Seminário, mas também outras necessidades emergentes que vêm sendo proteladas pela falta de recursos (manutenção dos imóveis, sistema de informações, etc.).

             O terceiro desafio consiste em maximizar a rentabilização de nossos imóveis destinados a gerar renda (aluguéis), tendo em vista que, atualmente, estes contribuem com aproximadamente 22% dos recursos necessários para fazer frente ao nosso orçamento operacional. Além disso, estamos empenhados em buscar alternativas de rentabilização em outras frentes, a exemplo do projeto de geração de energia fotovoltaica para o Centro Educacional Concórdia (CEC), São Leopoldo, RS.

            O desafio seguinte consiste em trabalhar a elaboração do orçamento para 2024 de forma bastante participativa com os demais departamentos, buscando disseminar a ideia de que o planejamento das necessidades de recursos precisa ser realista e factível, com a maior racionalidade possível, dentro das disponibilidades. Além disso, esperamos trabalhar de forma mais consistente na elaboração do orçamento do Seminário e da Editora, com vistas a implementar essa mesma filosofia.

            Por último, mas talvez mais importante que os demais, esperamos disseminar as informações, de maneira clara e objetiva, sobre a execução orçamentária da IELB, para que todos tenham conhecimento da realidade de nossa Igreja e evitemos que informações errôneas ou distorcidas sejam propagadas em nosso meio. E nosso principal meio de disseminação são os conselheiros e líderes leigos, a quem cabe representar a IELB nos distritos (Inciso II do Artigo 129 e Inciso II do Artigo 130 do Regimento Interno da IELB).

            No entanto, todo esse empenho não será suficiente se não houver o comprometimento de todos, pois devemos contribuir para a manutenção e o desenvolvimento dos projetos da IELB (Alínea “e” do Inciso II do Artigo 5º do Estatuto), principalmente, porque NÓS somos a IELB.

 

            Que DEUS nos abençoe neste novo ano que se inicia e nos auxilie e fortaleça nestes desafios.

 

Marcos Roberto Kühl

Coordenador do Departamento de Administração

marcosrobertokuhl@hotmail.com

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

Conselho Diretor da IELB

Editoria do Mensageiro Luterano

Conselho Diretor Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos