Ascensão. Passado, presente e futuro


19/05/2023 #Artigos #Reflexão

“Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir” (Atos 1.11).

Ascensão. Passado, presente e futuro

Nesta última quinta-feira, tivemos uma data nobre. Porém, ao mesmo tempo discreta. Quem sabe por não ter o apelo comercial que Natal e Páscoa têm. Mas lá está ela. A Ascensão de Jesus. A subida do ressuscitado aos céus! Esse relato maravilhoso está em Atos 1.6-11. A Ascensão de Jesus nos convida a olhar para o passado, a fincar os pés no presente e também a aguardar ansiosamente o futuro.

Bom, vamos lá. Em primeiro lugar, a subida de Jesus aos céus nos convida a olhar para trás e a confiar plenamente que a obra da salvação está pronta. A morte e ressurreição de Jesus nos assegura, mediante a fé, resgate do inferno, perdão dos pecados, nova vida debaixo das misericórdias do Senhor e, claro, a vida eterna. Com o resgate assegurado, o Salvador subiu aos céus!

Com um olhar no passado, somos convidados a fincar nossos pés no aqui e agora, no presente. Antes de subir aos céus, Jesus convidou os seus a serem testemunhas na Judeia, Samaria e até nos lugares mais distantes da terra. E assim aconteceu. O testemunho cristão atravessou os oceanos e chegou até a terra do tupiniquim. E aqui estamos, no aqui e agora, também com a função de testemunhar, falar e anunciar a salvação que há no nome de Jesus.

E que desafio é testemunhar em uma sociedade tão afastada dos princípios cristãos. Esse testemunho só poderá acontecer através da ação do Espírito Santo – mas este é um assunto para o Pentecoste, outra data nobre que logo nos baterá à porta.

Com fé no que aconteceu no passado, com os pés fincados na nossa complexa sociedade atual, olhamos para frente e aguardamos ansiosamente o que os anjos anunciaram na ocasião da Ascensão: “Esse Jesus que estava com vocês e que foi levado para o céu voltará do mesmo modo que vocês o viram subir” (Atos 1.11).

Ele voltará! As nuvens que o encobriram em uma quinta-feira serão as mesmas que o revelarão no dia de sua volta. Este dia, do juízo de Deus, será terrível e de grande dor aos que não creram em Jesus, aos que o rejeitaram. Porém, aos que aguardaram com fé este grande dia, será o dia mais feliz de nossas histórias, com a ressurreição dos mortos e o cumprimento da profecia de Apocalipse 21: “Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram”.

Então fica a dica: Ascensão de Jesus, que data nobre! Passado, presente e futuro nos fazem clamar ardentemente: Vem, Senhor Jesus!

Bruno Krüger Serves

Pastor em Candelária, RS

Artigos Leia mais


Assine o Mensageiro Luterano e
tenha acesso online ou receba a
nossa revista impressa

Ver planos