Um manual sistemático dos ensinos bíblicos


05/01/2023 #Publicações #Editora Concórdia

Livro da semana

Um manual sistemático dos ensinos bíblicos

Dogmática cristã

Esta edição da Dogmática Cristã, de John Theodore Muller, é oferecida com uma série de procedimentos que, de certa forma, rejuvenescem seu conteúdo. O texto foi totalmente revisado. Termos e expressões em desuso foram atualizados e o estilo retrabalhado. Houve também a atualização da ortografia para o padrão obrigatório a partir de 2016. As citações de documentos das Confissões Luteranas foram substituídas por textos de traduções que surgiram posteriormente, como o Livro de Concórdia. A edição original era oferecida em dois volumes; esta apresentação, em volume único, seguramente favorece o seu uso. A edição revista e ampliada valoriza-se ainda mais pela inclusão dos índices onomástico, remissivo, de passagens bíblicas e de expressões estrangeiras.

O retorno ao mercado brasileiro dessa Dogmática Cristã renovada e repaginada é muito oportuno, dada a sua abrangência, qualidade e solidez histórica como manual sistemático dos ensinos bíblicos.

 

Subtítulo: Um manual sistemático dos ensinos bíblicos
Autor: John Theodore Muller
Tradutor: Martinho L. Hasse
Dimensões: 16X23 cm
Páginas: 632

 

Adquira aqui.

 

Leia a apresentação

A edição origem da Dogmática Cristã, em língua inglesa, é de 1934. Posteriormente, foi traduzida para diversas línguas. A primeira edição portuguesa foi publicada em 1957.

Ao longo destes anos, tem servido como livro-texto para alunos de Teologia e pastores. Todavia, todos estes anos também envelheceram a Dogmática. Embora os fundamentos básicos da Teologia luterana permaneçam os mesmos, o livro carece de atualização em relação aos movimentos teológicos que surgiram após o seu lançamento. De outro lado, certos enfoques característicos típicos da época perderam sua razão de ser.

Apesar disso, no entanto, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) resolveu continuar investindo na Dogmática, julgando que, mesmo que desatualizada em alguns pontos, continua sendo um instrumento valioso para o aprender e o pensar teológicos. Esta edição é o resultado deste investimento.

Após alguns anos fora do mercado, esta nova edição é oferecida com uma série de procedimentos que, de certa forma, rejuvenescem a Dogmática. O texto foi totalmente revisado. Em certos casos, termos que perderam o sentido ou tiveram o seu sentido alterado foram atualizados. O estilo foi trabalhado no sentido de adequar-se um pouco mais ao que é praticado hoje.

As citações de documentos das Confissões Luteranas foram substituídas por textos de traduções que surgiram posteriormente, como o Livro de Concórdia. A edição original era oferecida em dois volumes. Julgou-se que a edição em apenas um volume favorece o seu uso.

Esta edição revista e ampliada da Dogmática valoriza-se ainda mais pela inclusão de uma série de índices. Ao todo, foram adicionados quatro índices: onomástico, remissivo, de passagens bíblicas e de expressões estrangeiras. Este trabalho foi realizado por Fábio Igor Senger Werner, estudante de Teologia do Seminário Concórdia.

Além da equipe da Concórdia Editora, esta nova edição da Dogmática foi trabalhada por professores de Teologia da IELB. Também merece destaque o fato de que parte dos custos de produção e impressão foi coberto pela Lutheran Heritage Foundation, dos EUA.

O retorno da Dogmática Cristã ao mercado brasileiro é motivo de gratidão a Deus, na certeza de que ela continuará sua jornada de sucesso como um manual sistemático dos ensinos bíblicos.

Dieter Joel Jagnow

Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos