Viver bem uns com os outros


Ler em formato flip
19/05/2023 #Artigos #Exclusivo Assinantes #Reflexão

“Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!" (Rm 15.5 – NTLH)

 Viver bem uns com os outros

Recentemente, estive num congresso em Santa Catarina, compartilhando esta orientação de Deus que é muito especial, que nos faz refletir sobre várias coisas: o sentido do viver, do viver bem, e do viver bem uns com os outros. Quando olhamos para a nossa realidade, constatamos as fragilidades desse tema em nossa vida e na vida das pessoas à nossa volta.

Existem inúmeras orientações à nossa disposição para uma vida prazerosa e de excelência. Diariamente recebemos várias receitas prontas de felicidade vindas de nossa sociedade, da nossa herança cultural familiar e dos princípios ideológicos que nos cercam. Já ouvimos muito: “Deixe a vida me levar, vida leva eu”, “Antes só do que mal acompanhado”, “Viva a sua vida que eu vivo a minha”. São ideias que retratam uma perspectiva muito limitada do que é viver, viver bem e viver bem uns com os outros.

A Palavra de Deus traz uma visão de vida abundante, mesmo diante das nossas fraquezas e imperfeições. O segredo e alvo dessa felicidade está em Jesus. Somente nele é que a vida tem sentido. A vida é presente de Deus, a minha e a sua. Na criação, a Trindade divina agiu milagrosamente formando o ser humano com o ISO “tudo muito bom”. Como é especial lembrarmos e confessarmos que fomos criados na perfeição e recebemos um mundo todo para viver com as mesmas credenciais, tudo como dádiva, como presente.

Hoje, sabemos e reconhecemos que vivemos em outra realidade devido ao nosso pecado, num contexto de “vale de lágrimas”. Porém, o plano de Deus continua sendo este: “Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus!”

Nosso alvo: viver bem seguindo o exemplo de Cristo! Viver bem uns com os outros é o grande privilégio do cristão. Desfrutar deste legado “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” (Gl 2.20). Viver tendo Jesus no coração todos os dias, crendo no batismo e renovando essa aliança, é o melhor que temos.

Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo normatiza esse viver com propósitos claros. Desfrutar dos dons do Espírito, conforme Gálatas 5, nos traz a cada dia a lembrança de que é possível viver, viver bem e viver bem uns com os outros, combatendo o bom combate da fé e mantendo o olhar no exemplo maior, Jesus. Somente ele nos concede vida, e vida em abundância.

Siga em frente, como cristão, perdoando e sendo perdoado, amando e sendo amado, reconhecendo o dom que há em você, de vida, de nova vida em Jesus. Busque a cada dia renovar o voto batismal e viver em conformidade com ele, tendo uma vida com as marcas do Salvador Jesus, vivendo bem e vivendo bem uns com os outros!

E, por fim, não deixe de conferir este texto: “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque DEUS OS ESCOLHEU desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade” (2Ts 2.13). E este evento promovido pela Liga de Leigos Luteranos do Brasil – A Comunhão dos ESCOLHIDOS – escolhidos.org.br – de 7 a 10 de setembro, em Curitiba, PR!

Jonas Eduardo Lindner
Pastor conselheiro
www.lllb.org.br

Assine o mensageiro luterano e fique por dentro dessa e outras notícias

Já é assinante?

Não sou assinante

LLLB

Liga de Leigos Luteranos do Brasil

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos